Batman Day: o Cavaleiro das Trevas volta aos cinemas

Ontem foi o Batman Day, data marcada pela Warner, dona DC Comics, editora do Homem-Morcego nos EUA, para comemorar os 85 anos de seu personagem mais famoso -, e sim, podemos dizer que Batman se tornou mais famoso e valioso para os donos do copyright do que o Superman, o primeiro super-herói dos quadrinhos.

As comemorações do Batman Day começaram dia 19 e vão até 25 de setembro, com toda espécie de publicações, eventos e cosplays ao redor do mundo, além dos dois filmes que voltam ao cartaz: Batman (1989) e The Batman (2022). A Warner Bros. decidiu reexibir esses filmes icônicos em cinemas selecionados, em Catanduva, no CineX.

Essa é uma ótima oportunidade para os fãs revisitarem a versão sombria e estilizada de Tim Burton e Michael Keaton como Bruce Wayne que, aliás, continuam ambos em cartaz na cidade em Os Fantasmas Ainda Se Divertem.

Batman (1989) é um marco no gênero de filmes de super-heróis, redefinindo a forma como esses personagens são retratados no cinema. A produção apresenta uma Gotham City sombria e estilizada, com uma atmosfera gótica que se tornou a marca registrada de Burton.

Michael Keaton não foi unanimidade ao assumir o capuz do Morcego, mas acabou dando tão certo que até, recentemente, voltou ao papel em The Flash. O grande destaque de Batman, no entanto, foi o vilão: o Coringa, com Jack Nicholson roubando o filme. Quem imaginaria que, anos depois, o personagem teria filme próprio, que renderia mais de um bilhão de dólares de bilheteria? E o novo Coringa chega ao CineX semana que vem, junto com Lady Gaga como Arlequina. A trilha sonora de Danny Elfman e as músicas de Prince também contribuíram para a atmosfera única do filme de 1989.

Muitos anos e filmes do Batman depois, Robert Pattinson assumiu o Cavaleiro das Trevas, em The Batman (2022), de Matt Reeves (Planeta dos Macacos: o Confronto). É um Batman em início de carreira, enfrentando da sedutora ladra Mulher-Gato (Zoë Kravitz), ao Charada (Paul Dano) e Pinguim (Colin Farrell). Com uma abordagem sombria e realista, o filme se destaca por sua atmosfera “noir” e uma narrativa que se assemelha mais a um drama policial dos anos 70 do que de super-herói.

The Batman Parte II só deve ser lançado em 2026. Essa nova franquia tem futuro incerto, com a redefinição do Universo DC nos cinemas, agora nas mãos de James Gunn (Guardiões da Galáxia). Mas é certo que um novo Batman surgirá, e não será o mesmo. Com data ainda incerta, Batman: The Brave and the Bold, provavelmente após 2026 para evitar ter dois Batmans em cartaz no mesmo ano. Se bem que é exatamente o que termos com o relançamento dos filmes antigos.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.