Café Minuto - 08/04/2022

 

AÇÕES MARAVILHOSAS – Enquanto você lê esta nota, está acontecendo boas ações em várias partes do mundo. Sem divulgação da mídia. Fazer o mal é fácil. Já o bem... Mais difícil. A Noruega decidiu não perfurar poços de petróleo nas Ilhas Lofoten – com milhões em reservas de petróleo – para preservar o ecossistema das ilhas. A Lei de Espécies Ameaçadas fez aumentar em 980% a população de tartarugas marinhas, quase ameaçadas de extinção. A Holanda põe nos telhados das paradas de ônibus flores e plantas para abelhas. Construiu 5 ilhas artificiais para a conservação de pássaros e plantas. Já existem 30 mil pássaros nas ilhas e 120 espécies de plantas crescendo. Em Roma, pode-se pagar a passagem de metrô com garrafas plásticas. Já foram recolhidas 350 mil. A Califórnia restringe a venda de cães, gatos e coelhos em lojas para que as pessoas possam trazer pets de abrigos. Agricultores de arroz em todo o mundo estão usando patos em vez de pesticidas. Patos comem insetos e beliscam ervas daninhas sem tocar no arroz. O Canadá promulgou uma lei proibindo o uso de golfinhos como entretenimento em parques. A Islândia é o primeiro país do mundo a legalizar a igualdade salarial entre homens e mulheres. Circos alemães em vez de animais usam hologramas para protegê-los e impedir sua exploração. Robô submarino LavalBot semeando o fundo da Grande Barreira de Corais com corais microscópicos cultivados especificamente para restauração do ecossistema. 4855 pessoas fizeram fila por horas na chuva para testar células-tronco para salvar a vida de um garoto de 5 anos. Uma aldeia na Índia celebra o nascimento de cada menina plantando 111 árvores. 350 mil já foram plantadas. A proibição de caçar baleias jubarte fez nascer 25 mil novas jubarte. Satélites da Nasa registraram que o mundo se tornou mais verde do que há 20 anos. 

O TAPA – Semana passada não teve Café. Meu fornecedor me deu chapéu e não entregou.  Naquela semana teve o Oscar que bombou no mundo todo. Will Smith deu uma porrada na cara do apresentador Chris Rock, que apesar do nome gosta de Jazz, pela piada que fez com a Alopecia, doença da mulher de Will. O fato mesmo é que a Pfizer patrocinou o Oscar. E... combinou com Will e Chris Rock a cena do tapa, pagando a eles uma nota alta. Porém muitos acreditam que o tapa foi verdadeiro. Até no Google há as duas versões: foi marmelada e foi verdadeiro. Será que o apresentador iria contar uma piada com a mulher de Will? Tem que ser jerico pra fazer isso. E depois Will Smith levantar e dar um tapão no cara num evento transmitido para os EUA e o mundo todo? Não tem lógica! Só com muito dinheiro. Visto assim é provável que tenha sido armado pela Pfizer para divulgar o medicamento apresentado e patenteado dias antes contra a Alopecia. Para não dar na vista, no dia seguinte Will Smith pediu desculpas pelo que fez, se arrependeu. Eu acho que teve maracutaia combinada nisso. Aproveitando Alopecia é calvície, ausência, rarefação – menos fios de cabelo – queda transitória ou definitiva dos cabelos ou pelos do corpo.  

NÃO MENTE – Madame Caciterina, muito elegante, estava num voo vindo da Suíça. Ao seu lado estava um simpático Padre com quem conversava. A certa altura perguntou a ele – Desculpe-me Padre, posso lhe pedir um favor? – Claro, minha filha, o que posso fazer por você? – Eu comprei um novo modelo de secador de cabelo muito caro. Ultrapassei os limites da declaração e estou preocupada com a Alfândega. Se barram meu secador vou perder um aparelho único no Brasil. Será que poderia levá-lo debaixo de sua batina? Ele não é grande, não vai atrapalhar o Senhor. O Padre – Sim posso, minha filha. Mas você deve saber que eu não posso mentir. – O Senhor tem um rosto tão sereno, irradia honestidade. Estou certa que eles não farão nenhuma pergunta. E lhe deu o secador. O voo chegou a S. Paulo. Quando o padre passou foi barrado e o fiscal perguntou se ele tinha alguma coisa além do limite. Ele respondeu – Do alto de minha cabeça até a faixa na minha cintura não tenho nada a declarar, meu filho. Achando a resposta estranha o fiscal perguntou – E da cintura para baixo, o que o Senhor tem? Eu tenho um equipamento maravilhoso, destinado ao uso em especial para as mulheres, mas que nunca foi usado. Caindo na risada, o fiscal exclamou. – Ok Padre! Pode passar. O próximo... A inteligência faz a diferença. Não é necessário mentir.  As perguntas têm várias formas de serem respondidas.   

