Café Minuto - 13.04.23

PROFESSOR - Se perguntarmos para alguém o que um cara que anda de carrão importado, mora num apê de milhões de dólares, é abordado nas ruas, dá autógrafo, tem fama, tem dinheiro... O que ele faz na vida? Não tenha dúvidas, vão dizer que o cara é jogador de futebol, cantor sertanejo, pop star ou qualquer celebridade parecida. E a resposta é por aí mesmo. Mas o cara a que estou me referindo não é nada disso, é... Professor! Sim, professor na Coréia do Sul, país que tem obsessão pelo ensino, cujo objetivo é dar a melhor aula e fazer com que os alunos aprendam. O dinheiro, a fama, é consequência do empenho e do resultado obtido pelo professor. Aí está a meritocracia: aos melhores, os louros. Funciona e faz toda diferença. Vide o desempenho dos estudantes coreanos em olimpíadas internacionais e a economia da Coreia do Sul. Será que chegaremos um dia perto disso? Sei não!

JUSTIÇA BRASILEIRA – parece que funciona ao contrário. Primeiro faz de tudo para poupar os indiciados de um julgamento, demorando um tempão para julga-los. Depois, se condenados, fazem de tudo para que não cumpram suas penas. É recurso que não acaba mais. Quando não há mais chance de recurso e o condenado vai finalmente cumprir sua pena, há um monte de paliativos e faz com que o preso fique o mínimo possível na cadeia. E por que estou falando isso? Porque casos de presos da elite esse é o desfecho desse enredo. Tenho minhas dúvidas quando um ricaço é condenado se vão cumprir suas penas.? O que você acha?

FORA SP/RIO – O Brasil não é só S. Paulo e Rio. Por esse país gigante acontecem muitas coisas que nem temos ideias. No Pará, por exemplo, na periferia de Belém e no interior, toda noite tem eletromelody, música com batida eletrônica acelerada e contagiante. Derivada do tecnobrega faz uma salada de vários ritmos baladeiros diferentes, sempre temperada com o tradicional carimbó paraense. Quase todas as noites há dezenas de festas que atraem milhares de jovens. O equipamento pode chegar a 45 toneladas de luzes, telões de LED, amplificadores e caixas de som. A maior das festas, a Super Pop, reúne 80.000 fãs em shows especiais. Público de dar inveja a SP e Rio. Somente as grandes atrações internacionais consegue reunir tanta gente.

ANIVERSARIANTE – Hoje faz niver um xará amigo. Flávio Casal. Empresário esperto é apaixonado por carros antigos, o que não quer dizer que não gosta de carros novos. Ele é um dos diretores da ARCA. Atenção: Não confundir com a Arca de Noé. Essa ARCA é de Catanduva e quer dizer Antigomobilistas da Região de Catanduva. É noivo de uma menina linda a Jaqueline Molina. Ele completa... Quando encontrar com ele pergunte, mas eu arrisco 43 anos de bons carros antigos. A Arca fará um evento hoje com carros antigos, claro, na Rua Cuiabá entre a Brasil e a Pará. E no dia 16 uma exposição no aeroporto, do lado da Av. Mogi das Cruzes. Vá até lá. Verá carros que você nem imagina que existiu. Sim, hoje é só colecionadores de raridades. Xará Parabéns, Felicidades, vida longa ao lado de Jaqueline. Vocês formam um lindo casal.

MAL ENTENDIDO – No almoço, na casa de um rico empresário, a patroa grita para a funcionária: - Maria, essa comida hoje está intragável. O marido constrangido tenta acalma-la. Mas ela continua. – Acho que sou capaz de fazer essa comida melhor do que você. – Pode ser! Mas fique sabendo que na cama sou melhor que a senhora! – O queee? Espanta-se a mulher. – Remijio, seu cachorro! Não acredito que você... – Calma madame! Interrompe a serviçal. Quem disse isso foi o jardineiro.

CINEMA - brasileiro superou seus tempos de produção mulambenta, direção que parecia não ter direção, roteiro que não se achava. Era difícil eu recomendar algum filme brasileiro. Mas deu a grande virada a partir do fim dos anos 90 e início de 2000. Hoje recomenda e assisto filmes brazuca. Porém, desde a pandemia não aparece nenhum filme nacional. Acho que os produtores, diretores pegaram covid 19 Até antes da pandemia assistia com satisfação filmes nacionais. E gostava quando um deles fazia sucesso, porque também eu havia visto. E isso deve-se a um achado. O cinema “brazuca” descobriu o filão da comédia escrachada. A bilheteria ficou gorda, sucesso é o que não faltava. Esse sucesso deveu-se porque a maioria dos filmes ganharam uma produção melhor, um roteiro mais consistente, uma direção segura... Tõ aguardando a volta de nosso cinema. Pessoal envolvido, vamos tratar de mandar essa covid para o raio que o parta. Bom, para lembrarmos de um filme bacana: Vai que Dá Certo, uma comédia, claro, com Danton Mello, Fábio Porchat, Lúcio Mauro Filho, entre outros. Mello perdeu tudo de uma só vez: emprego, mulher, casa e a vontade. Encontra um primo e aí nasce a ideia: assaltar um carro-forte e então convocam outros amigos, pés-rapados e desastrados, como eles, e aí... Só vendo! Uma história de diversão crescente que desestressa. Vai que dá certo. Vocês vão gostar. Com uma boa pipoca.

FERRARI - Quem gostaria de dirigir uma Ferrari? Eu, por exemplo. Pois quem não tem uma Ferrari, pode alugar uma. Em S. Paulo tem Ferrari para alugar. Se por acaso tiver um amigo que tenha, o que é difícil você ter um amigo com Ferrari estaria no mesmo nível dele. Bem, vamos supor que conheceu ele quando seu pai era vendedor, mais difícil ainda ele emprestar. Ele não vai deixar você nem chegar perto. Sai pra lá menino!! Bem você pode dirigir a máquina dos sonhos. Basta alugar uma, simples assim, se tiver muita grana, tipo dinheiro pra comprar um Onix. Dou um lugar que alugava Ferrari: Luxe Motors – 3774-8629 – SP. A hora custa 1.600 reais, para pilotar uma Ferrari 360 Modena. Precisa de um cacife alto, como disse. Como não é fácil “domar” tanta “cavalaria”, um funcionário da locadora vai ao seu lado dando dicas de como rodar num bólido que faz de zero a 100 kms. em 3,5 segundos e chega a 330 kms por hora. Senão tem tudo isso, há outros carrões mais “modestos” para alugar, como Corvette 1.950 – 4hs; Camaro – 1.600 – 4 hs; Mustang – 2.000 - 4 hs; Camaro 1.600 - 4 hs.; Mustang - 2.000 reais – 4 hs; Jaguar XF – 3.000 10 hs. Escolha o seu e... Cuidado! Não vá sair por aí feito piloto de F 1.

FIM DE PASCÓA – Tive uma Páscoa legal. Meu garoto esteve aqui, o que deixou o Evento bem mais melhor de bom. Não ganhei nenhum ovo. Comprei duas dúzias de ovos e dei uma dúzia para cada um. Pô! Não gostaram!!! Precisei ir atrás de ovo de Páscoa pela cidade. Tive sorte, achei num Supermercado. Dei azar, só tinha tamanhos maiores. E lá foi uma grana. Ficaram felizes. Disse para eles que ano que vem dizerem que querem ovos de chocolates. Não concordo. É tudo ovo, sendo que o de galinha é ovo natural feito por ela.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br