Aracnofobia

Uma espécie rara de aranha da América do Sul é transportada, sem querer, para os Estados Unidos. O animal vai parar numa cidadezinha do interior da Califórnia, lá cresce e acasala com aranhas locais, procriando filhotes híbridos letais, que matam com uma só picada. O terror tomará conta do lugar.

Exaustivamente exibido na TV aberta, essa caprichada aventura com elementos de terror setentista dá calafrios naqueles que tem medo de aranhas. Um filme popular, muito apreciado pelos fãs e que gerou imitações nas décadas seguintes. O ator Jeff Daniels, em início de carreira, interpreta um médico que chega a uma cidadezinha na California e vai morar numa velha casa. Seus pacientes morrem inesperadamente, e ele é acusado de negligência. Junto com a polícia, descobre que as aranhas assassinas saem do porão de sua residência, espalhando medo e terror no povoado. Descobrimos que as aranhas são um híbrido de uma espécie de tarântula da América do Sul com aracnídeos pequenos do deserto californiano, transformadas em verdadeiras máquinas de matar.

O falecido ator Julian Sands faz um cientista disposto a capturar os animais, John Goodman está num papel cômico, um matador de aranhas, e Henry Jones completa o elenco como um veterano médico da cidade.

Produzido pela Amblin, de Steven Spielberg, tem como produtor executivo o diretor do filme, Frank Marshall, aqui estreante na direção – ele produziu mais de 150 longas, foi indicado a cinco Oscars e dirigiu filmes conhecidos do público, como ‘Vivos’, ‘Congo’ e ‘Resgate abaixo de zero’.

Sai em DVD na ‘Coleção Aranhas’, pela Classicline, juntamente com o filme que deu origem a ‘Aracnofobia’, chamado ‘A maldição das aranhas’ (1977), também conhecido como ‘O império das aranhas’, com William Shatner.

Aracnofobia (Arachnophobia). EUA, 1990, 109 minutos. Aventura/Terror. Colorido. Dirigido por Frank Marshall. Distribuição: Classicline

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva