Café Minuto - 05/08/2022

 

E FEZ-SE JUSTIÇA – Demorou 27 anos para os herdeiros do 'Poetinha' Vinícius de Morais fecharam um acordo com a União, pondo fim a um processo protocolado pelas filhas de Vinícius em 1994. A Justiça decretou uma indenização de R$ 3,4 milhões por danos morais e materiais causados a Vinícius durante o regime militar. A ação foi movida devido ao afastamento do 'Poetinha' do Itamaraty onde ele era diplomata desde 1943. Foi perseguição política, por conta do AI 5. Vinícius foi exonerado em 1969 e aposentado compulsoriamente. O valor da indenização foi definido com base no valor que Vinícius deixou de receber pelo afastamento da carreira diplomática. O pagamento, através de precatório, é dívida do governo e deve ocorrer até o fim de 2022. Vinícius recebeu a notícia de que foi exonerado a bordo de um navio e chorou muito. Ele adorava o Itamaraty. Morreu em 1980 e 18 anos depois a Justiça Federal o anistiou e Vinícius foi reintegrado ao corpo de diplomatas brasileiros.     

BAIXO ASTRALEstá macambuzio? Sente-se nauseabundo? Seus amigos dizem que você anda sorumbático. Relaxe! Dê um tempo na mesmice: cerveja, churrasco no fim de semana, TV com os programas de sempre... Que tal um bom livro? 'Justiça A Qualquer Preço' de John Grisham, escritor de vários best sellers, com ação e aventura de um grupo de estudantes de Direito enrolados com um operador sinistro de investimentos. Ou um filme? Aventura, a série Piratas do Caribe é a pedida; Ação, a série X Men; Comédia, Deadpool 1 e 2. Na dúvida veja os três no streaming. Tudo isso dá pra relaxar. Mas você continua no mesmo lugar. O bom mesmo é uma viagem de férias pra sair da rotina. Conhecer novos lugares, sem hora pra nada. Não tem melhor! Muita rotina nos deixa apáticos. Bom também é descolar um fim de semana, um feriadão e vá para estrada. Garanto que você não ficará soturno. 

 

PRIMEIRO DIA Seu Zé, 74 anos, primeiro dia na Escola de Informática para idosos. Windows 10: Digite sua senha. Zé. Windows 10: Desculpe a senha não pode ser seu nome. Zé: zi. Windows 10: A senha deve conter pelo menos 6 caracteres. Zé: pepinos. Windows 10: Desculpe a senha deve conter pelo menos um número. Zé: dois pepinos. Windows: A senha não pode conter espaços. Zé: doispepinosdemerda. Windows 10: A senha deve conter ao menos uma maiúscula. Zé: doispepinosDeMerda! Windows 10: Pontuação não pode. Zé: doispepinosdemerdaparaquevoceenfienaquelelugarseufdp. Windows 10: Desculpe, essa senha já existe.             

CINEMA NO SOFÁ – 'Era Uma Vez O Oeste', de 1968, foi selecionado em 2009 para preservação no Registro Nacional de Filmes dos EUA, pela Biblioteca do Congresso, como “cultural, historicamente e esteticamente significativo”. Sérgio Leone, o diretor, fez uma obra-prima, uma aula de cinema. É considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.  Rivaliza com outras obras irmãs, tias, avós... como Cidadão Kane e O Poderoso Chefão... A trama é centrada em 4 protagonistas: a ex-prostituta, a maravilhosa Claudia Cardinale e sua beleza deslumbrante; o bandido Cheyenne, Jason Robards; o pistoleiro de aluguel e vilão, Henry Fonda e um homem misterioso, Charles Bronson que está sempre com uma gaita. Os quatro se encontram por causa de terras que valem muito dinheiro, os trilhos do trem vão passar por elas. Ela pertence a um homem, com quem Claudia se casa e vai ao encontro dele. O homem e família são mortos por causa dessas terras e Cláudia é a herdeira. Um filme atemporal, de faroeste falando de outros filmes de faroeste. Dos 4 protagonistas, Claudia Cardinale é a única viva no esplendor de seus 84 anos. Produção dos EUA, Itália e Espanha. Disponível no streaming e DVD. Pipoca é pouco para esse filme.           

CURTINHASE engraçadinhas. O que é um cigarro de maconha feito em papel de jornal? R. Baseado em fatos reais. Qual é o fim da picada? R. Quando o mosquito vai embora. Qual o vinho que não tem álcool? R. Ovinho de codorna. O que é uma molécula? R. Uma meninola sapécula. O que um cromossomo disse para o outro? R. Oh! Cromossomos felizes! Como as enzimas se reproduzem? R. Fica uma enzima da outra. O que um canibal vegano come? A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna. Por que as estrelas não fazem miau? R. Porque astro-no-mia. O que o espermatozoide falou para o óvulo? R. Deixa eu morar com você porque minha casa é um saco! Como se trata olho gordo? R. Com colírio diet. Como o elétron atende o telefone? R. Próton! Qual o doce preferido do átomo? R. Pé-de-molécula. Qual a parte do corpo que cheira bacalhau? R. O nariz. Quanta bobagem, hein!!!     

PROPOSTAEumigia propõe a Neutrelino, seu marido, uma brincadeirinha. Quais seriam as pessoas que cada um gostaria de ter uma aventura sexual. Eumigia foi logo dizendo: George Cloney, Brad Pitt, David Beckham, Cristiano Ronaldo e Antonio Banderas. Neutrelino respirou fundo e disse – Você foi longe, não dá pra mim concorrer com nenhum. – Adoro todos eles, responde Eumigia. E você quem escolheria? Neutrelino escolhe a prima dela, a professora de dança da filha, a vizinha do 508, a melhor amiga dela e a moça da padaria. Isso comprova que os homens são simples, humildes e sem ostentação. 

HERÓI BONZINHONão existe. Eliot Ness quando prendeu Al Capone não pediu ajuda num convento. Recorreu aos maiores “desajustados” de Chicago. O nazismo quando começou a se espalhar pela Europa, não foi resolvido com jantares. Foram à luta, se defenderam deles e os liquidaram. Quando os caprinos começaram a ser dizimados por lobos, não ensinaram as ovelhas a correrem rápido. Criaram cães fortes e violentos para combatê-los. É assim que o mundo funciona, o mal não pode ser combatido com o bem. Esse negócio de herói montado em cavalo branco, voando com a cueca por cima da calça, mascarado com capa é ficção. Heróis têm sangue nas mãos, na maioria psicopatas, que por ironia acabaram do lado certo. Ou você acha que um policial que sobe no morro, com armamento inferior aos traficantes para defender a sociedade que o odeia, por salário de fome, tem parafusos na cabeça? Os normais não mudam o mundo, salvo raríssimas exceções. Utopia é bonita nos contos de fada. O Cristianismo, por exemplo, só “dominou o mundo” depois que Constantino, imperador de Roma se converteu e tornou a religião oficial no Império Romano que detinha poder e armas.  

VOLÁTILQuirquilena – vai se casar e antes vai se confessar. Padre a semana passada encontrei um velho amigo, rolou um clima e fomos para um motel. Sou muito volátil padre. – É volúvel minha filha. – Na semana anterior meu chefe me deu uma carona e acabamos indo para seu apartamento. Sou tão volátil!! – Já disse, é volúvel filha. São esses os seus pecados?? – Tem mais padre. Nessa semana, meu primeiro namorado, amigo da família, foi em casa, eu estava sozinha e... Como despedida fomos para meu quarto e aconteceu padre. Sou tão... vo... Como é mesmo padre? – Biscate, minha filha, biscate!!

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br