Café Minuto - 21.06.24

Para relaxar – Arqueólogo português conta ao amigo sua viagem de exploração a ilhas exóticas do Pacifico. “O melhor momento ocorreu quando cumpri um antigo ritual dos malauares, próximo de um vulcão, com uma nativa lindíssima”. “Que ritual?”, pergunta o amigo, curioso. “Um ritual muito louco. Era uma morena alta, espetacular, um corpo de enlouquecer.” “Conta logo, não faz suspense, o que foi que você fez?” “Fui tirando a roupa dela devagarzinho e quando ela ficou nua, tomei-a em meus braços...” “Sim... sim... E depois...?” “Peguei a garota no colo, apertei mais e em seguida... joguei ela dentro do vulcão...

Os sossegados – Quem vai viajar ao exterior sempre é bom ficar esperto. Qualquer país tem espertalhões que ficam de olho nos turistas. E os turistas devem ficar de olho neles. Para ajudar esses viajantes, o Institute for Economics and Peace fez um estudo sobre a segurança em 163 países levando-se em consideração fatores como índices de assassinatos, números de armas em circulação e população carcerária. Desses países todos, os 10 mais calminhos que se pode passear mais sossegado, pela ordem são: Islândia; Dinamarca; Áustria, Nova Zelândia; Portugal; Rep. Tcheca; Suíça; Canadá; Japão; Eslovênia. Mesmo nesses países bom ficar esperto, batedor de carteira tem em todo lugar, até em igreja. Uma amiga, que mora em Lisboa, teve a carteira surrupiada numa loja. Ah! Nessa relação, o Brasil ficou 105º lugar. Nenhuma surpresa para nós.

COMPLICADO – Estava na Barão de Itapetininga, centro de S. Paulo, a caminho do cinema quando fui abordado por um senhor me pedindo 10 reais pra comprar um remédio caríssimo para sua filha que tem uma doença rara. Eu disse que ia dar 5 reais, estava com pouco dinheiro. Ele disse que precisava dos 10. Eu disse que outro poderia dar 5 também e ele já teria os 10 reais. Ele retrucou que não poderia demorar muito porque sua filha dependia dele. Sua mulher trabalha o dia inteiro e chega a noite em casa. Sua filha ficava com uma baba, e ele não poderia demorar. Bem, eu falei novamente que estava com pouco dinheiro, que dava os 5. Sabe o que aconteceu? Ele não aceitou!!!! Quase mandei ele para aquele lugar, que todos conhecem. Virei as costas e fui embora e deixei ele falando sozinho.

Hobby etílico – Imagine que em S. Paulo existe um clube de colecionadores de latinhas de cerveja. É isso mesmo! Os caras se reúnem todo mês numa cervejaria, claro. Primeiro esvaziam centenas de latas, depois fazem trocas entre si e por último, o mais esperado, o leilão de raridades. Já teve latinha arrematada por 3.000 dólares. Deve ser marca de alguma ilha perdida em um oceano qualquer. O maior colecionador possui 20.000 latinhas guardadas numa casa de seis cômodos, especialmente para isso. Eu tive uma época que entrei nessa de colecionar também, mas nada de clube. Comprava marcas que não tinha, bebia e depois guardava. Tinha umas cervejas bem ruinzinhas. Cheguei a ter quase 100 e começou a ocupar espaço. Dei algumas para meu sobrinho, as mais difíceis, as outras distribui entre amigos.

COMPLICADO – Doutor, não ando bem, sabe?! Ando meio macambuzio. Aí vem um amigo e me diz que eu estou sorumbático. Um outro diz o nome certo é nauseabundo. Doutor, o que eu tenho, qual é o nome certo? Os três nomes estão certos e indicam a mesma coisa. O senhor está em crise de desânimo, em baixo astral, come se fala comumente. ### Dois amigos discutindo. Seu mentecapto. E você é um energúmeno. Você não passa de um beócio. Um dolicocéfalo. E não pode mais falar nada. São essas palavras que definem o que você é.

Não tem – Estranho, mas aqui na cidade, embora haja muitos descendentes de italianos, os “oriundi”, não há uma cantina, daquelas que oferecem um bom cardápio de massas. Eu como um bom “oriundi” adoro capeletti, spaguetti, ravióli, lasanha... Mas aqui não tem! Então... S. Paulo, né! O Nico Pasta & Basta prepara o espaguete à nico na frente do freguês. O garçom chega à mesa com uma bancada onde tem um grande queijo grana padano, que funciona como panela. Ele coloca uma concha de conhaque no fogareiro e raspa o fundo do queijo, tirando lascas. Depois acrescenta a bebida para fazer um molho cremoso e adiciona o espaguete misturando bem. Nos finalmentes adiciona lascas de presunto cru e folhas de manjericão fresco. Uma delícia. O Nico fica no Ipiranga, à R. Costa Aguiar 1586. Se preferir os Jardins, no tradicional Tatini, à R. Batatais, 558, há uma versão semelhante. Massa com um bom molho, não tem igual!

Para as mulheres – Vocês sabem como se chama um homem bonito, inteligente e sensível? Boato! E porque não existe homem assim? Porque seria mulher. Qual é o ponto em comum de homens que frequentam single bar? São todos casados! O pão de forma é inspirado nos homens: são quadrados, tem casca grossa e miolo mole. Homens fiéis e dinossauros são semelhantes: foram extintos há muito tempo. Qual a semelhança entre as nuvens e os homens? Quando vão embora o dia fica lindo! Certos homens são idênticos aos caracóis: têm chifres, babam, se arrastam e ainda pensam que a casa é deles.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br