Aos 80, Harrison Ford é Indiana Jones, sem Steven Spielberg

Indiana Jones e o Chamado do Destino é o quinto filme da franquia de aventura criada por George Lucas (Star Wars) e Steven Spielberg (ET, Tubarão). O filme é dirigido por James Mangold (Logan), que substituiu Spielberg na cadeira de diretor, e conta com o retorno de Harrison Ford no papel do arqueólogo aventureiro aos 80 anos. Não faltam piadas sobre a idade do ator, mas boa parte da ação se passa com ele mais jovem, durante a Segunda Guerra. E alguém mais desavisado, nem perceberia que o Indiana jovem foi interpretado por ele mesmo, graças ao recurso da captura de imagem e CGI, que o rejuvenesceu até a aparência do primeiro filme de 1981.

É também o primeiro filme da franquia que não conta com o compositor John Williams na trilha sonora. O compositor responsável é John Powell, que já trabalhou em filmes como Solo: Uma história Star Wars, mas a icônica música tema de Indiana Jones marca presença quando das aparições do personagem e seu chapéu e chicote.

Indiana Jones e o Chamado do Destino segue o arqueólogo aposentado e sua dúbia afilhada Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge) tentando localizar um dispositivo milenar, o Antikythera, criado pelo matemático grego Arquimedes, que pode mudar o curso da história, Mas ele também é procurado por Jürgen Voller (Mads Mikkelsen), um ex-nazista que trabalha para o programa espacial da NASA, claramente inspirado na figura de Von Braun, que levou o homem à Lua no projeto Apollo. Na trama, Voller quer usar o dispositivo, capaz de localizar fissuras temporais, para alterar o resultado da Segunda Guerra e corrigir os "erros" de Adolf Hitler, para mudar o curso da história a favor dos nazistas.

A franquia Indiana Jones começou em 1981, com Os caçadores da Arca Perdida, seguido por Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Os filmes são considerados clássicos do cinema de aventura, e combinam ação, humor, mistério e história, bem ao estilo das matines de aventura dos anos 40.

Como sempre, o filme foi filmado em vários locais do mundo, incluindo Marrocos, Escócia, Inglaterra e Itália, e uma série de referências e personagens dos filmes anteriores estão presentes.

Outra ausência que não é surpresa para ninguém é a de Shia LaBeouf, que interpretou Mutt Williams, o filho de Indy, no filme de 2008. Ele estava cotado para assumir o chapéu e o chicote do herói, o que nunca aconteceu por uma série de fatores, inclusive problemas com o ator. A solução foi considerar que o personagem morreu na guerra do Vietnã e sua morte causou a separação de Indy e Marion (Karen Allen).

Indiana Jones e o Chamado do Destino é o último filme da franquia (a não ser que inventem um reboot com outro ator) e fecha de maneira digna a longa trajetória de um símbolo da ação e da aventura. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.