Aposentadoria sob risco

A aprovação feita às pressas pela Prefeitura e Câmara do projeto de reestruturação de cargos e salários do funcionalismo municipal de Catanduva começa a mostrar que algumas etapas podem ter sido queimadas nesse processo.

Ontem, o IPMC protocolou ofício no Paço Municipal, tendo o prefeito Padre Osvaldo como destinatário, para manifestar grave preocupação com o reflexo que as alterações salariais causarão nos cofres do instituto.

Os casos mais problemáticos se referem às mudanças nos níveis mais altos, o chamado alto escalão. O que mais chama atenção no documento, entretanto, é o fato de que a autarquia afirma não ter sido consultada sobre o plano de reestruturação.

Tanto é que o IPMC acaba por questionar a Prefeitura se foi feito o chamado estudo de cálculo atuarial para mostrar que as mudanças estruturais seriam viáveis – algo que, segundo os conselheiros, é exigido pela legislação.

Se o levantamento tiver sido feito, as coisas poderão se resolver de forma mais tranquila. Porém, caso não seja essa a realidade, poderemos estar assistindo ao início de mais um impasse envolvendo a fatídica reestruturação que, recentemente, também foi criticada pelos funcionários celetistas – que acabaram sendo “esquecidos” pela administração municipal e, com isso, ficaram sem qualquer tipo de benefício.

O problema envolvendo o IPMC merece atenção de todos os servidores e gestores, afinal, diante de gastos excessivos, é a aposentadoria de toda a categoria que passa a ficar sob risco.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.