LYGIA – Uma homenagem a Lygia Fagundes Telles, que partiu no domingo passado, aos 98 anos. Foi um dos grandes nomes da literatura brasileira que marcou uma geração de bons escritores. Foi ganhadora do prêmio Camões em 2005, o maior prêmio da literatura em língua portuguesa e venceu o Prêmio Jaboti por 4 vezes. Fez parte da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras. Sua obra conta com títulos memoráveis como Antes do Baile Verde, As Meninas, Ciranda de Pedra, O Jardim Selvagem, entre muitos outros. Lygia captava a psicologia dos personagens através da narrativa para encontrar o que existe de mais profundo no ser humano. Seu primeiro livro foi de contos Praia Viva de 1944, foi difícil encontrar um editor, que recusavam a publicação. Depois corriam atrás dela para publicar seus livros. Uma grande escritora que deixa um grande legado na literatura. Vá em paz Lygia. Será bem recebida nos céus. 

SUPERIATE – Gosto de iates. É uma casa na água, com muito conforto. Um barquinho de 100 metros estaria ótimo para mim. Pois é! Entre as sanções contra a Rússia, na guerra contra a Ucrânia, uma delas é aprender bens dos oligarcas russos, amigos de Putin. Na Itália, em Trieste, o superiate de 140 metros, maior que um campo de futebol com 120 metros, de Andrei Minichenko, que entrou na lista das sanções da União Europeia foi “garfado” Ele é blindado e avaliado em 530 milhões de euros – 3 bilhões de reais. O super tem uma cápsula para observação subaquática e é um dos maiores iates do mundo segundo informações do fabricante alemão. O bilionário é magnata do carvão e fertilizantes, provável que seja fornecedor do Brasil, teve seus bens congelados, levaram todos para o Alaska, e seu visto não foi mais visto, sumiu! O Sailing Yatch A – SY A – conta com dois helipontos e dezenas de antenas parabólicas. Andrei adora TV. Possui uma piscina com cobertura retrátil que ativada vira uma pista de dança. Tem academia completa, banheiros adornados com ouro. Mau gosto, ouro num lugar que se faz merda. Tem um sistema híbrido diesel elétrico. O SY A faz parte de um grupo de 14 superiates com mínimo de 140 metros. Então esse é dos “menores”.   

VENCEDOR? – No Ritmo do Coração foi o “pequeno” vencedor do Oscar desse ano. Que mancada da Academia sô! Todos os outros indicados eram bem melhores do que esse. Ruby, 17 anos, é a única pessoa que entende sua família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações. Com Emília Jones, Eugenio Derbez, Troy Kotsur (Oscar de coadjuvante). O filme é um desastre. Piegas, cheio de clichês, assistencialismo barato com ato de caridade. Parece uma produção de streaming, ideal para a Sessão da Tarde. Eu não vou ver e não recomendo. Mas cada um é cada um. Tem gente que pode gostar. Sem pipoca para não engasgar. 

COINCIDÊNCIAS Abrahan Lincoln e John Kennedy foram dois presidentes dos EUA que morreram assassinados. Bem e daí? Lincoln foi eleito em 1860 e Kennedy em 1960. A secretária de Lincoln chamada Kennedy o advertiu para não ir ao teatro. A secretária de Kennedy chamada Lincoln o advertiu para não ir a Dallas. Ambos foram mortos numa sexta-feira e na presença das esposas. Os dois foram baleados por trás com tiros na cabeça. Lincoln foi morto na sala Ford do teatro Kennedy. Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln. Tá vendo quantas coincidências? Ou foi acaso?

PERDOE SEMPRE - Ao se aproximar do balcão da recepção de um hotel, Seu Anteruccio ao virar-se de repente esbarra seu cotovelo no seio de uma loiraça linda ao seu lado. Sem graça, ele se desculpa – Mil desculpas. Se seu coração for macio como seu seio tenho certeza que me perdoará. A loiraça lisonjeada responde – Se seu pinto for duro como seu cotovelo meu apartamento é o 148. Isso sim que é perdão!!!          

LISTAS De CASAMENTO: Lojas Americanas, M. Martan, Boa Ideia, Nova Magazine. BODAS DE PRATA (25 anos) – Casas Pernambucanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Tanger. BODAS DE OURO (50 anos) – Drogasil, Droga Raia, Drogaria S. Paulo, Rede Central, Drogaria Coração de Jesus. BODAS DE BRILHANTE (75 anos) Muleta, Bengala, Cadeira de Rodas, Fraldão – BODAS DE ÁLAMO (90 anos) – Funerária Higienópolis, Funerária Novo Mundo, Funerária Monsenhor Albino. BODAS DE JEQUITIBÁ (100 anos) Cemitério N. S. do Carmo, Cemitério N. S. de Fátima, Cemitério Monsenhor Albino.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br