Batman Day continua: o vilão Pinguim, de The Batman, ganha série no Max

A nova série Pinguim no canal de streaming Max (antiga HBO Max), é um mergulho no submundo de Gotham City, a cidade de Batman. A produção é um spin-off do filme The Batman (2022), que retornou ao cartaz esta semana nos cinemas, junto com Batman (1989), como parte das comemorações do Batman Day, o "Dia do Batman", eventos que marcam os 85 anos da criação do personagem mais popular da DC Comics, pertencente ao grupo Warner. 

Protagonizada por Colin Farrell, a produção explora a ascensão de Oswald Cobblepot, mais conhecido como Pinguim, no submundo do crime de Gotham City. No filme e na série, o vilão é chamado de Oz Cobb.

Ambientada logo após os eventos de The Batman, a série o acompanha em sua jornada para se tornar um dos maiores chefões do crime da cidade. A trama se desenrola em oito episódios, mostrando como Pinguim aproveita o caos deixado pelo Charada (Paul Dano) para consolidar seu poder e influência. Ele enfrenta diversos desafios e inimigos, incluindo outros mafiosos e figuras corruptas da cidade.

Colin Farrell está irreconhecível como o Pinguim. Para o papel, ele passou por uma transformação física impressionante, utilizando próteses e maquiagem para se tornar o vilão. Completam o elenco Cristin Milioti como Sofia Falcone, a filha do mafioso Carmine Falcone, tão perigosa como aliada quanto como adversária de Cobb, além de recém-egressa do Arkham, a prisão dos piores assassinos de Gotham. Sal Maroni (Clancy Brown) é um poderoso mafioso rival de Falcone, que representa uma ameaça constante para o Pinguim. A trama se complica quando Alberto Falcone (Michael Zegen), herdeiro da família mafiosa, é morto, deixando um vácuo no poder criminoso, que o Pinguim tenta ocupar. O elenco principal se completa com Victor Aguilar (Rhenzy Feliz), um jovem criminoso cooptado pelo Pinguim, que o ajuda em sua ascensão, como se fosse o seu “Robin”.  

A série se conecta diretamente com The Batman, embora este seja apenas citado na série. Ela explora as consequências do plano do Charada, que inundou Gotham, criando um cenário perfeito para que figuras como Pinguim possam emergir e tomar o controle. A produção também prepara o terreno para o próximo filme da franquia, aprofundando a narrativa e os personagens que serão importantes nas futuras histórias.

O Pinguim, criado nos quadrinhos por Bob Kane e Bill Finger, apareceu pela primeira vez nas HQs em 1941. Ele é conhecido por seu guarda-chuva multifuncional e sua aparência distinta.

O personagem já foi interpretado por vários atores icônicos, incluindo Burgess Meredith na série de TV dos anos 60 e Danny DeVito em Batman Returns (1992). O vilão também já havia aparecido na série Gothan, vivido pelo ator Robin Lord Taylor que, apesar do nome, nada tem a ver com o parceiro do Batman.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.