CAFÉ MINUTO - 09.06.23

AS LEIS BRASILEIRAS – O Brasil tem uma barafunda de leis tão grande, muitas sem pé sem cabeça que muitos advogados que não conhecem todas. A condenação de políticos, quando isso acontece, pois é raro, o deputado é julgado e condenado pelo STF, órgão máximo da justiça. Ora, deveria imediatamente perder seu cargo, sem discussão. Como é que um condenado por trambicagem pode exercer sua função de representante do povo? Tem moral para isso? Aliás, em qualquer outro lugar perderia o cargo, sem demora, não é mesmo? É absurdo o suplente, também condenado assumir a vaga de deputado. Fala sério? Tem lógica? Infelizmente, a luz da razão, ou da escuridão, condenado suplente exercer seu mandato ou tomando posse é consequência de leis controversas. Para que sejam impedidos, ou não, os próprios “colegas” do plenário é que devem decidir. É o que dizem: e agora? Precisamos de tantas mudanças que a primeira deve ser em nossas cabeças. Ai...!!

CONVERSA – Militante de um partido de esquerda conversa com um membro da direção. – Besteirylson, se você tivesse dois apês duplex, daria um ao partido? – Claro! – E se tivesse dois carrões importados, daria um também? – Não tenha dúvidas. – E se tivesse milhões de reais, seria capaz de doar metade a nossa causa? – Com certeza! E se tivesse apenas duas galinhas, daria uma a nós? – Aí não! – Ué? Porque você não daria uma simples galinha se daria um apê, um carro e um dinheirão? – Porque as galinhas eu tenho.

CASA – Uma das casas que admiro em Catanduva, que me evocam a infância, é o palacete Estéfno, na R, Alagoas, defronte a Sociedade Italiana. Mas hoje, está caindo aos pedaços. As laterais, onde havia jardins e piscina, já era! Lojas nos lados da R. Amazonas, e do outro lado, mais nada.. Essa casa é um patrimônio da cidade e é triste ver uma bela construção sendo consumida pelo abandono. Poderia ser aproveitada novamente como referência da cidade. Quem sabe uma parceria com o poder público para um polo cultural.

SERTANEJO – O sertanejo seja universitário, secundário, primário, fundamental... não é minha praia. Ouvindo numa festa não consigo nem saber qual é um, qual é outro. Mas o pessoal que está se apresentando no rodeio de Catanduva este ano, é de primeira linha. Tatuí & Itapetininga; Grama & Matinho; Tosco & Riscado; Janjão Avô & Janjão Neto; Fredesvindo & Fredesfoi. Eles estão entre as melhores duplas da música sertaneja. Vão arrebentar! Vai mexer com o emocional das meninas que vão gritar seus nomes e depois do show vão ao camarim pedir autógrafo. Isso é muito bom! A cidade precisa de grandes eventos, com grande repercussão e que ofereça ao público bons momentos de entretenimento com artistas renomados. E também vai atingir o povo das cidades menores a nossa volta, que vêm curtir esses shows, conhecendo algumas duplas que nem ouviram falar. Música é o pressentimento das coisas celestiais. Ludwig Van Beethoven.

FILOBOSTIA – Satânico é meu pensamento a teu respeito e ardente é o meu desejo de apertar-te em minhas mãos, num sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma e eu estava em minha cama, quando sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste a mim e mordeste-me sem escrúpulos. Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci. Hoje, quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão. Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite. Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama te esperar... Quando chegares, quero agarrar-te com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças das minhas mãos. Só descansarei quando vir sair sangue quente de teu corpo. Só assim, livrar-me-ei de ti pernilongo F.D.P.

JUSTIÇA NA FAZENDA – Um oficial de justiça vai a uma fazenda fazer uma vistoria. O fazendeiro o recebe amigavelmente e avisa – O senhor fique a vontade, só não vai naquele campo ali ao lado. – Como é que é? O senhor está vendo esse crachá? Isto me dá autoridade para eu ir aonde quiser, em qualquer propriedade, não responder a nenhuma pergunta quando estou a trabalho. Está claro...? Fiz me entender...? E guarda o baita crachá no bolso. O fazendeiro pede mil desculpas e fica na dele. Passado um tempo, ouve-se uma gritaria e o oficial correndo que nem louco perseguido pelo touro Valente, o maior zebu da redondeza. Desesperado o oficial pede ajuda. O fazendeiro corre para a cerca e grita – Seu crachá... Mostra seu crachá...

CARROS – Sempre gostei de carros. Com 10 anos sabia o que era biela e pistão. Com 12, punha um carro em movimento. Em 1960, vibrei quando fui ao 1º. Salão do Automóvel. Hoje não é diferente, me sinto uma criança quando vou na Rua Colômbia, em S.Paulo ver as lojas distribuidoras de carrões. É Jaguar, Alfa Romeo, Ferrari, Aston Martin, McLaren, Porsche, BMW, Mercedes, Lamborghini, Maserati... É como se eu estivesse num grande parque com todas essas e outras marcas a nossa disposição para dar uma volta. É possível isso. Se você diz que está interessado, mas queria dar uma volta vai um motorista da própria loja dirigindo. Vai que você dá uma batida num carro de 800 mil... Teria que pagar e não poderia comprar o carro se fosse pobre. Eu já dei esse golpe. Digo que estou interessado, faço quilos de perguntas sobre o carro. Em algumas lojas levam a gente para uma volta sem pedir, em outras (poucas) é preciso pedir.

DEPOIS DA TRANSA – Garotão caidaço pela mina, depois de uma transa fenomenal, vira pra ela e diz: - Gatinha, diz que sou o primeiro homem de sua vida. Ela olha bem para ele... – Pode ser! Sua cara não me é estranha.

PREFÊRENCIA – Querida, o que você prefere? Um homem bonito ou inteligente. – Nem um, nem outro. Você sabe que eu gosto de você.

CERVEJA – Cirivildo sentado na varanda com Tedevira, diz – Eu te amo. Ela pergunta – É você ou a cerveja falando? – Sou eu falando com a cerveja.

FRASES DO GRANDE MILLOR – Os analfabetos têm falta de vitaminas ABC. A esperança é a última que mata. A vida seria muito melhor se não fosse diária. Ele era muuuuito bom, né?!

PROGRAMÃO – Um bom programa em Sampa é visitar espaços culturais e museus e depois tomar um bom café ou almoçar no próprio local. O MAM (Museu de Arte Moderna) tem um restaurante com vista para o Jardim das Esculturas, no Ibirapuera. A Pinacoteca, uma cafeteria com mesas no Jardim da Luz. O MASP (Museu de Arte de S. Paulo), um bom restaurante no subsolo. O Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, um misto de cafeteria e restaurante, o Santinho. Fica na R. Coropés, 88, Pinheiros (uma ruela, travessa da Av. Pedroso de Morais). Nada como cultura para a cabeça e boa comida para a pança.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br