Animais Fantásticos 3 tem pré-estreia quarta-feira

 

Em 2016 chegou aos cinemas o primeiro filme da nova franquia Animais Fantásticos, uma espécie de spin off da série do bruxinho mais popular do mundo, Harry Potter, criado pela escritora britânica J. K. Rowling.

Em princípio baseado no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, que não era exatamente um romance, mas uma espécie de pequeno glossário sobre animais e terras fantásticas dos livros da autora. Rowling decidiu aproveitar a oportunidade para participar como roteirista e contar a história do conflito contra o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald.

Depois do sucesso do filme, e da continuação, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de 2018, chegou finalmente, a vez do terceiro episódio, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, cuja pré-estreia acontece quarta-feira, dia 13, no CineX, no Garden Shopping de Catanduva. A estreia oficial é na quinta-feira.  

A nova série faz algo que Spielberg tentou, mas a autora não deixou, antes do primeiro filme de Harry Potter: americanizar os bruxos e trazer a série para os Estados Unidos. E mesmo assim, o protagonista, Newt Scamander, autor fictício do livro em si, um excêntrico “magizoologista”, era inglês e foi interpretado por Eddie Redmayne.

Ele chegava à Nova York do entreguerras mundiais dos “trouxas” (nós, os mortais) com um objeto mágico que carregava fantásticos animais do mundo da magia, que ele coletou durante suas viagens. Em meio à comunidade bruxa americana, que temia muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisou usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

A sequência, Os Crimes de Grindelwald, não foi tão bem sucedido em crítica e público e acabou prejudicada com as controvérsias envolvendo o ator Johnny Depp, que fez o vilão, acusado de agressão doméstica em seu casamento.   

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega, portanto, com a responsabilidade de tentar ressuscitar o entusiasmo com a franquia e garantir a continuidade do universo dos bruxos no cinema. A certeza é tanta, que a esse ponto já foi até anunciada uma pentalogia (cinco filmes) da série.

O mundo de Harry Potter sempre foi um filão promissor: a série original teve nada menos que oito sequências. Mas crianças crescem e a franquia terminou. No streaming da HBOMax aconteceu um especial reuniu o elenco original, e especula-se que a Warner tenha planos futuros com eles (ou seus “filhos”).  

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tem direção de David Yates (mesmo dos anteriores) e, novamente, roteiro de J.K. Rowling, junto com Steve Kloves. Entre as  novidades (e preocupação dos produtores) estão os escândalos recentes envolvendo o ator Ezra Miller, que acabou fichado pela polícia havaiana. Ele vive um dos personagens principais da franquia, Credence Barebone, nunca citado nos livros da saga Harry Potter. Ele também viveu The Flash nos filmes Batman vs Superman e Liga da Justiça e protagoniza o inédito longa solo do super-herói velocista da DC Comics, que foi adiado novamente para o ano que vem, embora por outros motivos.

Para Animais Fantásticos 3, entretanto, Depp foi substituído no papel do vilão Grindelwald por Mads Mikkelsen (Hannibal, Druk – Mais Uma Rodada). A grande expectativa para os brasileiros será, com certeza, a estreia da atriz Maria Fernanda Cândido como a bruxa e Ministra da Magia brasileira Vicência Santos, ainda com pequena participação. Ambientado quatro anos depois do filme anterior, em 1932, Os Segredos de Dumbledore conta como um ainda inseguro Alvo Dumbledore (Jude Law), que pretende deter Grindelwald e seus planos de dominação do mundo bruxo.

Como diz o título, a trama foca bastante o futuro reitor da Escola de Magia de Hogwarts e seus irmãos, além de deixar mais claro um dos seus “segredos”, a homossexualidade do personagem, condição que a escritora revelou apenas em suas redes sociais, e não nos livros, até agora. É um pioneirismo para um filme destinado ao público infanto-juvenil. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.