Café Minuto - 17.03.23

OS SOSSEGADOS – Quem pensa em viajar ao exterior o Institute for Economics and Peace faz um estudo sobre segurança em 163 países levando-se em consideração fatores como índices de assassinatos, números de armas em circulação e população carcerária. Desses países todos, os 10 mais calminhos para passear sossegado, pela ordem são: Islândia, Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Suíça, Canadá, Japão e Eslôvenia. Mesmo assim é bom ficar esperto, batedor de carteira tem em qualquer lugar, até em igreja. Uma amiga que mora em Lisboa, teve a carteira surrupiada numa loja chic. Ah! Nessa relação o Brasil está bem colocado, estamos em 105º. lugar, visto de traz para frente. Se surpreendeu?

ROCK BRAZUCA – Os anos 80 foram de ouro para o nosso rock. Muitos dos discos lançados naqueles tempos viraram clássicos do nosso rock. Legião Urbana (não confundir com Legionário Rural), Dois – o segundo disco deles. Titãs (e não Tantans), Cabeça Dinossauro. Paralamas do Sucesso (nada a ver com Parachoques Amassados), Selvagem. Engenheiros do Hawai (não confunda com Arquitetos do Tayti), Longe Demais das Capitais. Ira (também conhecidos como Raiva), Vivendo e Aprendendo. Capital Inicial (e não Interior Final), seu primeiro disco de mesmo nome. Barão Vermelho (nada a ver com Duque Cor de Rosa), Declare Guerra. Camisa de Vênus (e não Preservativo de Marte). Correndo o Risco. Lobão (o único sem banda, mas com bunda), O Rock Errou. RPM (Rapazes a Procura de Moças), Rádio Pirata. E os da Rita Lee desses anos. Merecem estar nas boas discotecas.

DIPLOMAS - Andam em baixa. Muitos famosos passaram longe dele. A evolução (ou involução) dos tempos faz surgir novas necessidades. Por isto algumas alterações no currículo das escolas e “facurdades” deveriam ser feitas para preparar melhor os jovens para o amanhã. E no dia seguinte continua a preparação. As aulas de Educação Física teriam apenas futebol. Aulas de Música, três opções: sertanejo, pagode e axé. História com temas atuais: grandes personagens da corrupção, biografia dos vencedores do Big Brothers, filosofia e pensamento das “celebridades” dos atores de novelas. História da Arte, a vida das figuras do mundo artístico, político e esportivo. Matemática, com foco na multiplicação fraudulenta de dinheiro de campanha, cálculo percentual de propinas e comissões, como comprar e enviar dólares a paraísos fiscais. Português, com a cartilha que ensina a escrever errado, como se fala. Até foi lançada, porém uma minoria barulhenta de conservadores foi contra. Mas a ideia prevalece. Biologia, Física e Química é bobagem, são muito complexas. Celebridade, político, jogador de futebol, não precisa disso.

CINEMA – O filme Amor, de 2012, colecionou grandes prêmios: Palma de Ouro, em Cannes; César, na França, Oscar de melhor filme estrangeiro. É um filme pungente, para poucas plateias. Com apenas uma locação, um apartamento, e três excepcionais atores – Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert, a filha do casal, conta uma realidade dura, comum a muitos idosos. Professores de música aposentados, octogenários, seguem sua rotina até que numa manhã a mulher fica estática, sem nenhuma reação. Ela sofre um AVC e daí em diante o marido passa a cuidar dela até seu final. Pesado! Uma realidade que qualquer um de nós pode passar. Um balde, sem pipoca, para as lágrimas. Você pode encontrar em DVD, mas o mais certo é encontrar na Netflix e Amazon.

VIAGEM A MARTE – Uma empresa presidida por um cientista holandês pretende enviar a Marte os primeiros 4 voluntários. Será uma viagem de 7 meses sem volta. Ficarão lá para preparar a vinda para outras missões que irão a Marte para iniciar a colonização. Já existem mais de 40 voluntários aguardando lugar na fila. Não será fácil! O ambiente marciano é bravo, falta oxigênio, temperatura média de menos 63º. Graus, entre outras durezas. A cada dois anos naves serão enviadas para reabastecer os voluntários de suprimentos e outras tranqueiras mais. O custo estimado é de apenas 6 bilhões de dólares, uma pechincha. E mesmo assim o cientista não conseguiu arrecadar esses trocos e ele está aceitando qualquer valor. Pode ser até moeda de um real. Quem fizer doação poderá indicar voluntários. Não precisa dizer que é sem volta para sogra jararaca, a cricri da filha dela, o chefe xarope, o cunhado engraçadinho, o mala do vizinho, o cara que se acha o bom... É a chance de se livrar dos chatos e dos inconvenientes para sempre. Tô pensando em doar uns 5 reais para convidar uma figura, que gosta de uma viagem. Tenho certeza que ele vai adorar!!!!

CHEGANDO DE VIAGEM – Um cara voltava de viagem a trabalho e toma um táxi no aeroporto. Papo vai, papo vem... e ele conta ao motorista que desconfia que está sendo traído pela mulher. O motorista, com pena dele, diz: - doutor, vamos dar um flagra na sua mulher. Eu entro com o senhor na sua casa e se ela estiver com outro eu sou testemunha. Ao chegar a sua casa, entram silenciosamente e dirigem-se até o quarto do casal. Ele abre a porta rápido, acende a luz, arranca o cobertor da cama e lá está sua mulher e o outro, pelados. O marido puxa a arma e encosta na cabeça do homem. A mulher grita: - não faça isso! Eu menti pra você sobre a herança do meu pai. Foi esse homem que pagou a Mercedez que dei a você. Essa casa e a da praia foi ele quem comprou. Nossa viagem anual a Europa é ele que paga. A faculdade dos meninos também. Perplexo, o marido abaixa a arma, olha para o taxista e pergunta: - O que você faria? – Doutor, cobre ele logo antes que ele pegue uma gripe!

DROGARIA – Feliz de quem passa longe de drogarias. A saúde está boa, não precisa enfrentar o preço dos medicamentos, que estão pela hora da morte. E é assim que muitos vão para o além, se assustam com os preços. Sabe porque os remédios são tão caros? Por causa dos impostos cobrados pelo governo gastador, que são os mais altos do mundo. E o absurdo é que remédios pagam mais impostos do que bobagens por aí. Veja se isto é possível: medicamentos pagam mais impostos do que bichinhos de pelúcia. Pode uma coisa dessas? Uma tranqueira que a criança brinca um pouco e depois fica jogado em algum lugar. O remédio para baratear o preço do remédio seria a redução ou até a isenção de impostos. E compensa dando muito imposto nos bichinhos. Não é estranho um remédio pagar mais imposto do que uma pelúcia de bichinho? O Brasil tem umas coisas que não dá pra entender. Por isso estamos na rabeira mesmo tendo tudo para estar entre os primeiros. Bem feito! Quem mandou a gente nascer aqui!!!

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br