As várias moradas da Câmara Municipal de Catanduva

Muitos foram os locais de funcionamento da Câmara Municipal de Catanduva ao longo de sua história, até se fixar no edifício que funciona atualmente na Praça Conde Francisco Matarazzo, S/Nº.

No dia 02 de março de 1918, realizou-se em nossa cidade o primeiro pleito eleitoral local, para se montar a Câmara Municipal de Catanduva. Como resultado, tivemos eleitos os Srs. Ernesto Ramalho, Cel. Joaquim Delfino Ribeiro da Silva, José Pedro da Motta, Adalberto Bueno Netto, Dr. Nestor Sampaio Bittencourt e Dr. Francisco Araújo Pinto.

Dada a instalação do município no dia 14 de abril de 1918, esta primeira câmara reuniu-se, ordinariamente, pela primeira vez no dia 15 de abril, com o objetivo de escolher quem desempenharia a função do prefeito e vice-prefeito, já que naquela época votava-se nos vereadores, ou seja, no Legislativo, e dentre os eleitos era escolhido quem desempenharia a função do Executivo.

De acordo com essa reunião, ficou-se estabelecido que a vaga de prefeito ficaria a cargo de Ernesto Ramalho e o vice-prefeito sobre Francisco de Araújo Pinto. Como presidente da câmara tivemos a escolha do Cel. Joaquim Delfino Ribeiro da Silva.

Essa primeira câmara municipal instalou-se no prédio situado na esquina das ruas Brasil e Paraíba, o prédio do Clube Sete de Setembro, muito utilizado para vários eventos naquela época.

Infelizmente, até o momento, por falta de documentação, não se conseguiu encontrar as datas específicas que as primeiras mudanças ocorreram, porém, baseado em leis e em citações de antigos moradores de nossa cidade, pode-se perceber as mudanças.

Como prova disso, acredita-se que a primeira mudança da câmara se deu no final de 1918 e início de 1919, pois de acordo com a Lei Nº 03, de 18 de abril de 1918, esta “(...) adota para o Paço Municipal o prédio do Sr. José Chab, sito à Avenida 03 (nome antigo da rua Alagoas)”. Pela localização da época, o prédio se localizava onde hoje está, aproximadamente, o Banco do Bradesco, na Praça da República.

Novas Mudanças

A próxima mudança da Câmara Municipal de Catanduva pode ser verificada através da análise de um mapa antigo da cidade, que se encontra no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino. Com data de 1919/1920, é possível visualizar neste mapa a câmara municipal sendo descrita na rua Pará, entre as ruas Bahia e Sergipe.

Mais uma vez saliento que por falta de documentação não se pode afirmar com precisão qual a data específica das mudanças, apenas seguir rastros deixados através de algumas fontes históricas.

Do ano de 1921 até praticamente o final da década de 1920, o novo prédio localizava-se onde hoje está o Clube dos 300, na Praça da República.

A primeira data foi encontrada pela citação da morte de Domingos Borges da Costa, o Minguta, que foi o primeiro catanduvense a ser velado na Câmara Municipal de Catanduva. De acordo com a coluna do saudoso Prof. Brasil Procópio de Oliveira, no Jornal O Regional, de 05 de abril de 1997, este nos relata: “O nosso considerado Minguta, um dos primeiros e mais queridos moradores locais – vindo a falecer às 16 horas do dia 05 de setembro de 1921, aos 74 anos de idade, em conseqüência do colapso cardíaco que o acometeu, conforme atestado firmado pelo médico Francisco de Araújo Pinto, foi o 1º cidadão prestante de Catanduva a receber a honraria de ter – em câmara ardente – o seu corpo velado em prédio, que situado à Praça da República, isto é, no mesmo lugar onde, atualmente, encontra-se o edifício do Sindicato Rural, havia sido alugado por aqueles distantes idos, para agasalhar nossa municipalidade”.

Confirmando praticamente o mesmo local, temos um comentário da coluna Fisco e Notinhas, de Carlos Machado, de 26 de janeiro de 1973, que traz a seguinte inscrição: “Aos quinze dias de janeiro de 1925, no edifício da Câmara Municipal, que era um prédio onde hoje está o Clube dos 300, efetuava-se uma reunião ordinária, que teve extraordinária agitação(...)”.

Era Vargas e prédio do Fórum

Vale fazer uma referência que em 1930, com a chamada Revolução de 1930, Getúlio Vargas fechou as câmaras municipais no país, voltando somente em 1936, e sendo fechada no ano seguinte, 1937, por consequência do Estado Novo.

Como documento desta época, tem-se um mapa da cidade datado de 1939, com a localização da Câmara Municipal de Catanduva na Praça da República, ao lado do antigo Cine República.

Supõe-se que esse mapa, mesmo datado de 1939, época que as câmaras municipais não estavam funcionando, tenha conservado o antigo local de funcionamento da Câmara Municipal de Catanduva no ano de 1936.

Com o fim do Estado Novo e com a volta da democratização política em 1948, a câmara voltou a funcionar no prédio do antigo Fórum na rua Amazonas, onde hoje se localiza a Secretaria Municipal de Educação. Estima-se que tenha funcionado lá até o ano de 1953, mesmo já com o Fórum funcionando (pois foi inaugurado lá em 1950), ano em que se mudou para o prédio da ACIC, na rua Alagoas, funcionando lá por mais de dez anos.

A vinda para o Parque das Américas

A estadia da câmara no Parque das Américas se deu em 03 de novembro de 1964, onde passou a ocupar o antigo prédio do Grupo Infantil Elizabeth Felippe, permanecendo lá até 1975, época em que o prédio foi derrubado para a construção do Fórum local atual, inaugurado em 21 de maio de 1977.

A partir de 25 de janeiro de 1975, a câmara passou a ter como endereço o imóvel que se localiza na esquina das ruas Pará e Paraíba, prédio que já tinha abrigado o 1º Grupo Escolar, Prefeitura Municipal, Ginásio Estadual, e posteriormente, serviu para a Biblioteca e Farmácia Municipal.

A mudança para o prédio atual se deu no dia 25 de janeiro de 1979, na gestão do prefeito Warley Agudo Romão e do presidente da câmara Maurílio Francisco Vieira.

Fonte de Pesquisa:

- Acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

Fotos:

Foto do antigo Paço Municipal, na esquina das ruas Paraíba e Pará, no ano de 1932. O prédio já foi utilizado para o 1º Grupo Escolar de Catanduva, sendo usado pela Câmara Municipal de Catanduva de 1975 a 1979

Sessão da Câmara Municipal de Catanduva quando funcionava no prédio da ACIC, na rua Alagoas. Na foto temos Paulo Fernandes Gomes (Rádio Difusora), José Cassiano Prieto (funcionário da câmara) e vereador Lúcio Cacciari (na tribuna)

Vista aérea de Catanduva no fim dos anos de 1960, mostrando no canto direito o prédio do grupo infantil onde funcionava a Câmara Municipal de Catanduva

Clube Sete de Setembro: primeiro local de funcionamento da Câmara Municipal de Catanduva, que se localizava na esquina das ruas Brasil e Paraíba. A foto data 02 de agosto de 1916

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.