Alfabetizar para pensar
“A alfabetização é um marco crucial no desenvolvimento de uma criança, influenciando diretamente seu sucesso acadêmico e, consequentemente, sua vida futura. Estimular a alfabetização plena envolve uma combinação de fatores essenciais. A exposição precoce à linguagem, o apoio familiar, a qualidade do ensino e a motivação são elementos-chave para garantir que as crianças atinjam a alfabetização com sucesso”. É o que expõe Priscilla Albuquerque Tavares, professora da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), doutora em Economia e pesquisadora, em artigo assinado no Portal da FGV. Segundo a especialista, é importante que se atinja esse marco na idade certa. “Crianças que dominam a leitura e a escrita até os sete anos têm mais chances de se sair bem academicamente e de desenvolver habilidades cognitivas mais sólidas. Isso é fundamental para a compreensão de outras disciplinas, estimulando o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a autoconfiança”, frisa a educadora. A capacitação dos docentes proposta pelo programa Alfabetiza Juntos SP vai justamente nesse sentido, possibilitando que mais crianças estejam alfabetizadas no período e de forma correta. Somente a turma que está em sala de aula na Rede Municipal de Educação, este ano, ultrapassa a marca de 1.500 crianças. Ou seja, são muitos pequenos catanduvenses que passam por esse processo de alfabetização a cada ano e este precisa ser eficiente e bem feito para que tenhamos novas gerações aptas à leitura e à escrita, o que leva ao tão necessário pensamento crítico.
Autor