Café Minuto - 14.06.24

EFEITO ESTUFA – Nas décadas passadas, previsões dos cientistas sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2) diziam que se nada fosse feito nos próximos 10 anos para diminuir esses gases, a temperatura poderia subir 4,5 graus até o fim desse século, com resultados catastróficos para a humanidade. Porém, cálculos refeitos por outros cientistas indicam erro feio em 95% dos estudos. Houve manipulação dos resultados. A coisa não seria tão brava como disseram. Segundo os alarmistas, desde 1960, a temperatura média teria aumentado 1 grau e nos próximos 30 anos aumentaria 0,8% ao ano. O que de fato aconteceu: a temperatura média aumentou menos de 0,5 graus nos últimos 50 anos. Entre 2005 e 2008, teve uma leve queda e desde então permanece estável. O curioso, porém, é que nos últimos 20 anos, dobrou o carbono jogado na atmosfera, o que levanta dúvidas se ele é o principal vilão do aquecimento global. Então, por enquanto, relaxemos. Mas não é por isso que vamos continuar entupindo a atmosfera com o fumacê.

VERGONHA – A professora pergunta à Joãozinho. Menino qual é a profissão de seu pai? – Ele é médico, num hospital. – Muito bem, diz a professora. Zezinho, qual é a profissão de seu pai? – Ele é gerente de uma multinacional. Chega a vez de Joãozinho. – Joãozinho e seu pai, qual é a profissão dele? O garoto, meio encabulado, fica vermelho, abaixa a cabeça e diz:- Ele é stripper numa casa de shows para gays, professora. – Como? Pergunta a professora incrédula. – É professora, ele tira a roupa e os gays põem dinheiro na sunga dele. A professora, sem graça, encerra a aula, mas chama Joãozinho em uma sala. – Joãozinho, é verdade o que disse sobre seu pai? Ele me contou que o pai é faxineiro e tem vergonha. Por isso inventou essa história.

AS PREFEITURAS – Toda cidade apresenta problemas. São tantos que a prefeitura não consegue resolver todos. Porém é uma boa oportunidade para a população por a boca no trombone, trumpete, sax, flauta, apito... para solicitar melhorias e reivindicar outros serviços. E a prefeitura conhece na hora onde aperta o calo, o dedão, O dedinho... dos moradores da região visitada. Tudo maravilha! Mas... Sempre tem um mas. De nada adianta esse show se os pedidos não forem atendidos. Aqueles que não podem ser atendidos de imediato deve-se deixar bem claro que podem demorar e dar uma data aproximada de quando serão atendidos. E aqueles que nem Deus sabe quando, já se prepare para quando será a partida que não será possível nessa vida.

MARCOS VALE – Já vi vários shows de Marcos Valle. Conversei com ele, tenho fotos juntos... Coisa de tiete mesmo. O cara é simples, dá atenção, conversa com todos numa boa, alias como todo artista de talento. Excepcional compositor, cantor e instrumentista da segunda geração da bossa nova. Ele tem uns 60 anos de estrada. Lançou um álbum com a cantora americana de jazz Stacey Kent, um sucesso nos USA. Para quem não sabe quem é Marcos Valle, ele é o compositor do tema de final de ano da Globo: “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou...”. E de Samba de Verão, sucesso em todo mundo. Como todo bom músico brasileiro dessa época, embora redescoberto no Brasil nos anos 90, faz mais sucesso lá fora, onde passa a maior parte do tempo fazendo shows e gravando. Claro que comprei esse disco que tem alguns de seus antigos sucessos e composições atuais. Quem aprecia boa música não deve deixar de ouvir. E quem não aprecia esse tipo de música também. Quem sabe passa a gostar.

FILME EM CASA – Tá bom vá. Não conhece Marcos Valle e nem tá a fim de conhecer, ou acha ele um chato. Então veja um filme. Dentro de Casa, é o nome do filme. E claro que é para assistir dentro de casa. É um drama de suspense com um ótimo roteiro. A história mostra as relações entre um professor e um dos seus alunos, que se destaca nas redações. Nelas ele conta os laços de amizade com um amigo e com a mãe do amigo e o que acontece quando está ele e a mãe. Isso desperta a curiosidade do professor. Produção francesa, dirigida por François Ozon, um dos melhores diretores do cinema da França. Ficou muito tempo em exibição em SP. Agora só na Netflix, ou se der sorte, não tem Netflix, procure uma locadora de DVD, que é mais difícil do que uma tartaruga correndo. Muito provável ter o DVD. Em qualquer dos casos o filme dispensa a pipoca porque ele é muito bom.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br