Aquaman 2: O Reino Perdido – o último capítulo do DCEU

Cinco anos após o primeiro e bem sucedido filme, um dos super-heróis mais vítima de piadas dos quadrinhos mostrou a que veio: Aquaman 2: O Reino Perdido, emerge novamente de sua submersa Atlântida, nas telas do CineX, em Catanduva. Aquaman era motivo de piada por poderes como “conversar com os peixes” e se tornou um dos raros sucessos da DC. O filme é dirigido por James Wan, o mesmo do primeiro em 2018, Wan é conhecido por seu trabalho em produções de terror, como a franquia Invocação do Mal.

Aquaman 2 faz parte do DCEU (Universo Espandido da DC), No entanto, com o advento do novo DCU, Wan revelou que o filme será independente. Provavelmente, o último da franquia, já que se especula que Jason Momoa poderá ser o sarcástico anti-herói da DC, Lobo.

Membro da Liga da Justiça, junto com Superman, Batman, Mulher-Maravilha e outros, Aquaman foi criado nos quadrinhos em 1941 por Paul Norris e Mort Weisinger. Entretanto, não há dúvida de quem surgiu primeiro: Namor. Desde o início, ele amargou a comparação com o Príncipe Submarino da Marvel. Ambos são líderes de nações subaquáticas (Atlântida) e possuem poderes e habilidades semelhantes, além de serem “híbridos” de humanos e de seres subaquáticos. Assim, desde o início, Aquaman teve de suportar a ausão de plágio de Namor. Como, entretanto, o filme da DC surgiu primeiro nos cinemas, a Marvel resolveu por bem trocar a origem grega do personagem pela maia e asteca, como visto em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022).

Não foram poucas as polêmicas e regravações durante os anos de filmagem da sequência, à medida que o DCEU fazia água. Na montagem final do filme, foram excluídas as participações de Henry Cavill (Superman), Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e Ezra Miller (The Flash). E por pouco também Amber Head não perdeu o papel de Mera devido a sua disputa judicial (que perdeu) com Johnny Depp. 

Aquaman 2: O Reino Perdido, acompanha Arthur Curry (Jason Momoa), o filho do humano Tom Curry (Temuera Morrison) com a atlante Atlanna (Nicole Kidman), que divide o emprego de rei da Atlântida, no mar, com o de faroleiro, na superfície, onde cria seu bebê. Volta o vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II), com novos poderes dados pelo mítico Tridente Negro e que libera uma força antiga e maligna, o Reino Perdido de Necro, responsável pelo aquecimento global que atinge o mundo. Na tentativa de proteger o planeta, Aquaman é obrigado a se aliar com seu meio-irmão Orm (Patrick Wilson), Mestre dos Oceanos.

Colorido e dinâmico como o anterior, Aquaman 2 segue à risca a cartilha dos super-heróis, com muita ação e efeitos especiais, e se torna, assim, o canto do cisne do DCEU. Um novo filme do estúdio, agora somente em 2025, com o novo Supeman Legacy, de James Gunn, que dará o reboot do Universo DC nos cinemas. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.