“Barbenheimer”: o fenômeno que loteou e lotou cinemas

Você já ouviu a expressão “Barbenheimer”? É o união do nome dos dois filmes com a maior bilheteria do ano, Barbie e Oppenheimer. Ambos estão em cartaz em Catanduva, no CineX, no Shopping.

O filme Barbie arrecadou sozinho cerca de 155 milhões de dólares no primeiro final de semana de exibição, enquanto Oppenheimer arrecadou 80,5 milhões. A expectativa é que os dois filmes, juntos, gerariam uma bilheteria de mais de 200 milhões no primeiro final de semana.

O fenômeno “Barbenheimer” é visto como uma possível salvação para a indústria cinematográfica pós-pandemia, que tem enfrentado dificuldades para atrair público aos cinemas. São exceções os filmes como Top Gun Maverick e Avatar: O Caminho das Águas. São filmes com cenas tão impactantes que justificava o público preferir assistir nas telas grandes.

Apesar de muito diferentes entre si, Barbie e Oppenheimer têm recebido uma recepção positiva tanto do público quanto da crítica. Barbie estreou com mais de 90% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes, enquanto Oppenheimer teve 94% de aprovação.

Oppenheimer está atraindo um público que não é acostumando a ir aos cinemas, e exige atenção máxima. Barbie é totalmente fantasioso, baseado na boneca mais vendida no mundo há décadas. Oppenheimer conta a história real do “pai da bomba atômica”, e tem uma profusão de personagens: físicos, militares e políticos em mais de 3 horas de filme, sem contar as discussões científicas, históricas e políticas. Já Barbie, apesar da origem infantil, não é tão “para crianças” quanto se pensa. O filme tem referências e simbolismos diversos, sendo possível classificá-lo como um filme “feminista”.

A expectativa de que os filmes disputariam entre si pela bilheteria, foi inversa. Um filme chamou público para o outro, tanto que, em diversos países, houve um fenômeno de maratonas para assistir os dois num mesmo dia. O marketing de ambos os filmes se ajustou, feliz, ao fenômeno. Quem perdeu foi Tom Cruise, que tinha enormes esperanças com seu Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 e esperava repetir o recorde de Top Gun Maverick. Outro que perdeu foi Indiana Jones e O Chamado do Destino. Os dois encontraram a barreira “Barbenheimer” nos cinemas.  

Oppenheimer é a cinebiografia de Christopher Nolan, que narra a vida de Robert Oppenheimer, físico teórico genial e atormentado, fundamental no desenvolvimento da primeira bomba nuclear, que mudou o mundo. Cillian Murphy interpreta o protagonista, num elenco enorme de astros como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Rami Malek e Kenneth Branagh, entre outros.

Barbie é um live-action dirigido por Greta Gerwig e produzido por Margot Robbie, a “Arlequina”. É uma divertida e ácida aventura sobre uma das figuras mais populares da cultura pop: a boneca Barbie. Além de Margot como a Barbie principal, Ryan Gosling interpreta um dos Ken, o boneco “acessório” da milionária franquia de brinquedos. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.