Café Minuto - 04.08.23

CONSELHOS – Para o pessoal que tem mais passado que futuro. 1. A vida não é justa, mas ainda é boa. 2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, e pequeno. 3. Seu trabalho não cuidará de você quando ficar doente. Somente que te ama. 4. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente. 5. Nunca é muito tarde para ter a segunda infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta. 6. Acenda velas, use lenços bonitos, use lingerie chic, ele pijama novo. Não guarde isso para uma ocasião especial. Fazer amor é sempre dia especial. 7. O órgão sexual mais importante é o cérebro. 8. O que as pessoas pensam de você não é de sua conta. 9. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo. 10. Não se leve tão a sério. Ninguém faz isso. 11. Envelhecer ganha da alternativa – morrer jovem. 12. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta. 13. Tudo o que verdadeiramente importa é o que você amou. 14. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

BEIJO – Quando nossos avós imaginavam um beijo gay na TV... Mas o tempo faz mudanças na moral, nos costumes, na aceitação das diferenças... Hoje é possível a união legal de duas pessoas do mesmo sexo. Daí o beijo gay na TV. E finalmente aconteceu no último capítulo da novela. Como foi o primeiro, choveram opiniões e comentários. A partir daí será normal, como já é hoje nas ruas. Porém, a diferença entre os homens sempre existirá. A homossexualidade é proibida em alguns países mulçumanos. No Irã, a pena para a prática do homossexualismo é a forca. O paradoxo é que eles aceitam os transexuais e o governo subsidia a mudança de sexo para os gays. Lá nada de ficar em cima do muro, tem que assumir de vez.

FAMOSO – O Riviera Bar, em S. Paulo, foi inaugurado em 1949, no térreo de um edifício modernista, o Anchieta, na esquina da Av. Consolação, com a Av. Paulista. São 74 anos de existência, Em 2006 após enfrentar grandes problemas financeiros, fechou as portas até 2013, quando foi reaberto por dois nomes da noite de SP. Em 2019, o comando passou para o grupo Fábrica de Bares, dono de outros bares ícones, como o Bar Brahma. Na fase da pandemia Covid 19 também foi fechado. Marcou gerações, era um ponto agitado entre artistas, intelectuais, militares, boêmios e vários etc. Recebeu grandes nomes como Chico Buarque, Toquinho, Elis Regina e Vinícius de Morais. Hoje continua recebendo os antigos frequentadores, e vai se modernizando, funcionado 24 hs, recebendo novos frequentadores. O público vai mudando.

VELA – Bastiana, mulher do Zé Bigorna, caminhava pela rua, em Cabrobró, quando encontra o padre. – Bom dia. Você não é a Bastiana que casei há três anos na paroquia da Cangalha? – Sim padre. Não me lembro de batizar nenhum filho seu! – É que... Eu... Não tive nenhum filho ainda, padre. – Vou viajar ao Vaticano. Posso acender lá uma vela por você e seu marido para que recebam a benção de poder ter filhos. – Oh padre, muito obrigado! Ficaremos agradecidos. 10 anos se passaram e um dia se encontraram novamente. – Bastiana?! Como vaaai?! Conseguiram ter filhos? Oh, sim, padre! 2 pares de gêmeos, 1 trigêmeos e mais 4... E estou grávida do 12º. – Bendito seja o senhor... Que maravilha! E onde está seu marido? – Foi pro Vaticano pra ver se apaga a maldita vela!

WHISKY – Whiskeyros, estão usando na culinária o whisky. Pratos, lanches e sobremesa estão no cardápio de alguns restaurantes, bares e doceiras. Que tal um estrogonofe de carne flambada no whisky com talharim na manteiga? Ou um hamburguer com queijo misturado no Jack Daniel’s? E uma sobremesa, um brigadeiro com whisky? E um milk-shake com Chivas Regal? Para acompanhar esses pratos, um boa dose de Jack Daniels ou Johnnie Walker, quem sabe um Ballantines, e tem o ótimo Old Parr também. Culinária whiskeira: Feet Food – Rua Arthur Azevedo, 517, Pinheiros. General Prime Burguer – Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim. Buddies Burguer & Bier, Rua Clodomiro Amazonas, 56, Itaim. Para acompanhar seu whisky, escolha um dos pratos. Peça uma pequena porção para não atrapalhar o whiski.

LIVROS – Eu sempre gostei de ler. Li muito!!! Quando não tinha o que ler, lia bula de remédio, rótulo de produto, folheto de propaganda, jornal de ontem, de antes de ontem, lista de preços... Hoje tô me dedicando a escrever contos e outras bobagens. Bom, aproveito para dar uma lista dos melhores livros de todos os tempos. Ela foi feita por literatos, críticos, escritores e por mim, que escrevi. Vamos lá. Ulisses, de James Joyce, Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Proust, O Processo, de Kafta. A Montanha Mágica, Thomas Mann (sua mãe era brasileira). O Som e a Fúria, de William Faulkner, Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa... Quantas pessoas já leram ao menos um clássico da literatura? 3% da população? Quem não leu nenhum deles comece por autores mais fáceis de ler, de acordo com sua performance, seu gosto: romance, aventura, biografia, autoajuda, policial, suspense, humor... Quanto mais se lê, melhor, e com o tempo dá para encarar um desses clássicos. Ler, o melhor remédio para a alma.

PRESENTE – Espera-se que o presidente não repita o que fez em gestões passadas. Presenteou com 682 milhões de dólares Cuba – dinheiro nosso, saiu de nosso bolso. Negócio considerado secreto, na época. Quanto não se poderia fazer aqui com essa grana?! E o governo investiu apenas 15,5 milhões de dólares em nossos portos, dos 218 milhões previstos. O porto de Santos, o maior do Brasil sempre trabalhou acima de sua capacidade e assoreado impedindo a atracação de grandes cargueiros. E as nossas estradas e aeroportos como fica? Como sempre tiveram, uma merda.

PROMOÇÃO – Um posto em Coimbra, Portugal, anuncia uma promoção: encha o tanque de seu carro e concorra a uma noite de sexo. Manuel enche o tanque e participa da promoção. O dono do posto então diz: diga um número de 1 a 10. Se for o que eu estiver pensando o senhor ganha. Manuel diz 8. – Errou. Eu pensei o número 4. Uma semana depois Manuel está de volta e diz o número 7 e o dono do posto diz que pensou o número 3. Depois de várias semanas indo ao posto e sem acertar, ele encontra o amigo Joaquim e comenta sobre a promoção do posto. – Acho que o gajo está a enganar a gente Joaquim, não consigo acertar. – Deixa de ser desconfiado Manuel, só na semana passada minha mulher acertou 3 vezes.

USP – Nossa melhor universidade, a USP, fará 90 anos. Criada em 1934, pelo governador Armando Salles de Oliveira, tem hoje 8 campus, 88.000 alunos, 6.000 professores, 183 cursos de graduação e 239 de pós. Um gigante da educação no Brasil, em quantidade e qualidade, apesar de constantes protestos e greves de radicais

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br