Café Minuto - 21.04.23

O PARQUE – Nunca entendi o parque que fica as margens do S. Domingos, atrás da Rodoviária. Ele tem um lago “bonito”, com águas barrentas. Jogam sempre terra para manter o tom marrom. Péssimo lugar. Não aparece viva alma lá. Estou sempre na Rodoviária para embarcar ou desembarcar, ou para esperar familiares. Quando fizeram o parque tinha uns garotos jogando pedras na água. Nunca vi ninguém tomando banho lá. Tá doido so!!! Em água barrenta?! Será que não preferiam um novo posto de saúde, uma escola? E o local? Local isolado, sem nenhuma circulação de pessoas. Uma avenida expressa, de ligação a rodovias na frente. Então parece que a coisa já começou errada. E ninguém viu isso? Gastar dinheiro pra nada!! E por falta de usuários foi aos poucos ficando abandonado ou será que deixou de ser frequentado porque ficou abandonado? Tudo faz parecer que não viram que ali não circula ninguém. Bem, apesar da falta de frequência, a prefeitura é responsável na manutenção e conservação do mesmo, ainda que ninguém ligue para eles. Uma “robada” de anos.

ANIVESÁRIO - de Cleuzunda. Naquela manhã ela acordou toda faceira esperando que Bonifundo, seu marido, lhe dissesse: “Feliz aniversário, querida!”. Mas nem bom dia ele disse. Bem, as crianças vão se lembrar, pensou ela. Não disseram uma palavra. Cleuzunda saiu chateada para o trabalho. Entretanto, logo ao chegar foi recebida com um sonoro “parabéns” dos colegas e seu estagiário dizendo um agradável “parabéns chefa!” entregou a ela flores convidando-a para um happy hour em sua casa no fim do dia. Ao chegarem ele foi preparar uns drinques e depois enquanto ela bebia disse que ia até o quarto vestir uma roupa mais confortável, que o banheiro ficava no corredor, à direita, e que ela ficasse bem à vontade. Passado uns 10 minutos ele entra na sala com um bolo seguido de Bonifundo, as crianças e amigos cantando “parabéns a você”. E Cleuzunda nua, sentada no sofá, bem à vontade. Não tem jeito, estagiário só faz merda!

RODEIO – Sertanejo universitário, secundário, fundamental... não é minha praia. Ouvindo não sei dizer qual é um, qual é outro. Mas apesar disso, pesquisando no Google, descobri que quem vai se apresentar no Rodeio de Catanduva é de primeira linha. Veja que turma boa. Ferdinando e Sorocaba, Carvalho e Matinhos, Joel Tosco & Viratudo, Janjão Bisneto e Fredesvindo Neto, estão entre os melhores. Não percam!!!

O DIRETOR – Quem disse que você pode ficar o dia todo passeando sem fazer nada, só porque tivemos um caso, diz o diretor. – Meu advogado. ## O funcionário ao gerente – Chefe, posso sair mais cedo hoje? – De maneira nenhuma! – Obrigado chefe! Sabia que você não iria me deixar na mão. Funcionário do Censo chega a uma casa e pergunta ao morador – Seu nome? – Adão. – E da sua esposa? – Eva – Incrível!! Por acaso a serpente também mora aqui? – Sim, um momento. Sogrinha! Sogrinha, estão te chamando. O amigo vai visitar o outro no hospital – Furinílio o que aconteceu!?!? Você está todo quebrado. – Levei uma surra. – Mas por quê? Porque eu tossi. – Só por isso? – Sim. Eu tossi dentro de um armário.

SECRETO – Quer ir a um bar secreto? São bares “artificialmente clandestinos”. S. Paulo tem alguns. Mas é preciso antes marcar dia e hora. No Frigobar, é preciso uma longa troca de e-mails. O bar envia o conceito e as regras do lugar. Depois o interessado deposita 150 reais na conta indicada, recebe a confirmação da data e uma senha para poder entrar. Ao chegar, aperta-se uma campainha e diz a senha recebida. Se estiver correta o cliente será encaminhado ao bar escondido atrás de uma porta camuflada. Ufa! Lá dentro apenas 20 pessoas (não mais que isso) bebericam coquetéis todas a terças e quartas enquanto são surpreendidos por performances inusitadas, como o barman de cartola montar uma torre de taças de espumante e fazer uma cascata. Ou então frequentadores que bebem ao seu lado, levantam-se e começam a tocar jazz. Há também o Apotecário, inaugurado a pouco e o Laboratório E.M. o mais antigo deles, ambos com o mesmo conceito. Esses lugares são inspirados nos bares “speakeasy” da época da lei seca americana. Existem outros que não é preciso fazer reserva. Em compensação a espera por um lugar é loooonga!

A SECRETÁRIA – A loira linda, olhos verdes, daquelas capaz de quebrar o pescoço de um homem para continuar a vê-la depois de passar, tinha sido recomendada pelo Dr. Abisbel, diretor da empresa. Em seu primeiro dia de trabalho, encaminhada ao setor de contabilidade, seu chefe quase teve um troço ao ver aquele monumento. – Bom... Bom... Dia, a senhorita conhece fatura e duplicata? – Mas claro! Fatura é quando a gente quebra uma perna e duplicata é quando quebra as duas. O chefe engoliu a risada e pediu a ela uma tarefa bem simples, explicando o que ela deveria fazer. Quando ele saiu ela liga para o almoxarifado. – Vocês têm um envelope redondo? O encarregado não entende nada – envelope redondo? Quem pediu? – Meu chefe. É para eu enviar uma circular.

RUI BARBOSA – Certa noite, inspirado, Rui Barbosa saiu a passeio no campo. Encontra um roceiro que olhava a lua e lhe disse – És um amante do belo! Acaso já viste também os róseos dourados dedos da aurora tecendo uma fimbria de luz pela nascente, ou as sulfurosas ilhotas de sanguíneo vermelho pairando sobre um lago de fogo a esbrasear-se no poente, ou as nuvens como farrapos de brancura obumbrando a luz, que flutua esquiva, sobre um céu soturno? – Não senhor, faz um ano que num boto uma gota de pinga na boca! Responde o caipira aparvalhado.

STAR WARS – O Despertar da Força faturou 2 bilhões e 69 milhões de dólares. Está em quinto lugar na lista dos campeões de arrecadação. Quer saber quem é o primeiro? É Avatar, o primeiro de 2009. Faturou 2 bilhões e 847 milhões de dólares. Star Wars – O Despertar da Força custou 200 milhões de dólares e essa bilheteria... encheu os cofres da Disney. Mas essa nem é a força principal de lucro. O que rende muito mais dinheiro às produtoras é o licenciamento e merchandising da marca que tem mais força e rende muito mais. Estima-se que desde o primeiro filme da série Star Wars, são 9 até agora, já rendeu 69,4 bilhões de dólares. Star Wars foi o primeiro filme a descobrir a força da receita, além da bilheteria, com merchandising e licenciamento da marca. Segundo a Disney, só no Brasil existem hoje 150 empresas licenciadas produzindo até hoje 1.500 bugigangas de Star Wars. Um colosso! E o Despertar da Força deixa várias perguntas para o futuro.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br