CAFÉ MINUTO - 23.02.24
ROUBALHEIRA – Presidente exonera toda a diretoria da Petrobrás. Há suspeita de uma transação fraudulenta de importação de petróleo. Através de decreto é criada a Comissão Especial Para Assuntos de Petróleo que irá promover uma devassa na Petrobrás para investigar denuncias de corrupção. Presidente exonerado da estatal se diz inocente e denuncia aparelhamento da empresa. Não parece que você já viu isso? Já viu mesmo!!!
PORTUGAL – Essa foi enviada pelo filho de Manuel, um português legítimo. Veja como eles estão na nossa frente. Posição no ranking da educação do PISA, órgão da ONU que mede a qualidade da educação: Brasil 58º, Portugal 31º-. Taxa de homicídios para 100 mil habitantes: Brasil 25,2, Portugal 1,2. Inflação: Brasi 6,2%, Portugal 0,44%. PIB per capita: Brasil 11,3%, Portugal 20,7%, Salário Mínimo: Brasil 2,7 mbps, Portugal 6,0 mbps; Preço de um Playstation: Brasil 3.999 reais, Portugal 1.230 reais. Enquanto contamos piadas e rimos deles, os portugas estão bem melhores do que nós, mesmo com a economia mal das pernas e com desemprego em alta.
FÉRIAS – Falamos que somos campeões de dias de férias. Não é verdade, mas não estamos longe. Veremos. Resolução da OIT (Organização Internacional do Trabalho, órgão da ONU), estabelece três semanas de férias remuneradas por ano. Mas nem todos os países seguem essa recomendação. EUA, Índia e Paquistão, por exemplo, não estipulam dias. A União Europeia determina quatro semanas para seus países membros, mas a maior parte estipula 20 a 23 dias. Apesar de resolução da OIT, é uma zona, cada país determina o que quiser. E nem sempre o limite corresponde os dias de descanso. Na Alemanha são 20 dias de férias, mas costuma-se tirar mais; no Japão são 8 dias, mas quase todos tiram apenas 4; nos EUA, sem limite de dias, as férias geralmente são de duas semanas. No Brasil a lei determina 30 dias de férias. Pelo OIT são 21 dias uteis. Não somos, portanto os campeões. Os Campeões são o Iemen e os Emirados Árabes, com 30 dias úteis. Na rabeira está a China e a Nigéria, com 5 dias por ano. Mas em quantidade de feriados, aí sim, somos imbatíveis. Somado aos dias de férias, somos primeiro em dias não trabalhados no ano.
FILMAÇO – A Noite dos Generais é um filme que tem em DVD e outros mais, que foi lançado a muito. Eu garanto, vale a pena. Produção da Inglaterra/França de 1967 faz tanto tempo que os generais já morreram. Eu vi esse filme no cinema, nesse tempo o projetor funcionava a lenha. A trama passa-se em 1942, em Varsóvia, ocupada pelos nazistas, quando uma prostituta é assassinada. Apesar da pouca importância um major resolve investigar o crime. Uma testemunha viu o uniforme do assassino, e era de um general alemão. Os suspeitos, portanto, são superiores do major. E agora? A investigação terá desdobramentos em Paris, em 1944, e até no pós-guerra. Um filmaço. Nem dá pra comer pipoca.
PASSEIO AÉREO – Aviador, Materelho leva sua mulher, Cardélia, para um passeio em um pequeno monomotor. De repente, em pleno voo, ele tem um mal súbito e fica inconsciente. Cardélia desesperada começa a gritar “socorro”, “socorro, me ajudem. Meu marido sentiu mal, desmaiou, eu não sei pilotar”. “Este é o controle de tráfego aéreo. A senhora mantenha a calma que vamos trazer o avião de volta ao aeroporto. Para isso basta a senhora seguir nossas instruções. Tudo vai ficar bem. Agora por favor me de sua altura e sua posição”. “Eu tenho um metro e setenta e três e estou sentada no banco da frente ao lado do meu marido”. “Ok loira”, diz a voz no rádio. “Agora repita bem devagar comigo: Pai Nosso que estais no céu...”
AMBULANTE – Até por volta dos anos 1960 existia o vendedor ambulante que oferecia na porta das casas um monte de tranqueiras. Pois bem, Geoverdino era um deles. Ótimo vendedor, era difícil não vender alguma coisa, tinha suas manhas. Eis uma delas. Ele bate numa casa e uma senhora, cheia daqueles tubos de plástico no cabelo, vem atender. – Bom dia! A senhora gostaria de comprar uma apólice de seguros? – Não obrigada, eu tenho uma. – E uma enciclopédia para seus filhos? – Não senhor obrigada, não quero. – Tenho um pandeiro com 80 sons diferentes. – Obrigado, hoje não quero nada. – A senhora, para se livrar de mim compraria um sabonete? – Compro até dois. – Obrigado senhora. É o que estou vendendo hoje. São 4 reais.
JUSTIÇA BRASILEIRA – O sujeito confessou: assassinou, esquartejou e ateou fogo nos corpos de 10 pessoas de uma mesma família, incluindo 2 crianças menores de 10 anos. Indica o local onde “desovou” os restos de suas vítimas, visando dificultar sua localização e/ou identificação. A Juíza da “Audiência de Custodia” fica preocupada com ferimento na boca do bandido. “O Promotor de Justiça” fica preocupado em saber se o assassino foi alimentado e recebeu “suco” e “lanche” enquanto estava preso. E o “Defensor Público” requereu liberdade provisória do psicopata alegando que o mesmo era “Tecnicamente Primário”. Acredite se quiser, mas esse é o Brasil que trata bem bandidos, assassinos violentos, ladrões, sequestradores e outros crimes graves. E tem mais, se condenados, ficam 5 anos em cana e depois são soltos por “bom comportamento”
PAUL – Desde 2010, quando vi seu show. Depois desse vi mais 2, é que Paul McCartney vem ao Brasil todos os anos. Já fez 16 shows em 9 cidades e com mais 4 que fez em 1990 e 1993, são 20 shows. Deve ser o popstar que mais fez shows no Brasil. Já é de casa, gente nossa. É bem capaz de levar um papo num bom português. Simpático, sabe agradar o público, conversa, sorri, faz comentários engraçados. Aos 82 anos, continua em ótima forma fazendo um show de quase três horas, com voz forte, sem demostrar cansaço, mostrando canções que mudaram o mundo. E não pensa em se aposentar. Ainda bem! Vida longa, caro Paul.
OS BONS – Restaurantes de S. Paulo, para driblar os altos preços, passaram a servir um menu executivo no almoço, com entrada, prato principal e sobremesa a preços camaradas. O Buttina, em Pinheiros, à Rua João Moura, 976, é um deles. De terça a quinta, serve de entrada fatias de berinjela empanadas com provolone e tomate. A seguir, há ravióli de búfala, penne ao ragu de carne na cerveja e espaguete alho e óleo com rúcula e tomate seco, para escolher. Finalizando a refeição sai por 48 reais, com sobremesa. Pode ir sem susto, apesar do nome Buttina, não costuma chutar ninguém na conta.
Autor