Afinal, o que é sustentabilidade? Por que ser sustentável na escola?
Antigamente, ao consultar o dicionário, encontrávamos a seguinte definição: ‘sf qualidade, característica ou condição de sustentável’. Hoje já é diferente! O significado da palavra não mudou, mas ganhou destaque nos dicionários. Sustentabilidade é a ‘capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida’. A sustentabilidade deixou de ser algo passivo para ser ativo.
Ser sustentável é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e equilibrada, uma sociedade com cidadãos capazes de viver de forma responsável, tendo como propósito diminuir o rápido avanço da escassez de recursos naturais no planeta, imprescindíveis à nossa sobrevivência.
Por esse motivo, faz-se necessária a inserção do tema nas escolas. Refletir sobre a importância de atitudes e alternativas menos agressivas ao meio ambiente desde a infância, contribuirá para a formação cada vez mais responsável do ser humano. A amplitude do nosso trabalho nessa área se traduz em desenvolvimento socioemocional. Ao se pensar um espaço consciente e preocupado com o próximo, trabalhamos valores e habilidades como: resiliência, empatia, colaboração, ética, responsabilidade, criatividade, senso crítico e capacidade de adaptação em contato com problemas e mudanças.
Para que o trabalho na escola seja efetivo, há necessidade de um corpo docente engajado, crente desse movimento e nova demanda. A escolha de projetos e ações socioambientais devem estar atrelados a mudança de postura em todo ambiente escolar e na vida de cada funcionário como um todo. A partir desse olhar, é possível construir e investir na multidisciplinaridade de temáticas sustentáveis para consolidar a ação pedagógica.
O aluno deve ter papel ativo nas práticas sustentáveis para que sua ação pedagógica se torne um hábito nesse processo de formação e construção de um indivíduo responsável dentro da sociedade. Pequenas práticas diárias, que vão da infância à adolescência, são a raiz do desenvolvimento desse cidadão. São essas atitudes e projetos trabalhados por nós, que irão perpassar os muros da escola, transformar a vida de cada criança e caminhar em direção a construção de futuro melhor!
Mariana Moucachen
Professora de ciências e biologia do Colégio Domus, de São Paulo
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