Café MInuto - 12/08/2022

GRUPO DE AMIGOSNos grupos do WatsApp sempre tem um grupo com o fabuloso, aquele que sabe tudo, conhece todo mundo, nunca está errado. Tem o mentiroso, que geralmente é o próprio fabuloso. Tem o que manda pornografia. Tem o rico, tem muitos amigos e não é mentiroso. Tem o solteiro que vive mandando fotos e áudios de baladas, de mulheres, de festas. Tem o casado que sai do grupo quando o solteiro manda fotos da mulherada pelada. Tem o da esquerda e o da direita, e aí que começa os cacetes no grupo. Se não for por causa de política é por causa de futebol, Flamengo, Vasco, Curinthia, Palmeiras, Santos, S. Paulo. Tem o que sempre sai do grupo, do nada e volta depois, como se fosse o grupo Caverna do Dragão. Tem aquele que desde o começo do grupo não fala nada, ele não tem coragem de sair e vai ficando. Tem o atrasado que manda coisas depois que todo mundo já mandou, e fala de coisas depois que todos já sabem. Em qual deles você se encaixa? 

CAMPO TECNOLÓGICO A agricultura é uma das coisas que é unanimidade, dá orgulho aos brasileiros. Mesmo na pandemia apresentou a produção em alta. A tecnologia está chegando ao campo contribuindo para o aumento da produtividade. As fazendas do Brasil já utilizam a tecnologia digital mais do que as fazendas dos EUA. 34% enquanto lá apenas 26%. Quem diz isso é um estudo da McKinsey & Company. Nós já estamos na era de novas tecnologias. Uma fazenda de gestão tradicional costuma perder até quatro sacas de grãos por hectare. Com o uso de novos recursos digitais, essa perda não passa de meia saca, segundo o diretor da empresa O Telhar Agro, uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do Brasil. Em suas propriedades no Mato Grosso, onde se planta soja, milho e algodão se valem de equipamentos como pluviômetros digitais, que medem com precisão as chuvas e o melhor momento para o plantio. Usam também técnicas de telemetria para monitoramento a distância do percurso das máquinas e usam smartphones e sistemas de geolocalização para a contagem das plantas. Mapas de temperatura detectam a existência de pragas. A tecnologia está também diretamente relacionada ao clima tropical com probabilidade maior de pragas e insetos. Um gigante global de produtos químicos para lavoura registrou um avanço de 400% no uso de sistemas de monitoramento no Brasil, no último ano. Nós somos bons no campo, produzimos alimentos e sempre haverá compradores. Afinal todos precisam comer.     

CANTADA Amancrônio, sessentão, depois de muita cantada consegue que a linda morena, Silnedréia, aceite seu convite para um jantar. Vão a um restaurante carésimo. Ao chegar tomam um scoth 18 anos e Amancrônio pede para o jantar caviar e lagosta, acompanhados por D. Perignon, champanhe francesa. Ao final do banquete Amancrônio lhe dá de presente um anel de brilhante. E aí vão terminar a noite no motel mais caro da cidade, na suíte presidencial. Rola mais uma D. Perignon. Ao término da festa ele está mais feliz do que criança quando ganha seu primeiro celular (pirulito é do tempo que eu era criança). Ele a deixa em casa e lhe dá mais um presentinho, um brinco de pérolas. Silnedréia fica maravilhada e diz a Amancrônio. – Benzinho, você não acha que eu saí muito cara? – Que nada! Na minha idade é cara ou coroa. #### Da, Cidorréia, professora, dizia que baleia, apesar de grande, não consegue engolir um homem, sua garganta é pequena. Marocalha, uma aluna, insiste em dizer que Jonas, o profeta, foi engolido por uma baleia. Da, Cidorréia reafirma que é impossível. Marocalha diz que quando ela morrer e for para o céu vai perguntar a Jonas. A professora – E se ele for para o inferno? – Então a senhora pergunta.   

PARA MUITO POUCOS Elen Musk é dono da Tesla, fabricante dos melhores carros elétricos do mundo e da Space X, que envia satélites por esses espaços. Quatrilionário, dizem que usa de papel higiênico notas de 100 dólares. Pois bem, o Tesla é caríssimo e não é que ele lançou um modelo mais caro ainda? É o Model Excellence 24k. O carro tem partes de ouro 24 quilates. A grade frontal, para-choques, capa dos retrovisores laterais, para-lamas, portas, tampa do porta-malas e disco de freio são todos banhados a ouro. Por dentro a tela central e o volante ganharam acabamentos dourados. Foram construídos 99 carros apenas. Por que não 100? Porque esse é exclusivo de Musk. O preço é de US$ 299 mil – R$ 1, 6 milhão.  Mais que o dobro da versão normal. Será vendido sob encomenda. Fui encomendar um e pasmem! Todos já foram encomendados. O jeito foi eu encomendar o Tesla S Plaid disponível para todos os bolsos bem recheados. Um carrão também! Tem 1.115 cv, bateria com 830 km de autonomia. O carro “voa” a 320 km/h e acelera de 0 a 100km em menos de 2 segundos. E não é “caro”: 149.990 euros, equivalente a 958 mil reais. Encomendei dois. Um vermelho e um amarelo.  

CINEMA EM CASAA pandemia está em baixa, quase sumindo. Mas tem gente que continua vendo filme em casa. E tem aqueles que começaram a ver filmes em casa devido a pandemia e gostaram. Continuam vendo em casa mesmo. Bem, para esse pessoal é que sugiro esse filme: 'Vigiados'. Dirigido pelo irmão do astro James Franco, conta uma história de suspense com toques terroríficos. Dois irmãos, com suas respectivas mulheres, vão passar um fim de semana numa casa alugada no litoral do Oregon. São recebidos por um cara que parece que chupa limão o tempo todo e sofre de unha encravada. Cara feia, carrancudo e racista. Os casais querem apenas sombra e água fresca, mas de preferência cerveja gelada. Após uma noitada de embalo, com ecstasy, acordam para uma jornada carregada de pesadelos. A história não entra no clichê do quem matou. Entre no lamaçal dos psicopatas nesses tempos de que tudo se sabe através da tecnologia. Preste bem a atenção para não se frustrar no final. Disponível na Amazon Prime Vídeo.  

AH! OS HOMENS... Os homens, na média, vivem menos que as mulheres. OK, eles dão uma forcinha: fumam mais, bebem mais, adoram uma picanha com capa de gordura e são campeões da cerveja. E isso os tornam mais pançudos, praticam menos atividades físicas e se acham mais espertos que as mulheres. Quer um exemplo? Astroquelho e Madurena, comemoravam bodas de prata e 50 anos de idade. Ao chegarem em casa depois de um jantar de comemoração apareceu uma fada e não um fado, que é música portuguesa enfadonha. – Vocês são um casal exemplar, como prêmio realizarei um desejo para cada um. Espantados, Madurena pediu uma viagem de volta ao mundo com o marido. A fada moveu a varinha e apareceram as passagens, reservas de hotéis e muitos dólares. Astroquelho então falou – Este é um belo momento, mas também uma oportunidade única na vida. Bem... Desculpe amor, mas meu desejo é ter uma mulher 30 anos mais jovem. Madurena, coitada, ficou em choque. A fada então fez um círculo com a varinha e zás... Astroquelho ficou com 80 anos. Fadas são... Mulheres! 

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br