Acho que dá...

Poderíamos ter presenciado uma tragédia, na manhã de ontem, quando um homem tentou passar rapidamente em meio às cancelas do trilho do trem, na rua São Paulo, ignorando a barreira criada justamente para evitar acidentes. Ele estava de bicicleta e apostou naquela velha máxima: “acho que dá...”. Mas não deu tempo e o ciclista acabou atingido pela locomotiva, que o jogou para longe.
 
Por sorte, sofreu apenas escoriações leves e acabou tendo alta da UPA depois de ficar em observação. O episódio precisa servir como lição para todo cidadão que queira, a pé, com moto ou bicicleta, ganhar alguns minutos a mais cruzando em meio às cancelas para não esperar o trem passar.
 
Numa bobeada, pode ser um cruzamento direto para o além, bem ao estilo do cinema, em que um pé fica preso ou alguém tropeça e o pior acontece. Coisa de filme? Sim, mas também da vida real, como se viu exatamente ontem, ao vivo e a cores.
 
Outro aprendizado: se temos de conviver com a linha férrea cruzando a cidade até que o novo contorno ferroviário enfim saia do papel – se a Prefeitura não conseguir atrasá-lo de vez –, temos que respeitar o sistema e compreender os riscos que ele acarreta, primeiro para os imóveis do entorno da ferrovia, mas também para os usuários que cruzam por ela diariamente.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.