As motivações que nos impulsionam

A vida é repleta de pequenos, médios e grandes ciclos e nesta proposta podemos colocar as semanas como pequenos ciclos que se finam todas as sextas ou sábados, para alguns, após determinado ciclo de dias até sua folga. Mas o mais importante a ser compreendido é que de fato estamos em um constante iniciar e findar de ciclos.

Neste sentido, muitos se valem das motivações mais distintas para que cada novo ciclo seja encarado com novo vigor e novos olhares, que o cansaço e o desânimo que acompanhou anteriormente seja deixado de lado para um novo olhar, repleto de esperança e de sonhos.

É claro que isso muitas vezes vem enaltecido por um pretenso olhar meritocrático que nos obriga a acreditar que somos os responsáveis pelo nosso destino e vitória na vida. Isso não passa de balela de grupos dominantes que querem infundir uma ideia empreendedora em pessoas que muitas vezes sobrevivem com o mínimo do mínimo.

A realidade está escancarada na nossa cara, mas tentam nos manipular, veja bem, em 2022, uma reportagem do Estadão apresentou alguns dados importantes, 90% dos empreendedores do Brasil não têm funcionários e vivem com um salário mínimo. A verdade que ninguém conta é que o sistema quer vender alguns milagres e algumas falas que não condizem com a verdade, como a que direitos trabalhistas irão falir os empregadores, que empreender e ser seu próprio patrão, mesmo sem ter garantias, é o futuro da nação.

Mas mesmo com tantos desafios, um outro ciclo se inicia e mais uma vez, o brasileiro, em sua maioria, povo sofrido e trabalhador, acredita e se motiva em trabalhar para galgar um lugar ao sol. Muitos se motivam até de forma ilusória para poder dar conta e atuar, por vezes, chefes e ambientes tóxicos, assédios dos mais variados tipos. Tudo porque depende de si mesmo para alcançar o sucesso.

É óbvio que não devemos deixar as motivações internas e externas guardadas, elas precisam existir, sem elas, levantar cedo para mais um dia de trabalho seria ainda mais pesado e cinza, entretanto, devemos ter claro que muitas falas que nos são colocadas vem do mercado e a imensa necessidade de capitalizar em cima da mão de obra de cada um de nós. Não nos esqueçamos disso.

Ademais, os trabalhadores do nosso país precisam ser valorizados, salários dignos para que realmente tenham sonhos palpáveis, motivações cada vez maiores e é claro, apresentem os resultados que os empregadores tanto desejam.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva