Caçadoras de aventuras

Beth (Christina Ricci) é uma menina que foi criada em Los Angeles e agora acabou de se mudar com a mãe para uma idílica cidade do interior, cercada por montanhas e riachos. Ela detesta a vida no campo. Até que sua rotina se transforma quando conhece uma garota engraçada e desafiadora, Jody (Anna Chlumsky). Elas ficam amigas e partem para explorar as cavernas da Montanha do Urso, em busca de um tesouro perdido.

Clássico da Sessão da Tarde nos anos de 1990, esse filme “family”, como os americanos gostam e chamam, é uma deliciosa aventura para todas as idades, com duas atrizes mirins muito fotogênicas, na época em ascensão, Christina Ricci, a Wandinha dos dois primeiros filmes de “A família Addams” (versões de 1991 e 1993) e Anna Chlumsky, de “Meu primeiro amor” (1991) – elas tinham 14 anos (ambas são nascidas em 1980), depois se tornariam atrizes (mais de filmes independentes); Anna se dedicou a séries televisivas e inclusive morou no Brasil com um ex-namorado brasileiro.

Fácil, fácil de ser adorado, é um passatempo gracioso rodado em bonitas locações montanhosas do Canadá e nos Estados Unidos. Não é só uma aventura de duas meninas em busca de um tesouro perdido, mostra seus problemas pessoais, como a garota que reluta em viver no campo, a outra que tem uma mãe alcoólatra (papel da indicada ao Oscar Diana Scarwid) etc Trata das mudanças para a adolescência, a fase de amadurecimento das meninas que desejam descobrir o mundo e se libertar dos pais, e do espírito aventureiro que muitos de nós temos guardado e nunca exploramos.

Do diretor australiano Kevin James Dobson, que fez pelo menos dois telefilmes de aventura nos anos de 1990 muito conhecidos, “Milagre na selva” (1991) e “Naufrágio no Pacífico” (1992).

“Caçadoras de aventuras” agora pode ser assistido em DVD: a Obras-primas do Cinema o lançou numa boa cópia (no disco apenas o trailer de cinema como extra).

Caçadoras de aventuras (Gold diggers: The secret of Bear Mountain). EUA/Canadá, 1995, 94 minutos. Aventura. Colorido. Dirigido por Kevin James Dobson. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva