Café Minuto - 18/03/2022

INFRAESTRUTURA – Se no próximo governo, seja quem for, o Ministério da Infraestrutura continuar no mesmo pique de concessões e obras, como ocorreu em 2021, grande parte da deficiência ferroviária e marítima de cabotagem será normalizada. Qualquer país de grandes dimensões necessita de uma malha ferroviária robusta e de um sistema de navegação de cabotagem – navegação costeira dentro do País – ágil e barato. Esses dois sistemas, aliados a boas estradas barateiam os fretes e fazem chegar os produtos nas cidades e portos a preços competitivos para consumo interno e exportações. Há 60 anos o Brasil estava indo bem nesses dois quesitos. Tinha uma boa malha ferroviária que alcançava até o Rio Grande do Sul e o Nordeste. Também tinha um bom sistema de cabotagem. Então a politicagem, leia-se a propinagem, entrou em ação, fazendo acordos espúrios com montadoras de veículos para traze-las ao Brasil, bem como com petrolíferas. Os governos que se seguiram pararam com a expansão de ferrovias até sucatearem todo o patrimônio, bem como acabaram com a navegação de cabotagem, com auxílio de sindicatos que dominavam os portos (e dominam ainda). O custo Brasil parou no tempo, atingindo níveis insuportáveis prejudicando exportações e a abertura para o mundo. Esse estado de coisas perdurou até 2018. De lá pra cá, vem promovendo uma revolução na infraestrutura do Brasil. Tomara que continue assim.

AMAZÔNIA – O Brasil colocou 3 satélites para fotografar em alta definição toda a Amazônia 24 horas por dia. Equipados com sensores idênticos aos usados em sondas espaciais. Agora podemos pesquisar a natureza do solo detectando minerais, fontes de águas subterrâneas, pedras preciosas, nióbio, ouro e outros etc. O que será das campanhas, a favor da Amazônia, que os governos europeus e outros parasitas internacionais metem o pau no Brasil? Em conjunto com o Sivam – Radares de Vigilância Aérea da Amazônia – O Brasil vai monitorar e controlar todo o território brasileiro, inclusive as extensas fronteiras da “Calha Norte” (Amapá, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia) e disponibilizará informações às Forças Armadas, Polícia Federal, Polícias Estaduais, Órgãos de Proteção ao Meio Ambiente e de Controle Fundiários. As ONGs que colocavam fogo na floresta, faziam vídeos e vendiam por 100 mil para a World Wide Fund, organização não governamental que atua no meio ambiente, vão se ferrar. O Brasil com seus aviões de caça Gripen reforçarão mais as defesas da Amazônia. As pistas de pouso clandestinas serão localizadas e os contrabandos por via aérea serão combatidos. A Amazônia que é saqueada por vários países que fingem de ecológicos, pagam propinas milionárias a esquerda, as ONGs e a todos os governos corruptos que sempre favoreciam bandidos, piratas e aventureiros, a festa vai chegar ao fim. Isso foi publicado na mídia?

ARQUEÓLOGO – Jovem há dois anos fora de casa, a trabalho, recebe carta da esposa dizendo que ela deu a luz um menino. Foi logo comprar bebida para comemorar com os colegas. Depois de uns tragos, um deles pergunta – ô Tiriçelho, que negócio é esse de sua esposa ter um bebê, estando você longe de casa há tanto tempo? – Ora, diz ele, minha família é assim. Somos seis irmãos, todos com uma diferença de dois anos um para o outro. DinheiroUm cara chega numa cidade, atraído pela notícia de que lá corre muito dinheiro. Ao dar uma volta encontra só pobreza. Fica sem entender, quando encontra um morador que lhe pede ajuda. Pergunta então, porque tanta miséria se aqui corre dinheiro? O morador responde – É por isso mesmo, ninguém consegue pegar. Tudo de bom – Girafálio está bebendo num bar e puxa conversa com um cara ao lado. Rapaz, eu tinha tudo que queria na vida. Dinheiro, um Mercedez sport, um belo apê, uma linda mulher apaixonada, e de repente, tudo acabou. O cara pergunta – Mas o que aconteceu? – Minha mulher descobriu tudo.

DOIS – Falha no controle de qualidade fez com que um bebê nascesse com dois pintos, ops, pênis e sem ânus. Um caso raríssimo! Isso aconteceu na unidade de produção do Uzbequistão, um país pra lá de deus me livre. Segundo os médicos executivos um caso assim, acontece 1 a cada 6 milhões de nascimento.  O problema da falta do ânus também afeta 1 em cada 1.500 bebês. Chama-se atresia anal, relacionada a um problema na perfuração da membrana que separa o intestino do ânus. Nesse caso, logo ao nascer o problema foi resolvido abrindo um buraco onde devia estar o ânus. No entanto o problema dos dois pênis demorou 7 anos para ter um deles removido, quando deveria ser corrigido ao abrirem o ânus no garoto. Ah! Eu não deixava tirar um não! Já pensou a farra? Transar com duas mulheres juntas! Os dois pênis eram normais e ele urinava em ambos, porque tinha duas uretras. A difália, nome dado para quem tem dois pênis, pode causar problemas nos testículos, no trato digestivo e urinário. Foi retirado o pênis esquerdo e seu fluxo de urina redirecionado para o lado direito. Depois de dois meses o garoto de 7 anos estava recuperado e voltou a usar o banheiro. Não podia mais escolher com qual deles iria urinar.  

