Café Minuto - 10/06/2022

INSTITUIÇÕES CONFIÁVEISOXFORD Quase mil anos de história. Milhões de pesquisas realizadas. 30 de seus professores e pesquisadores ganharam o prêmio Nobel. Stephen Hawking foi um deles. FIOCRUZ – 120 anos de história. Oswaldo Cruz, reconhecido internacionalmente, era um de seus pesquisadores. Foi a primeira instituição da América Latina a isolar o vírus HIV. Uma das instituições que melhor decifra genomas do mundo. SINOVAC – 22 anos. Estuda e fabrica vacinas Healive e Bilive, para hepatite A e B; Anfru, gripe; Panflu, H5N1; Panflu 1, H1N1. Também atua no desenvolvimento de vacina contra a encefalite. BUTANTAN – 119 anos. Considerado um dos principais centros científicos do mundo. Referência mundial em soros antiofídicos, vacinas para pneumonia bacteriana, dengue e zika. PFIZER – Mais de 150 anos de história. Pioneira na fabricação de antibióticos. Possui 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Tem milhares de cientistas focados no desenvolvimento de novas terapias para doenças cardiovasculares, sistema nervoso central, câncer, Aids, entre outras. BIONTECH – 13 anos. Desenvolve tecnologias e medicamentos para imunoterapia individualizada de câncer. Especialista em RNA, células e genes, proteínas celulares e nanomoléculas. Será que dá pra confiar nessas instituições?     

ESPERTEZACreolindo, executivo, vai para casa depois de mais um dia de trabalho intenso e está o maior pé d’água. Sai junto com sua secretária, Etelnelha, e oferece uma carona a ela. Ao chegar a sua casa, ela o convida para entrar e tomar um drink. Ele aceita e enquanto bebe, Etelnelha pede licença e vai se trocar. Volta num baby dool provocante. Mais algumas doses e não tem como, beijos, mão aqui, aquilo na mão e rola um rala e rola. De madrugada ele acorda e pensa: e agora? O que vou dizer em casa. E tem uma ideia. Pergunta a Etelnelha se ela tem um giz. E não é que ela tem mesmo! Quando está chegando em casa põe o giz atrás da orelha. Sua mulher está de plantão, com a cara fechada e ele vai logo dizendo – Chovia muito e dei uma carona para Etelnelha, que me convidou para tomar um drink. Aí ela se trocou, pôs uma roupa provocante. Depois de uns uísques rolou e eu acordei agora. A mulher grita – Seu mentiroso, sem vergonha, estava no bar jogando sinuca com seus amigos. Não sabe nem mentir, esqueceu o giz atrás da orelha.     

MATO PARA COMER Sabe aqueles matinhos que nascem em todo lugar? Então, alguns estão servindo para comer. Taioba, trevo-de-três-folhas, flor de primavera, semente de aroeira, azedinha... esses matinhos viraram salada. O sabor é forte, vão do azedo ao picante, passa longe da alface. Esses matinhos receberam no Brasil o nome de “panc” – uma “panc...ada” no estômago. São plantas alimentícias não convencionais. Essas plantas “selvagens” chegaram às cozinhas dos grandes chefs da culinária e foram incluídas em seus cardápios. Quer comer uma salada de taioba com trevo-de-três-folhas? Vá ao restaurante de Alex Atala, em S. Paulo. Tem um cardápio com tabela nutricional e receitas de 351 espécies de matinhos. Eles não são cultivados em larga escala, muitos são considerados ervas daninhas que crescem em quintais e beira de estrada. Bem, e daí? Daí é que eles têm altíssima concentração de vitaminas e minerais. Mas não vá comer grama de jardim! Há lugares que vendem esses matinhos 30% mais caros do que os vegetais comuns. Existe mais de 50 mil plantas comestíveis mundialmente. Dessas, apenas 15 delas principalmente arroz, milho e trigo são responsáveis por 90% dos alimentos dos humanos, segundo dados da FAO para alimentação e agricultura. Os matinhos entraram entre essas 50 mil.          

CUIDADOSO Quem conta essa história é Coronando. Ontem quando fui ao banheiro no trabalho empurrei a porta com o joelho, acendi a luz com o ombro, levantei o tampo do vaso com o pé, acionei a descarga com o cotovelo, abri e fechei a torneira com o antebraço, sequei as mãos sem tocar no secador, puxei a porta com a biqueira do sapato e passei pelos corredores sem tocar em nada. Uma hora depois, avisado por uma colega constrangida, durante o intervalo para o café, notei que tinha esquecido de guardar o pinto.   

VER EM CASA EM BREVEOu em S. Paulo ou Rio Preto nos cinemas. É um bom filme nacional. Estou perdendo o preconceito que tinha contra nosso cinema. Houve um tempo em que nossos filmes eram lixo. Mas passou. Surgiram bons diretores com bons filmes. E aos poucos fui deixando a bronca de lado. O filme em questão chama-se Medida Provisória, com a conhecida dupla talentosa da Globo. Taís Araújo, a protagonista que luta contra o racismo e seu marido, Lázaro Ramos, o diretor, em seu primeiro longa. O resultado foi supinpa! O filme se baseia em uma peça de teatro de mais de 10 anos. Taís é Capitu, médica, que lidera a resistência a uma lei fictícia em que o governo pretende despachar todos os negros e descendentes para a África. Há indícios políticos para atingir os radicais e os preconceituosos. Com 43 anos, mas parece ainda ter uns 20 e poucos, Taís faz sua transição de mocinha das novelas globais a militante contra o racismo. Ela começou seu engajamento conforme evoluía na carreira. Hoje é uma mulher negra empoderada. Parabéns Taís! Sou seu fã. Vi alguns capítulos de novelas em que você atuou. Uma grande artista desde sua primeira novela na extinta TV Manchete.       

OS PRESOSHá algum tempo transferiram presos de um dos pavilhões do Complexo Prisional de Aparecida de Goiás para executar obras de reforma. Surpresa para os agentes penitenciários. Foi encontrado no local 1.538 chips de celulares, 527 celulares, 1 celular via satélite, 22 pistolas e revólveres, 31 carregadores de pistola, 4.423 munições, 230 facas e facões e 310 mil reais em dinheiro. E alguns ministros do STF ainda mandam soltar criaturas tão “inocentes”.   

BBB SOCIALISTATodo ano temos de engolir o BBB, O último acho que foi o vigésimo e um número de dois a nove. Não acompanho mais os BBB. Acompanhei os primeiros e chega. Basicamente são todos os iguais.  Parece um país socialista. Ninguém produz nada. Todo mundo tem que dividir as coisas: a comida é racionada, rola muita baixaria, só o líder tem regalias, as pessoas são vigiadas 24 horas por dia e toda semana vai gente para o paredão e um deles é eliminado. No final somente um fica milionário. 

CURTAS Fui dar ração para o meu cachorro. Minha mulher então comenta “Imagina só! Comer sempre a mesma coisa todo dia”. Nos olhamos. Só eu ri. Só eu apanhei.  #### Dois amigos conversando. Só se vive uma vez, diz um deles. O outro diz: errado só se morre uma vez. Vivemos todos os dias. #### Um cara estava colocando flores no túmulo de seu pai, quando vê um chinês colocando um prato de arroz no túmulo ao lado. O cara pergunta – Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto vai mesmo comer o arroz? O china responde na lata – Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores. #### Consegui, finalmente, agendar a minha primeira dose amanhã às 18h. Se quiserem dou o endereço do bar. A segunda dose é por conta de vocês.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br