Café Minuto - 03/06/2022

TEM SALVAÇÃO? O mundo vai mal, obrigado. E os indícios são de que pode piorar. Já estamos sentindo os efeitos da devastação sistemática dos recursos naturais do planeta, que estão chegando no limite. A temperatura está subindo ano a ano. Taí o efeito estufa provocando alterações climáticas: secas, chuvas, calor, frio, furacões, ciclones, tempestades de neve, calotas polares derretendo. E para ajudar surge o corona. É o fim? Minhas filhas no começo dos anos 80, com 6 e 8 anos, já falavam em poluição e meio ambiente... Uma nova geração que surgiu tomando consciência sobre o futuro do planeta. E o que é feito? Muita coisa: aumentou a poluição, a emissão de gás carbônico, a destruição ambiental. Boa parte disso se deve ao estilo de vida, onde o consumismo é incentivado, onde o individuo é valorizado pelos seus bens e sua capacidade de adquirir mais bens. Governos se reúnem para discutir o assunto, Tratado de Kioto, Acordo de Paris... Sim, discutem... discutem, aprovam-se ações, prometem contribuir para impedir o desastre e... nenhuma ou pouca medida é adotada. Muita retórica e pouca ação.       

JÁ PENSOU NISSO?Quantas pessoas já viveram em nosso Planeta até hoje? Que raio de cálculo para chegar a esse número? Existe uma associação, órgão, sei lá o quê... que faz esse cálculo, Population Reference Bureau (PRB) – Escritório de Referência Populacional, em Washington – EUA. Publicaram pela primeira vez, em 1995, esses números. Gostaram da brincadeira e sempre atualizam a contagem. Para complicar e mostrar a grandeza da coisa, para cada pessoa viva atualmente, há outras 14 que já viveram. Significa que a população global hoje corresponde a 7% de todos os Homo Sapiens que já passaram pela Terra. E que metodologia o PRB usa nos cálculos? Eles explicam que a contagem começa por volta de 50 mil anos atrás, baseados num documento da ONU – Determinants and Consequences of Population Trends. Uma ressalva, 99% desse período não tinha documentação demográfica. Calcular as pessoas que já viveram é parte ciência, parte arte, parte falta do que fazer, esclarecem os especialistas. Para essa “loucura” de imaginação estatística o ponto de partida é saber o tamanho da população humana em diferentes períodos e saber o tempo, em média, que cada habitante permanecia vivo. E tem outros cálculos complexos. Dizem que eles têm uma máquina do tempo e mandam pesquisadores ao passado. Chega de papo furado, vamos ao que interessa. Já viveram aqui até hoje 108.760.543. 790. Quase 109 bilhões de “Homus Sabidus”, incluindo eu e você. 

ESTRATEGISTA – Carlão para o caminhão em frente ao armazém de seu Nagib e pergunta – seu Nagib tô com um caminhão de arroz sem nota pela metade do preço, o senhor aceita? – Claro que Nagib aceita! Chama o filho – Kaled vai bra esquina e se abarecer fiscal vem correndo avisar babai. Começam a descarregar. Depois de um tempo surge Kaledinho. – Babai! Fiscal vem vindo! – Bara tudo e volta a carregar, gritou Nagib. Chega o fiscal – Venda grande não é seu Nagib? – Ôh Ôh!!! Melhor venda do ano que Nagib feiz! – Isso aí tem nota? – Ainda não tem nota borquê Nagib está esberando carrega bra ver quanto mercadoria cabe na caminhon... Daí Nagib tira nota. – Não pode, diz o fiscal. A nota tem que ser emitida antes de carregar! – Ah!... Então bara tudo. Nagib non que brobrema com receita! – Volta, volta, descarrega tudo caminhon e guarda lá no depósito!!!   

ASSISTA EM CASA Wagner Moura deu um chapéu nas novelas e foi trabalhar nos “States”. Tá se dando bem. Já ganhou respeito internacional.   Eu gosto dele como ator. Mas ... É um senhor esquerdista. É preciso saber distinguir o profissional de sua pessoa. 'Iluminados' é uma série em que ele é o protagonista. Instiga a curiosidade logo no início. Wagner é um jornalista que trabalha em Chicago. Tem problemas com o álcool, mas é um bom profissional dedicado a investigar crimes violentos que podem estar acontecendo há muitos anos. A arquivista do jornal onde Moura trabalha poderia ser uma vítima fatal do assassino, mas conseguiu sobreviver de algum modo. A narrativa é confusa propositalmente para provocar quem assiste e ter atenção para reparar em detalhes importantes. Há idas e vindas no tempo com o misterioso serial killer. Ele é um viajante do tempo que usa seu poder para assustar e matar suas vítimas. Em exibição no Apple TV. Bom divertimento e sustos.    

A MAIS ANTIGAEssa conversa interessa aos cervejeiros e a mim: Cerveja!!! Sabe qual é a cerveja mais antiga do mundo? Existem registros que os egípcios já consumiam uma bebida próxima a cerveja há 6 mil anos. Ela se tornou popular há uns 2 mil anos, devido ao Faraó Ramsés, que gostava de uma cervejinha no fim da tarde. Ficou conhecido como Faraó cervejeiro. Na China descobriram evidências de produção de cerveja há 5 mil anos, Os Li Chi Chuan eram chegados numa cerva também. Em 2018, pesquisadores em Israel, Haifa, toparam com um lugar onde seria feita cerveja, encontraram resquícios de trigo e cevada, recipientes e apetrechos para sua produção há 13 mil anos passados. E hoje é considerada a cerveja mais antiga do mundo. A história da cerveja é mais antiga do que andar pra frente. Começa na Idade Antiga, mas foi na Idade Média que ela se popularizou. As cinco marcas de cervejas, da Idade Média, consideradas as mais antigas, são alemãs. A primeira surgiu em 1040, a segunda em 1050, a última delas, a quinta, em 1340. E são fabricadas até hoje! No Brasil até 1808 não tinha cerveja. Portugal proibia para não fazer concorrência com o seu vinho, que tinha à vontade. Somente com a vinda de D. João VI, um grande cervejeiro, é que chegou a cerveja no Brasil.  

TÁXI Com ou sem pandemia o trânsito em SP continua o mesmo, piorando dia a dia. Os táxis de luxo oferecem serviço 5 estrelas: frigobar, DVD, TV via satélite, internet wireless, notebook, celular... Mas tem passageiro que não curte nada disso, como os mais idosos. Para eles então o banco traseiro transforma-se numa confortável poltrona com lençóis, travesseiros, mantas, pijamas, escova e pasta de dentes, desodorante... E não é difícil que limosines venham a oferecer um serviço para se passar vários dias dentro dela. Eita S. Paulo!!!      

O BURRO Num reino distante, o rei queria pescar. Chamou seu meteorologista e pediu-lhe a previsão do tempo. Depois de fazer suas mágicas assegurou ao rei que não iria chover. A rainha então resolveu acompanhá-lo. No caminho encontrou um camponês com seu burro e disse ao rei que era melhor voltar porque iria chover. O rei disse que seu meteorologista garantiu que não choveria. E foi em frente. E choveu! Muito! Furioso, assim que voltou o rei deu um pé na bunda do meteorologista. Convocou o camponês e ofereceu-lhe o emprego. Este, humilde, disse – Majestade, não entendo nada de meteorologia, mas se as orelhas do burro estiverem caídas, significa que vai chover. Então o rei contratou o burro. Assim começou o costume de nomear burros no governo. Eis a razão de burros ocuparem cargos importantes em qualquer governo.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br