O PRIMEIRO – Que tal estar no Guiness Book como o primeiro homem a visitar um ponto inexplorado do Ártico? É a glória! Sair na mídia de quase todo o mundo. Uma viagem histórica que será lembrada para sempre. Vai nessa mano! Só tem um problema o preço é super salgado. Cuidado com a pressão alta! 21 milhões de dólares, mais de 119 milhões de reais. No entanto, quem tem esses “trocados” não afeta a pressão. Irá com todo o conforto, o trenó tem aquecimento, banheiro, refeições, lobby, internet... E é puxado por cachorros robô. O roteiro exclusivo “Fazendo História” foi criado pela agencia de viagens de luxo Ariodante Travel, especialista em viagens exclusivas. Você conhecerá um dos pontos mais extremos e frios da Terra, em abril de 2023. O início do percurso, porém será ainda em 2022, mais para o final do ano, de acordo com a revista Travel and Leisure. Vai juntando umas moedinhas aí. Eu não vou, não pelo dinheiro. Gosto de gente, de agito. Ir pra ver neve, gelo, um frio de lascar, prefiro o calorzinho de Paris.  

CINEMA – Morte no Nilo, um filme bacana baseado no livro de Agatha Christie, a rainha dos crimes de mistério. Durante sua viagem de lua de mel, num glamouroso cruzeiro sobre o Rio Nilo, a mulher, uma rica herdeira é morta. Por coincidência quase todos os passageiros tem motivos para matá-la. As férias do detetive belga Hercule Poirot à bordo se transforma em uma caçada a um assassino. E novas mortes acontecem com o intuito de esconder a verdade. Elenco: Kenneth Branagh, Armie Hammer, Gal Gadot, All Fazal, Annette Bening. Um filme que merece ser visto. Suspense, mistério e um bom entretenimento. Está em exibição em SP e em breve estará nos Netflix da vida. Não percam.

BIG “MEQUI” – O McDonald’s também caiu fora da Rússia, devido a invasão na Ucrânia. Vai fechar suas 850 lojas. Muita gente tratou de fazer estoque de Big “Mequis”. Teve gente que lotou a geladeira como um cidadão que divulgou na internet. Outros, no entanto compraram para revende-los. Há registros de publicações em um site de classificados russo com ofertas de sacolas de lanches do McDonald’s e até de embalagens de molho do Mac. Um dos anúncios continha um Big “Mequi” duplo, um Quarteirão duplo, duas batatas grandes, 18 nuggets e sticks de muçarela por 255 libras – aproximadamente R$ 1,6 mil. Presente na Rússia desde 1990, logo depois da Guerra Fria, o McDonald’s informou que continuará pagando o salário dos 62 mil funcionários de todas as lojas russas. Em carta aberta, claro, senão como seria lida? o CEO do Mac russo disse que fechar as lojas era a coisa certa a fazer. As unidades da Ucrânia também tiveram o atendimento suspenso temporariamente. Os russos a mando do FDP Putin estão acabando com a Ucrânia. Outras empresas que caíram fora ouAt suspenderam o serviço na Rússia: Netflix, Disney, Google, Banco Goldman Sachs, Sony e Hugo Boss.                      

CARTAZ – Na porta de uma igreja em uma cidadezinha na França. “Ao entrar nesta igreja é possível que escute o chamado de Deus. No entanto, é improvável que Ele ligue para seu celular. Por isso pedimos que desligue. Se quiser falar com Deus, entre, escolha um lugar sossegado e fale. Mas se quiser Vè-lo, mande-lhe uma mensagem de texto enquanto estiver dirigindo.       

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS – Aposentado viúvo, morando sozinho, troca dois criados-mudos em bom estado por empregada bem falante em qualquer estado. Tratar na Rua Solidão, s/n, s/ninguém, s/nada. Faquir com problema de coluna, fazendo acupuntura, troca cama de pregos, importada da Índia, da famosa marca Kama-Sutra, por uma de agulhas. Pode ser usada, desde que espete bem. Procurar o Senhor Sidarta da Silva no serpentário das Jiboias no Instituto Butantan, S. Paulo. Aviso: pede-se para não acordar as jiboias.           

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br