CAFÉ MINUTO - 20.01.23

HOMENAGEM – O CAFÉ de hoje é dedicado a ANTÔNIO CELIDÔNIO RUETE, uma homenagem a sua partida no dia 16 desse mês. Uma pessoa maravilhosa, gentil, amável, inteligente, elegante, culto... Tive o privilégio de contar com sua amizade. Quantas conversas... Com sua cultura e inteligência algumas vezes só ele falava e eu escutava. Suas opiniões muitas vezes eu concordava e deixava ele feliz. Deixará um grande legado e saudades a mim e a todos seus amigos e familiares, que aproveito para deixar minhas condolências. Amigo, descanse em paz. Tenho certeza que foi recebido por Deus, com festa no reino dos céus. Me aguarde que nos encontraremos para continuar nossas conversas enriquecedoras.    

A VOLTA – Enfim nosso primeiro Café de 2023, depois de minhas férias aquáticas. Nada de parque aquático, foi chuva mesmo. Eu na praia, nuvens carregadas, com uma garoa fina. Lembrei-me dos santistas que gostam de tirar uma nos paulistas e interioranos que vão a praia com tempo chuvoso. Eu quando morava lá fazia o mesmo. Agora paguei o que fiz. Nunca imaginei que um dia passasse pela mesma situação. Quer saber. Peguei o carro e me mandei. Fui fazer um tour pelo interior, conhecer novos lugares. Fui a Catiguá, Uchoa, Elisiário, Marapoama, Pirangi, Itajobi, Pindorama, Sta. Adélia, Novais, Paraiso, Palmares Paulista, Urupês e Ibirá. Gostei muito da viagem. Nas próximas férias quero voltar. Mas primeiro faço esse tour e depois vou a praia, mas prevenido, capa, galocha e guarda chuva.

TOM JOBIM – Dia 25 é o aniversário de meu ídolo, Tom Jobim. Nascido em 1927, faria 95 anos. Foi o maior compositor brasileiro e um dos maiores do mundo, considerado o maior expoente da música brasileira; E não é tudo, foi maestro, pianista, arranjador, violinista e cantor. Suas músicas foram gravadas e continuam sendo em “n” países ao redor do globo. Das 10 músicas brasileiras mais gravadas em todos os tempos, 6 são de sua autoria, entre elas “Garota de Ipanema”, gravada 423 vezes até 2021, a número 1. Entre as outras 5 Eu Sei Que Vou te Amar, Corcovado, Chega de Saudade, Wave, Desafinado. Partiu em 8 de dezembro de 1994, no Hospital Mount Sinai, New York, com 67 anos, devido a uma parada cardíaca, decorrente de um tumor na bexiga. Partiu cedo demais. Imagina se ele partisse com 77 anos. Quantas joias, mais, ele não teria feito. De qualquer modo o que compôs já o colocou no alto do panteão.         

DEU RUIM – Ao termino das férias, uma surpresa. Meu notebook não funcionava. Estranhei! Durante o tempo em que eu estava de férias ele ficou no “doce far niente”. Depois de várias tentativas o jeito foi leva-lo na assistência técnica. Relatei o ocorrido e o atendente disse – Surgiu um novo movimento, o MIC – Movimento de Inclusão dos Computadores – que lutam por direitos sociais informáticos. O seu notebook foi cooptado durante suas férias para entrar no movimento e por isso está em greve. O MIC tem originado vários sindicatos, cada qual representando os componentes de um computador. Esses sindicatos fazem parte da CUI, a central única da informática. Falei que precisava escrever o Café Minuto para O Regional – O senhor precisa deixa-lo aqui. Vamos abrir o seu notebook para ver quais são suas reivindicações. – Quanto demora? – Preciso desmontar tudo, pecinha por pecinha, uma trabalheira danada! E a placa mãe pode estar por trás dessa greve, o que é grave. O orçamento estará pronto após 5 dias para que nos autorize a negociação para encerrar a greve. – Tem ideia de quanto pode ficar? – Só desmontando saberemos. Greve de computador!!!

O TREM – O Ano Novo chegou a estação. Procure um lugar próximo à janela, desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer com prazer de quem faz a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem observando cada árvore, cada riacho, beiras de estradas e tons da paisagem. Planeje roteiros quando chegar. Preste atenção em cada estação e fique atento ao apito da partida. E quando descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela seus sonhos. Desejo que sua viagem por todos os dias de sua vida seja de primeira classe.

ANIVERSÁRIO – Clauzeuda fazia aniversário. Naquela manhã ela acordou feliz esperando que Bonifundo, seu marido, lhe dissesse “Feliz aniversário querida”!! Mas nem bom dia ele disse. As crianças vão se lembrar, pensou ela. Não disseram uma palavra. Clauzeuda, se arrumou nos trinques, mas saiu chateada para o trabalho. Entretanto, logo ao chegar foi recebida com um sonoro “parabéns” dos colegas e de seu estagiário dizendo um agradável “parabéns chefa” entregando a ela flores, convidando-a para um happy hour em sua casa no fim do dia. Ao chegarem ele foi preparar uns drinques e depois enquanto ela bebia disse que ia até o quarto tirar o terno e vestir uma roupa confortável. Que o banheiro ficava no corredor, a direita, e que ela ficasse bem à vontade. Passado uns 20 minutos ele entra na sala com um bolo seguido de Bonifundo, as crianças e amigos cantando “parabéns a você”. E Clauzeuda nua, sentada no sofá, bem à vontade. Não tem jeito, estagiário só faz merda!

O GIGANTE DOS MARES – O navio MSC FANTASIA é o maior navio de passageiros do mundo a fazer cruzeiros pela costa brasileira. O colosso pesa 138 mil toneladas, ninguém conseguiu levanta-lo ate hoje, 333 metros de comprimento (ficaria entre a R. Recife e a R. Sergipe), 67 metros de altura e 18 andares. Tem 1.637 cabines para 4.363 passageiros e mais 1.370 tripulantes. Um luxo, é um resort flutuante com tudo o que se imagina e o que não se imagina. Um cruzeiro de 3 dias custa 800 reais por pessoa em cabines simples, que ficam abaixo da linha d’água, com 5 refeições. Moleza! As cabines tops custam 10.600 reais. Tem para todos os bolsos. Outros navios menores e não menos luxuosos, os preços são idênticos. E aí? Quando você embarca?  A procura é grande. Fiz a reserva para o verão de 2018.   

DIVÓRCIO – Com um aumento de 135% no número de divórcios, em SP, nesses últimos anos, alguém detectou uma oportunidade de negócios para os “infelizes” divorciados. E surgiu a Festa do Divórcio para dar um colorido animado aos “tristes” separados. É uma festa de casamento ao contrário: ao invés do tradicional bolo bem-casado, o bolo é o bem-separado, dividido ao meio. A (o) divorciada (do) de vestido ou terno preto; a entrada na festa é com um (a) bailarino (a), a aliança é martelada, o buquê é queimado. Dependendo do local e das escolhas a festança pode custar mais de 60 mil “pratas”. Em alguns casos até que vale a festa.

CERVEJA – Em S. Paulo a média de consumo de cerveja é de 88 litros por ano, segundo pesquisa da AC Nielsen. Superior a média brasileira, de 62 litros. Porém, estamos longe dos bebedores da República Checa, campeões mundiais, que enxugam 143 litros por ano. 

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br