CAFÉ MINUTO - 07.07.23

VIDA MELHOR – Nada mudou de 1990 até hoje. Continua a fome, a miséria, desigualdades, devastações, revoluções... Porém, apesar dessa balburdia, a vida das pessoas melhorou. Quer saber? A expectativa de vida era de 65,7 anos, hoje é de 70 anos; A mortalidade infantil caiu de 60,7 por 1.000 nascidos para 41; aumentou o consumo de proteína animal em 30%; antes, apenas 49% da população tinha saneamento básico, hoje são 63%; o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) cresceu em todos os países desenvolvidos e emergentes. Como veem, a coisa não é tão feia, mas continua feia. O problema é que com a população da Terra crescendo, vai ficando cada vez mais difícil as melhorias. Se a China e a Índia, em hipótese, chegarem a ter padrão de vida de país desenvolvido, o planeta entra em colapso. E aí... Piora o que estava bom. E o que estava ruim então?

DEUS – depois de criar o homem, chamou-o e disse: - tenho duas notícias para dar, uma boa e uma má. – Senhor, dá-me primeiro a boa. – Fiz-te com dois órgãos importantes, o cérebro e o pênis. – Legal! Responde o homem. E qual é a má? – Deus diz: - o sangue é pouco, vai funcionar um de cada vez!

A LÁPIDE – Carguelho sabia que não ia durar muito, por isso tratou de deixar sua lápide pronta. Mas não imaginava que quando se fosse sua lápide ganharia o concurso de a mais visitada dos cemitérios. Nela, dizia o seguinte: 5 regras a seguir pelo homem para uma vida feliz, como a que eu tive. 1. Importante ter uma mulher que cuide bem da casa e trabalhe fora. 2. Importante ter uma mulher que esteja sempre alegre e te faça rir. 3. Importante ter uma mulher que seja de absoluta confiança. 4. Importante que goste de sexo e de estar com você. 5. E o mais importante: que essas 4 mulheres nunca se conheçam, ou podes terminar como eu.

DIETAS – De tempos em tempos aparece uma dieta milagrosa, que realmente emagrece. Mesmo assim, estuda-se um jeito de comer quase nada para emagrecer mais ainda. A ideia e a pessoa ficar tão magra que de frente parece que está de perfil. E de perfil parece que foi embora. A primeira experiência não deu muito certo, era comer matinho e beber água. E com isso a pessoa voltava a comer como antes e engordava de novo. Era a dieta da bobagem. Bem, depois disso, os que não tem muito o que fazer, concluíram que para manter a linha, era só andar com um carretel no bolso. E que podia comer de tudo. Seria a dieta do bom-senso, diminuindo a quantidade de comida. Por exemplo, um bife pequeno por semana, uma colher de arroz num dia, no outro uma concha pequena de feijão, 4 batatas fritas a cada 3 dias, dois bolinhos por semana, filé de frango dois por semana. Frutas, verduras e legumes, liberado três dias por semana. Mas só uma fruta, uma verdura e um legume. Recomenda-se antes de entrar nessa “robada”, consultar um endocrinologista ou nutricionista.

A VOLTA – Eufroselho voltava de viagem a trabalho e toma um táxi no aeroporto. Papo vai, papo vem... e ele conta que desconfia estar sendo traído por sua mulher. O motorista diz – Doutor, vamos dar um flagra na sua mulher. Eu entro com o senhor na sua casa e se ela estiver com outro eu sou testemunha. Ao chegar a casa entram silenciosamente e dirigem-se até o quarto do casal. Eufroselho abre a porta rápido, acende a luz, arranca a coberta da cama e lá está sua mulher e um cara, ambos pelados. O marido puxa a arma e encosta na cabeça do homem. A mulher grita: - Não faça isso! Eu menti pra você sobre a herança de meu pai. Foi esse homem que comprou a Mercedes que dei a você. Essa casa e a da praia foi ele quem comprou. Nossa viagem anual a Europa é ele que paga, a faculdade dos meninos também. Perplexo, o marido baixa a arma, olha para o taxista e pergunta: - O que você faria? – Doutor, cobre logo ele antes que pegue uma gripe.

COMER INSETOS - Na Ásia, faz parte da alimentação de vários países. Aqui, depois que a ONU sugeriu come-los para combater a fome será complicado. Mas é bom ir se acostumando. Que tal um creme de piolho, larva de besouro ao alho e óleo, macarrão com grilo, canapé de barata? Essas receitas são de um cara, criador de insetos, que fabrica farinha deles, rica em proteína, para o preparo de ração para aves e répteis. Inseto! Um dia ainda você vai comer.

CERVEJA – Arcolindo trabalhava numa cervejaria no setor de manutenção. Embora feliz no seu trabalho, seu sonho era ser um degustador de cerveja, que adorava. Um dia, no turno da noite, Arcolindo caiu num tonel de cerveja. Pela manhã encontraram-no afogado. Consternação geral. Um amigo pergunta – Meu Deus! Será que ele sofreu? O encarregado da segurança diz – Acredito que não. As imagens da câmara mostram que ele saiu três vezes do tonel pra fazer xixi.

PIZZA – Quem não gosta da redonda. Eu por exemplo, sou capaz de comer pizza um dia sim e outros seis, não. E quem mora em S. Paulo é um privilegiado: saboreia a melhor pizza do Brasil e paga a pizza mais cara do planeta – 48 reais, em média, a Margherita grande. É o resultado da pesquisa da Ernest & Yong Terco, em diversas capitais, no exterior e no Brasil. Exemplos: em N. York, a redonda custa 36 reais; Tóquio, 33; Miami, 31; Buenos Aires, 28; Paris, 26; México City, 23 reais. Nas capitais brasucas: Rio, 45 reais; Brasília e Curitiba, 41; Salvador, 39; Recife, 33; Fortaleza, 30 reais. Em Nápoles, berço da pizza, a individual custa 13 reais (lá só servem nesse tamanho). Ê terrinha cara a nossa sô!

LIVROS – A literatura como parte da cultura também tem seus lançamentos arrasa-quarteirão, como o cinema. É o caso de “Inferno”, de Dan Brown. Autor de sucessos como Código Da Vinci e Anjos e Demônios, já vendeu 200 milhões de livros, em 52 idiomas. Não por acaso, viraram filmes, como Inferno. Trama vertiginosa, com muita ação, contendo todos os ingredientes de seus livros anteriores: conspirações, organizações secretas, códigos, símbolos, cidades históricas... O título, Inferno, vem da Divina Comédia, de Dante Alighieri, que é o centro da trama. É daqueles livros bons de ler. Quando se começa quer se chegar logo ao fim. Vai nessa e deixe a TV de lado.

LETRA C – Sabia que quase tudo que vicia começa com a letra “C”. A começar pelas drogas: Cigarro, Cocaína, Crack, Maconha... Ops, cadê o “C”? Ué! Seu nome científico é Cannabis Sativa. E as bebidas que viciam? Cachaça, Cerveja, Café, Chimarrão, Coca Cola... Não por acaso, Pepsi não vicia. Computador, Celular, vicia. Chocolate? Como vicia! Alimentos com muito sal ou açúcar também podem viciar. Mas como se não tem “C”? Sal é Cloreto de Sódio, açúcar é extraído da Cana. E sexo também pode ser viciante. Mas não começa com “C”. Sexo é o nome da conformação orgânica que distingue o homem da mulher. Ato sexual chama-se Coito. Mas tem uma coisa que começa com “C”, que seria um vício benéfico, mas infelizmente não vicia: Cultura!

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br