Café Minuto - 26/08/2022

O DEPOISMario Quintana (1906/1994) gaúcho, jornalista, poeta, tradutor. Recebi um longo poema dele muito legal e selecionei uma parte que tem muito a ver com nosso dia a dia. É o famoso Depois. Depois eu vejo, depois eu faço... Veja o depois AGORA! “Tente eliminar o Depois... Depois te ligo... Depois eu faço... Depois eu falo... Deixamos tudo para depois, não entendemos que... Depois, o café esfria... Depois, a prioridade muda... Depois, o encanto se perde... Depois, o cedo vira tarde... Depois, as coisas mudam... Depois, os filhos crescem... Depois, a gente envelhece... Depois, as promessas são esquecidas... Depois, o dia vira noite... Depois a vida acaba... Não deixe nada para depois porque na espera do depois se pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os melhores amores. Lembre-se, depois pode ser tarde.  O dia é hoje, muitos não estão mais na idade de postergar. Talvez tenha tempo para ler esta mensagem e depois compartilhar, ou deixar para “depois”. Sempre unidos... Sempre amigos...”   

CHAPEUZINHOIa para a casa da vovó quando notou um movimento atrás de uma moita. Foi ver o que era e vê o lobo. – Seu Lobo o senhor por aqui? – Sim chapeuzinho. – Pra que esses olhos tão grandes?  - É para te ver melhor. E saiu correndo pela mata. Mais adiante outro movimento de moita e chapeuzinho vai olhar. Lá estava o lobo. – Seu Lobo, o senhor...? – Pois é chapeuzinho... – Pra que essas orelhas tão grandes? – É para te ouvir melhor. E o lobo sumiu na floresta. Depois de mais uma caminhada arbustos se mexem. Chapeuzinho dá de cara com o lobo outra vez. – Seu Lobo atrás de moita de novo!! E chapeuzinho – Pra que essa boca enorme? – É para te mandar para aquele lugar porque estou querendo fazer cocô e você não me deixa. #### Da. Peidilha vai ao médico. – Dr. Meu corpo todo dói. Onde eu ponho o dedo dói. No braço, na perna, na barriga dói, no peito, tudo dói. Dr. Teudôr a examina dos pés a cabeça. – Hum... Já sei a causa. – É grave Dr.? – Não, Da. Peidilha, a senhora apenas quebrou o dedo da mão. 

PRESERVANDO A VIDAEm 1993, começaram a surgir trabalhos de preservação de biomas com a reintegração de animais na natureza. Esse esforço vem salvando da extinção dezenas de espécies de pássaros e mamíferos. É o que informa cientistas da Universidade Newcastle, do Reino Unido e da Birdt Life Internacional, organização dedicada às aves. Sem os esforços de naturalistas, veterinários e biólogos em todo o mundo, espécies raras como o condor californiano e o lince ibérico estariam na triste lista de animais extintos. Dois casos de sucesso: a reintrodução de 11 exemplares do mitológico diabo da tasmânia, na Austrália, que teve imensas perdas no grande incêndio de 2019/20, matando 2 bilhões de animais. O pequeno marsupial carnívoro foi reintroduzido em seu habitat numa reserva a 190 kms de Sidney, depois de ter desaparecido por completo. O diabo da tasmânia ganhou notoriedade no desenho animado do Pernalonga em 1954. Ele devorava tudo o que encontrava pela frente, até carcaça de outros animais. Outra instituição ousou mais. Clonou o cavalo-de-przewalski, equino de pelo castanho e atarracado. Seu nome é homenagem ao naturalista russo que o identificou no século XIX. É a última raça de cavalos selvagens. E está salva. Palmas para os abnegados em salvar da extinção animais em perigo.         

CINEMA NO SOFÁ Cerimônia de Casamento é uma excelente comédia de 1978, do grande Robert Altman, realizador de 49 filmes. Foi injustiçado algumas vezes não sendo premiado em vários festivais de cinema. Porém, vários de seus filmes receberam boas críticas e foram sucesso, como este sugerido que lembro ainda, Mash. 1970; Nashiville, 1975; Short Cutis, 1993; Pret-a-Porter, 1994. Uma família tradicional comandada por uma matriarca, mora com sua irmã e suas três filhas. Uma delas é casada com um italiano ligado a máfia e é viciada em drogas. A família se prepara para o casamento do filho da drogada. Mas logo no início da cerimônia tudo sai dos trilhos. A avó morre, uma das filhas tem caso com o motorista negro, a outra filha briga com a tia. Para completar a cerimônia é revelado que o noivo engravidou a irmã mais nova da noiva. Um filme divertido. E é garanto! Disponível nas redes sociais e Netflix.     

SESSENTÃOMuita gente não quer envelhecer. Quando começa a ter mais passado que futuro é uma tragédia. Simples! É só morrer antes. Sim, perde-se muitas coisas com a idade, mas ganha-se outras. Exemplo: dores, não precisa enfrentar longas filas. Se houver, tem uma exclusiva para idosos. Atendimento prioritário. Cinema, teatro, shows, espetáculos, paga-se meia. Vaga exclusiva para idosos, nem sempre se encontra, há mais sessentões do que vagas. Sua vista não vai piorar mais, suas articulações são mais confiáveis que a meteorologia. Tudo que você contar para os amigos ficará bem guardado, eles esquecem. Ninguém mais vai dizer que você é hipocondríaco. Pode dar festas em casa e os vizinhos nem percebem. Tem assentos exclusivos em locais públicos. Todos os assentos estão ocupados? Alguém sempre cede o lugar.   

BOLSA DE VALORESEssa eu nunca vi e nem você. Chiara Ferragni, italiana, 21,6 milhões de seguidores, anunciou sua imagem na Bolsa de Valores da Itália. “Loco” né?! Porque alguém compraria ações de Chiara? O que há de valor nela? Chiara responde: seu estilo de vida. É blogueira de moda e influencer, tornando-se uma poderosa marca nas redes sociais. Veste roupas de grife, usa itens de consumo da moda, faz viagens fantásticas e até fotos de seu filho de 2 anos, uma outdoor humana. Nada que publica é de graça. Até o ar de quem respira ao seu lado ela cobra. Cada post que patrocina embolsa 60 mil dólares, 340 mil reais. Um entendido de Inovação em Marketing, de SP, diz que se o negócio der tarantela, surge um novo mercado. Influenciadores digitais são figuras valiosas de marketing da moda. Empresas perceberam e reservam 20% de suas verbas às postagens nas redes sociais. Não sou influencer digital, sou influenciadorzinho de jornal com uma meia dúzia de 3 ou 4 leitores seguidores. Sem chance de entrar na bolsa, mas posso entrar no bolso. Quem quiser posso influenciá-los por 8 reais semanais.    

SEMINÁRIONo seminário sobre Como Melhorar a Vida Conjugal, o palestrante perguntou qual deles ainda amavam suas mulheres. Todos levantaram a mão. Ele perguntou qual a última vez que eles falaram que as amavam. Nenhum deles se lembrou. O palestrante então pediu que eles enviassem pelo Watts a mensagem “Te amo querida”. E que depois mostrassem as respostas. Algumas delas. 1. Você está bem? 2. O que você quer dizer com isso? 3. O que foi? 4. Aí tem! 5. Se você não me dizer para quem foi essa mensagem juro que te mato. 6. Nem vem! 7. Está com doença terminal? 8. Que merda você andou fazendo? 9. Tá bebendo de novo? 10. A melhor de todas: Quem é?

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br