Café Minuto - 09/12/2022

Dieta saudável – Já viu japonês gordo? Com exceção de lutador de sumô eu nunca vi. O Japão é o único país entre os oito mais ricos que tem apenas 3,7% da população de obesos. Alemanha, França e Itália têm entre 21 e 22%; o Reino Unido, 26% e os EUA 33,6%. O segredo japonês é uma questão cultural, os japinha sempre foram de comer pequenas porções e se alimentam basicamente de pescados e vegetais; também a atuação do governo que mantém políticas para manter o controle do sobrepeso da população mantendo boa saúde. Há leis para isso, uma delas faz referência à comida, à dieta, mostrando a cadeia alimentar, a procedência e a produção de alimentos. Nas escolas, dos primeiros anos até o secundário há educação sobre nutrição. Há estimulo aos adultos, entre 40 e 75 anos, a fazerem a medição anual da barriga. A circunferência abdominal ideal é de 94 cm para homens e 80 para mulheres. Acima disso você é gordo (a) e pode trazer complicações metabólicas. Ok. Eles não sabem o que é comer uma picanha gordurenta nem uma feijoada, mas tem mais saúde e vivem mais. O que prefere? Picanha, né! Eu também.

CHURRASCO – Não contei mais piada de políticos. Vou fazer uma exceção. Conta-se que quando Lula era presidente no primeiro mandato fez um churrasco na Granja do Torto, apenas para os parças mais chegados. Ficou surpreso com duas coisas. A Granja não era torta como ele pensava e encontrou 102 sacos de cal ao lado da churrasqueira. – Quem pediu cal? – O senhor, presidente, responde seu ajudante de ordens. – Eeeee?! – Sim, o senhor deixou até um bilhete. – Cadê esse bilhete? – Aqui senhor. Lula pega o bilhete, lê e bravo diz – Você é um “ingnorante companhero”. Eu apenas esqueci da cedilha no “c”. É lógico que é “çal” para o churrasco. E onde você viu 102? Era “1 o 2” quilo de linguiça. ### Lua de mel, o marido babão pergunta a sua mulher – Amor, diga que eu sou o primeiro homem de sua vida. – É pode ser... Sua cara não me é estranha.

Caiu do Céu – Na Índia aconteceu um fato inusitado. Caia coco do céu. Não é coco pra fazer doce, era fezes mesmo. A justiça multou aviões que despejaram coco em áreas residenciais. A ação foi movida por um oficial do exército. Ele reclamou que as paredes e o piso da varanda de sua casa, que fica perto do aeroporto, estavam salpicados de coco jogado dos aviões. E ele foi atingido por respingo quando estava na varanda. As autoridades aeronáuticas foram investigar e comprovaram o encocozamento da área. Segundo elas, os banheiros das aeronaves têm tanques para armazenar a cocozada, que são limpos depois do pouso. É raro acontecer isso, a não ser em emergências em que o comandante esvazia os tanques de combustíveis e de coco. Tem outra... O coco congela quando vão para os tanques e eventualmente podem escapar durante o voo. Esse congelamento é conhecido por “blue ice” por causa do produto químico usado nas toaletes dos aviões para reduzir o cheiro e dissolver o coco. Se algum dia estiver perto de um aeroporto e de repente ver um troço azul, sai fora!!!

Notícias do César – Bom dia. É da recepção? Eu queria falar com alguém que me informasse sobre um paciente. – Qual é o nome dele? – Chama-se César e está no quarto 302. – Um momentinho. Vou transferir a ligação para o setor de enfermagem. – Bom dia. Sou a enfermeira Mironildes, em que posso ajudar? – Gostaria de saber as condições clínicas do paciente César, do quarto 302. – Um minuto, vou localizar o médico de plantão. – Dr. Furicolino Merdes, plantonista, pois não! – Olá Doutor. Queria saber informações sobre o paciente César que está internado há 3 semanas no quarto 302. – Um momento. Vou consultar o prontuário do paciente. Hummm! Aqui está. Ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem a medicação prescrita e vai ser retirado o monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável dará alta a ele em 2 dias. – Ahhh Graças a Deus! Que notícias maravilhosas. Que alegria! – O senhor deve ser alguém da família pelo entusiasmo e contentamento, não é? – Não, sou o próprio César, ligando do 302. – E que todo mundo entra e sai desse quarto e ninguém me diz coisa nenhuma. Eu só queria saber como estou... Obrigado.

Faltou procurar lá – Eteubundo encontra no céu Desintério, seu amigo. Você por aqui também? Do que morreu? – Morri congelado. – Puxa! E como é morrer assim? – Bem, a gente começa a sentir um frio danado. Primeiro congela a ponta dos dedos, depois vai congelando os braços e as pernas... Você não sente mais nada. O frio é tanto que a gente desmaia e quando acorda está aqui. E você Eteubundo do que morreu. Morri de infarto. Cheguei em casa e minha mulher estava pelada na cama e ao lado um pé de sapato que não era meu. Procurei o cara pela casa toda e não achei o desgraçado. A raiva de não encontrá-lo, a tristeza de encontrar minha mulher me traindo foi tanto que sofri um infarto fulminante e aqui estou. Puxa Eteubundo se você tivesse procurado no freezer não estaríamos aqui agora.

A Mais Antiga – Sabe qual é a banda de rock mais antiga do Brasil? Poucos sabem, inclusive veteranos roqueiros. Made in Brazil, com 55 anos de estrada. A banda foi formada em 1967 pelos irmãos Oswaldo e Celso Vecchione, o primeiro show foi em um terreno na Pompeia, onde hoje está o Sesc Pompeia, em S. Paulo. Lançaram 14 álbuns e passaram incólumes por inúmeros modismos no mundo do rock. Nesses 55 anos tiveram quase 200 formações diferentes, mas sempre com os irmãos fundadores à frente. Apesar de nunca emplacarem um sucesso, são respeitados pelos roqueiros pelo som simples e direto de Chuk Berry, sua principal inspiração. Quando completaram 50 anos comemoraram no mesmo local do primeiro show, o Sesc Pompeia, com a presença de veteranos do rock, entre eles, Serguei e Tony Campello. Admiro qualquer formação musical de vida longa. Demonstra coragem e garra para enfrentarem as dificuldades e gosto pelo que fazem. Palmas ao Made in Brazil.

Mulher – Pai e filho sofrem um acidente. O pai, infelizmente, morre no local. O filho é levado para o hospital e necessita de uma cirurgia urgente. A pessoa que vai realizar o procedimento entra na sala, olha o garoto e diz “não posso opera-lo, é meu filho”. Como se o pai faleceu? Esse foi o primeiro pensamento que eu tive. Provavelmente é o que vai pensar muita gente, inclusive as mulheres. A cirurgiã era a mãe do garoto. Num primeiro momento ninguém pensa que pode ser mulher a médica cirurgiã. Preconceito velado. Tomara que um dia acabe tudo isso.

Sabedoria Oriental – Empresário rico e líder empresarial, de origem japonesa, Sr. Tanakara Kikagawa, faz bodas de ouro de casamento e é entrevistado. – Sr Tanakara qual o segredo para fazer 50 anos de casado. – Bem, quando casei fomos passar a lua-de-mel em Tóquio e foi muito bom. – A agora para onde o senhor vai? – Tanakara vai a Tóquio buscar esposa.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br