Advocacia valorizada, cidadão amparado

O advogado é o filtro que absorve o problema jurídico do cliente e, a partir de então, passa a tê-lo como problema seu, que será resolvido com todas as suas forças, enquanto o cliente poderá ter um pouco de paz sabendo que sua demanda está em boas mãos. 

Por isso, a relação entre cliente e advogado é de confiança, não apenas na pessoa do advogado, mas especialmente no profissional, que deve ser íntegro, honesto e qualificado. 

Esta relação às vezes não é fácil, pois de um lado o cliente quer solução rápida e resultado a seu favor, mas a grande maioria dos andamentos do processo não depende dos advogados, assim como o êxito jamais pode ser garantido. 

Alguns poucos clientes não reconhecem nosso esforço, e alguns até desconfiam de nossa honestidade, estando em certa medida em seu direito de exigir transparência, que é também um valor importante da advocacia. 

Mas posso afirmar, com satisfação e gratidão, que a maioria dos clientes enxerga que nos entregamos de corpo de alma em seu caso, dedicando horas de estudo e trabalho, com petições, audiências, análise de documentos, viagens, reuniões e tudo que for necessário para garantir seu interesse jurídico. 

Mesmo com nossas imperfeições, respiramos a advocacia e o direito, acordamos e dormimos pensando nos casos e, às vezes, até sonhamos com alguns, isso quando não acordamos com alguma ideia para uma petição, que deve ser escrita de imediato para que não se perca. 

Uns poucos conseguem grandes honorários, e outros tantos estão na luta diária para se manter na corda bamba financeira. Pagar anuidade da OAB, pagar cursos e especializações, comprar livros, materiais de escritório, manutenção dos aparelhos eletrônicos, enfim, uma infinidade de itens materiais e imateriais que nos permite advogar. 

Mas todos, sem exceção, uns mais outros menos, investem no aprimoramento da profissão, nos itens mencionados, pois todos sabem que a advocacia só se sustenta pelo estudo constante. 

Por isso, pedir a valorização da advocacia, não é vaidade deste advogado que lhes escreve, mas sim deixar claro que apenas a valorização da advocacia é que nos permitirá evoluir profissionalmente, para trazer aos clientes a justiça em seu cotidiano. 

Desta forma, neste dia 11 de Agosto, além de parabenizar a todos nós advogados e advogadas pelo nosso dia, quero também suplicar a toda a sociedade a valorização da advocacia, que é necessária para o aprimoramento da defesa dos direitos dos cidadãos e para que haja Justiça social.

Autor

Evandro Oliveira Tinti
Advogado, especialista em Direito e Processo do Trabalho pela EPD, mestrando em Direito e Gestão de Conflitos pela Uniara e coordenador da comissão de Direito do Trabalho da OAB de Catanduva, e articulista de O Regional