Café Minuto - 25/11/2022

AMANTE – Logo depois que nasci meu pai conheceu uma recém chegada a nossa cidade. Meu pai logo ficou fascinado com essa encantadora novata e a convidou para morar com a gente. A estranha aceitou, pasmem! Minha mãe também. Enquanto eu crescia, ela tinha um lugar especial em minha mente. Me educou e meu pai me ensinou a obedecer. Mas a estranha era mais forte, nos encantava horas falando de aventuras. Ela tinha resposta para tudo que quiséssemos saber. Conhecia o passado, o presente e até podia predizer o futuro. Não podíamos discordar da novata. A última palavra era sempre dela. Fazia a gente rir e chorar. Ela nunca parava de falar, mas meu pai a amava. Mandava a gente ficar em silêncio para poder ouvi-la. Meu pai tinha fortes convicções morais, mas a estranha não se sentia obrigada a segui-las. As brigas, palavrões, em nossa família não era permitido, nem de nossos amigos. Porém ela usava uma linguagem imprópria que fazia meu pai e minha mãe se ruborizar. Meu pai nunca deu permissão para beber e fumar, mas ela nos incentivava, dizia que nos destacava na sociedade. Falava livremente sobre sexo. Agora sei que meus conceitos sobre relações foram influenciados durante minha adolescência por ela. Que não se importava com nossas críticas e não ia embora de casa. Mas também éramos coniventes. Passaram-se mais de 30 anos desde que a estranha veio para a nossa família. Desde então ela mudou muito, mas continua jovem, bonita e elegante. Está lá em casa até hoje, tranquila, esperando que alguém queira escutar suas conversas ou dedicar seu tempo livre a fazer-lhe companhia. Se nome? TELEVISÃO! Mais conhecida por TV.

TREMENDÃO – Mais um grande nome de nossa música, Erasmo Carlos, o Tremendão, partiu. Carioca da Tijuca, conheceu Tim Maia, que era Sebastião ainda, criança. Aprendeu a tocar violão com Tim e continuaram amigos na adolescência, quando se apaixonaram pelo rock n’ roll. Juntos formaram a banda The Sputiniks. Um dos integrantes seria o grande parceiro de Erasmo, Roberto Carlos. Ao longo das décadas fariam inúmeros sucessos, como Detalhes, Além do Horizonte, Se Você Pensa, As Curvas da Estrada de Santos, É Preciso Saber Viver... Sentado a Beira do Caminho... Erasmo foi internado em outubro, para tratar de uma síndrome. Precisou cancelar shows em Miami e Orlando. Voltou a ser internado dia 2 de novembro vindo a falecer no dia 22 com 81 anos. Erasmo recebeu 4 Grammy Latino, o último, nesta semana pelo seu mais recente trabalho “O Futuro Pertence a Jovem Guarda”. Erasmo tinha mais de 60 anos de estrada e foi um dos “fundadores” da Jovem Guarda. Fiquei triste, era fã do Tremendão. Vi dois de seus shows. Num deles estava chumbado, mas o show transcorreu normalmente. Foi numa festa de fim de ano da empresa. Após o show ele recebeu a mim e outros amigos, muito cortês e gentil. O outro vi numa casa de shows em SP. Ele era muito amigo de Gal. Fez uma música pra ela “Meu Nome é Gal”. Cantaram juntos em shows, TV... E olha só! Tremendão se mandou 13 dias após a partida de Gal. Sei não... Aí tem! Será que combinaram? Vão continuar a amizade no céu.

CARA DE TACHO – Jardélio, travado de tanto beber, é parado numa fiscalização de trânsito. O policial se aproxima e vendo o estado dele pergunta – O senhor bebeu alguma coisa? – Sim. Antes de ir, enquanto me arrumava, já fui entornando umas cervejas. Na estrada tomei mais umas. Na festa, durante o coquetel, matei uma garrafa de Chivas, depois do jantar, três garrafas de vinho e até a hora de ir embora voltei para a cerveja e sequei umas dez latinhas. Agora tô voltando pra casa – Bem, serei obrigado a multa-lo, apreender o carro e encaminha-lo a delegacia. O senhor sabe que isto é uma fiscalização de controle de álcool. – Sei perfeitamente seu guarda. E o senhor sabe que este é um carro inglês, tem volante do outro lado e quem está dirigindo é a minha mulher?

FILME – Vamos ver um filme no sofá? A Família é um filme de 2013, dirigido por Luc Besson, com ação em Paris. Com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer. É sobre uma família de mafiosos. De Niro é um mafioso que dedurou seus parceiros e agora vive no programa de proteção a testemunhas do FBI e são transferidos para a França.

PROMOÇÃO – Um posto em Lisboa anuncia uma promoção: encha o depósito de seu carro (Em Portugal tanque do carro chama-se depósito) e concorra a uma noite de sexo. Manuel enche o depósito e vai participar da promoção. O dono do posto diz – diga um número de 1 a 10. Se for o que estou pensando o senhor ganha. Manuel diz 8 – Errou. Eu pensei o número 4. Uma semana depois Manuel está de volta e diz o número 7. E o dono do posto diz que pensou o número 3. Depois de várias semanas indo ao posto sem acertar, ele encontra com Joaquim e comenta sobre a promoção do posto. – Acho que o gajo está a enganar a gente Joaquim. Não consigo acertar. – Deixe de ser desconfiado Manuel. Só a semana passada minha mulher acertou 3 vezes.

O MAIS VELHO – Sabe qual é o banco mais velho do mundo? Não sabe, não é? Vai contribuir para a sua cultura inútil. É o Banco Monte dei Paschi, de Siena, Itália. Fundado em 1472, há 550 anos de dinheiro entrando e saindo. Porém, hoje está saindo mais do que entrando. O Banco Monte dei Paschi está em crise financeira. Decidiu comprar um concorrente para ser o terceiro maior da Itália. E se f... Se não fizesse parte da história financeira da Itália já teria ido para o beleleu. Para complicar veio a crise econômica internacional, que pôs o sistema financeiro italiano pendurado pelo pescoço. Diversas tentativas de capitalização aconteceram, juntamente com investigações de fraudes e de morte misteriosa de um funcionário. Como veem, falcatruas não é só aqui. No mês passado o teste que o Banco Central europeu faz em todas as instituições financeiras da União Europeia, o Banco Monte dei Paschi apresentou o pior resultado, O capital do banco chegaria perto do zero se a recessão perdurasse até 2023. O Ministro da Economia da Itália disse que o Banco precisaria de mais de 2,5 bilhões de euros para não quebrar. A solução foi a venda para o Banco Unicredit, o maior da Itália. O Monte dei Paschi é tão conhecido que será mantido, ainda que todos os serviços passem a ser prestados pelo Unicredit. Porém, tem um porém. O negócio só será mantido se os créditos podres ficarem com o governo italiano, seu acionista majoritário. O osso fica para o governo.

COPA – Então, escrevo essas linhas antes do jogo do Brasil. Portanto, claro não sei o resultado. Arrisco um 2x1 para nós. Essa Copa tô meio sem pique. Nem sei o nome de alguns convocados. O que me aborrece também é a permanência de Tite. Perdeu a Copa de 2018, porque está de volta? É um bom técnico, mas não para nossa seleção. Será que vamos ser Hexa? Vamos torcer, muito. Tomara que não sejamos eliminados nas 4as de final, como aconteceu em 2014 e 2018. Força Brasil. O país todo torce pela nossa seleção. Aguardamos...

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br