Café Minuto - 26.05.23

FUMACÊ – Na década passada, previsões dos cientistas sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2) diziam que se nada fosse feito nos próximos 10 anos para diminuir esses gases, a temperatura poderia subir 4,5 graus até o fim desse século, com resultados catastróficos para a humanidade. Porém, cálculos refeitos por outros cientistas indicam erro feio em 95% dos estudos. Houve manipulação dos resultados. A coisa não seria tão brava como disseram. Segundo os alarmistas, desde 1960, a temperatura média teria aumentado 1 grau e nos próximos 30 anos aumentaria 0,8% ao ano. O que de fato aconteceu: a temperatura média aumentou menos de 0,5 graus nos últimos 50 anos. Entre 2005 e 2008, teve uma leve queda e desde então permanece estável. O curioso, porém, é que nos últimos 20 anos, dobrou o carbono jogado na atmosfera, o que levanta dúvidas se ele é o principal vilão do aquecimento global. Então, por enquanto, relaxemos. Mas não é por isso que vamos continuar entupindo a atmosfera com o fumacê.

O POLÍTICO – A professora pergunta à Cidinha: - Cidinha, qual é a profissão de seu pai? – Ele é médico, num hospital. – Muito bem, diz a professora. Zezinho, qual é a profissão de seu pai? – Ele é gerente de uma multinacional. Chega a vez de Joãozinho. – Joãozinho e seu pai, qual é a profissão dele? O garoto, meio encabulado, fica vermelho, abaixa a cabeça e diz:- Ele é stripper numa casa de shows para gays, professora. – Como? Pergunta a professora incrédula. – É professora, ele tira a roupa e os gays põem dinheiro na sunga dele. A professora, sem graça, encerra a aula, mas chama Joãozinho em uma sala. – Joãozinho, é verdade o que disse sobre seu pai? Ele me parece uma pessoa tão séria... – Não, professora, meu pai é político, mas fiquei com vergonha de falar na frente dos colegas.

MOÇA DO CAFÉ – Janédia era uma linda moça de 22 anos. Trabalhava numa Multinacional, servindo café (não confundir com este). Por onde passava provocava suspiros de marmanjos e veteranos. O presidente da empresa tinha verdadeira adoração por ela. Um dia, quando ela foi servir seu café, ele pediu para que ela fechasse a porta da sala com chave. Janédia, não se ofenda, mas lhe dou 200 reais pra você tirar a blusa. Ela aceitou e tirou. O chefão já ficou elétrico. Dou-lhe 300 pra você tirar a saia. Ela pegou o dinheiro, tirou a saia e surgiram suas lindas pernas. O executivo começou a suar e ofereceu 500 reais pra ela tirar o sutiã E mais uma vez ela aceita e seus seios maravilhosos ficaram a mostra. Não acreditando no que via ofereceu a ela 1.00 reias para ela tirar a calcinha. Ela não se fez de rogada, aceitou e tirou. Pra lá de Marraquesch, com voz titubeante diz – Janédia, quanto você quer pra transar comigo? – 100 reais. É o que cobro de todos aqui na empresa. Isso que é ética profissional! Não se aproveita da situação.

LÁPIDE – Dizem que na Europa as lápides mais visitadas possuem 4 regras para um homem ter uma vida feliz. Não se sabe como foi a vida do defunto, se foi ou não feliz. Mas serve para os vivos. 1. Mulher que cuida da casa e trabalha fora. 2. Mulher alegre e que faça rir. 3. Mulher de confiança que não minta. 4. Mulher que goste de sexo e que goste de estar com você. Pois bem, uma leitora amiga me perguntou qual delas eu escolheria. Me pegou!! Antes de responder, refleti. 1. Mulher que trabalha fora e que cuida da casa não tem tempo de ficar com você. 2. Mulher alegre e que faça rir é coisa de comediante. 3. Mulher que não mente e de confiança, parece ser séria, daquelas que quer tudo certinho. Pode ser uma chata. 4. Mulher que gosta de sexo e gosta de ficar com você, pode ser uma ótima escolha. Mas tudo que é demais cansa. E quem aguenta ficar com alguém no seu pé o tempo todo? Assim escolhi a 2. O mundo anda complicado, triste até, então é melhor ao seu lado, alguém alegre que te faça rir.

PROJETO – Interessante esse projeto lançado pela prefeitura, O Prefeito e Você. É uma boa oportunidade para a população por a boca no trombone para solicitar melhorias e reivindicar outros serviços. E a prefeitura conhece na hora onde aperta o calo dos moradores da região visitada. Tudo maravilha! Mas... Sempre tem um mas. De nada adianta esse show se os pedidos não forem atendidos. Aqueles que não podem ser atendidos de imediato deve-se deixar bem claro que podem demorar e dar uma data aproximada de quando serão atendidos. E aqueles que nem Deus sabe quando, já tirar o cavalinho da chuva de que não será possível nessa vida.

MARCOS VALLE - Já vi vários shows de Marcos Valle. Conversei com ele, tenho fotos juntos... Coisa de tiete mesmo. O cara é simples, dá atenção, conversa com todos numa boa, alias como todo artista de talento. Excepcional compositor, cantor e instrumentista da segunda geração da bossa nova, comemora 60 anos de estrada. Ele gravou um CD supimpa com a cantora americana de jazz Stacey Kent. Para quem não sabe quem é Marcos Valle, ele é o compositor do tema de final de ano da Globo: “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou...”. E Samba de Verão, sucesso em todo mundo. Como todo bom músico brasileiro dessa época, embora redescoberto no Brasil nos anos 90, faz mais sucesso lá fora, onde passa a maior parte do tempo fazendo shows e gravando. Claro que comprei esse disco que tem alguns de seus antigos sucessos e composições atuais. Quem aprecia boa música não deve deixar de ouvir. E quem não aprecia esse tipo de música também. Quem sabe passa a gostar.

UM FILME – Tá bom vá. Não conhece Marcos Valle e nem tá a fim de conhecer, ou acha ele um chato. Então veja um filme. Dentro de Casa é um drama de suspense com um ótimo roteiro. A história mostra as relações entre um professor e um dos seus alunos, que se destaca nas redações. Nelas ele conta os laços de amizade com um amigo e com a mãe do amigo, o que desperta a curiosidade do professor. Produção francesa, dirigida por François Ozon, um dos melhores diretores do cinema da França. Esteve em exibição em SP, por um bom tempo. Portanto, veja na Netflix, Amazon, ou alguma outra. Ou se encontrar ainda algum lugar que aluga DVD, antes disso, tire fotos, converse com o proprietário, como ele consegue manter sua locadora. E guarde. É uma relíquia para guardar. E aí sim, pergunte se ele tem esse filme. Em qualquer dos casos o filme dispensa a pipoca porque ele é muito bom.

MARCÍLIO DIAS – Partiu dia 19, sexta passada, dia da publicação de nosso Café. Fiquei triste, sabe?! Ele foi uma das primeiras pessoas que tive contato quando vim para Catanduva. Comecei a escrever para esse jornal e ele já escrevia. Foi nosso elo de ligação. Tornou-se amigo. Sempre que nos encontrávamos saia um bom papo. Ficou a lembrança da amizade, das conversas. A família, meus sinceros sentimentos. Amigo, um dia a gente se encontra de novo. Pode crer!!!

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br