A visita do Secretário de Viação e Obras Públicas

Viajando de automóvel, conforme vinha sendo divulgado pela mídia local, chegou às 10h30, aqui em Catanduva, o Sr. Nilo Amaral, Secretário da Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, em visita oficial a Catanduva e Pindorama, em 21 de fevereiro de 1952. A sua comitiva foi integrada pelos senhores Oswaldo Sant’Ana de Almeida, Diretor da E.F.A.; Dr. Alberto Maricato, Diretor da 4ª Divisão do Departamento de Estradas de Rodagem; Dr. Abel Magalhães, Chefe do Tráfego da E.F.A.; Dr. Hermínio Amorim Junior, Chefe da Locomoção da E.F.A; Dr. Eugênio de Campos, Chefe da E.F.A.; e Dr. Celso Amaral, Oficial de Gabinete do secretário.

O destacado titular foi recebido na Prefeitura Municipal de Catanduva por numerosas pessoas, além do prefeito municipal Dr. Italo Záccaro, do Sr. Antônio Stocco, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, entidade co-participante do convite para a visita do Sr. Nilo Amaral, elementos da Câmara Municipal e outras pessoas de destaque, bem como inúmeros jornalistas.

Além do grande número de catanduvenses, era numerosa a delegação de pindoramenses que prestigiavam a visita do secretário, tendo à frente o prefeito Sr. Odilon Siqueira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Sr. Jorge Miguel Attab e outros elementos de projeção da cidade vizinha.

Após rápido encontro na Prefeitura Municipal de Catanduva, seguiram logo para a cidade de Pindorama.

Ponte sobre o São Domingos

Centenas de pessoas aguardavam em Pindorama, na parte central da cidade, a chegada do Sr. Nilo Amaral e sua comitiva, tendo sido recebido sob calorosa manifestação popular, junto ao local onde foi construída sólida ponte de cimento armado sobre o Ribeirão São Domingos, que foi custeada com o dinheiro do Governo do Estado, através da Secretaria da Viação.

Graças ao vivo empenho do prefeito Odilon Siqueira e à boa vontade do governador Lucas Garcez e do Sr. Nilo Amaral, os habitantes da vizinha cidade viram satisfeita a sua aspiração, motivo porque fizeram do dia da sua inauguração uma data festiva.

Rompida pelo Sr. Secretário da Viação a fita simbólica que vedava a passagem pela ponte, foi a mesma declarada oficialmente inaugurada, tendo o Sr. Sebastião Gonçalves Rabelo, vereador de Pindorama, pronunciado, em nome do município, o expressivo discurso, juntamente com a oração pronunciada na Câmara Municipal pelo Sr. Jorge Miguel Attab.

O Sr. Nilo Amaral falou a seguir, tendo afirmado sua satisfação por entrar em contato com mais um município paulista, focalizando a necessidade da colaboração do Estado com as administrações municipais na solução de problemas públicos. Terminou agradecendo as manifestações que estivera recebendo dos oradores que o haviam saudado. Após as falas e atos, um saboroso aperitivo foi servido aos presentes.

Almoço em Catanduva

Minutos após a volta à Catanduva, realizou-se no Hotel Acácio um almoço oferecido ao secretário, pela prefeitura e a Associação Comercial de Catanduva, tendo dele participado os elementos da comitiva do Sr. Nilo Amaral, prefeitos e outros representantes de municípios vizinhos, além de vários outros convidados.

À sobremesa, fez uso da palavra o Sr. Ítalo Záccaro, que saudou o visitante, tendo este respondido, agradecendo em breve oração.

Reunião na Prefeitura

Após o almoço, realizou-se na Prefeitura Municipal de Catanduva uma audiência do Dr. Nilo Amaral com prefeitos dos municípios circunvizinhos, tendo o titular da viação, ouvido com simpatia os representantes das populações desta parte do Estado.

Os prefeitos aproveitaram o ensejo para formular vários pedidos ao Secretário da Viação.

Assim é que o Sr. Pascoal Cícero, Prefeito de Potirendaba, solicitou-lhe o início da construção do prédio da Delegacia de Polícia e Cadeia Pública, já em concorrência, o término do Grupo Escolar e a construção da variante Ibirá-José Bonifácio.

Já o Sr. Rubens de Aquino, prefeito do Ibirá, pleiteou a construção do prédio do Centro de Saúde, de uma ponte sobre o Rio Barra Grande e o estudo sobre a construção da estrada Catanduva-Ibirá-Potirendaba-Nova Aliança, cruzando com a rodovia oficial de Presidente Prudente.

De seu turno, o Sr. Alcides Ferreira de Oliveira, prefeito de Ariranha, solicitou a construção de uma estrada ligando a sua cidade ao local onde se acha instalada a Usina de Açúcar e Álcool Catanduva S. A., na Fazenda Santo Antônio.

Finalmente, o Sr. Waldomiro Cassiano, prefeito de Tabapuã, pleiteou a ligação daquela cidade com a rodovia estadual, através de Catiguá.

O Sr. Nilo Amaral acolheu de bom grado todas as solicitações, prometendo submetê-las a estudo. Por volta das 15h30, o Sr. Nilo tomou um avião que o conduziu de regresso à São Paulo.

Fotos:

À sobremesa, fez uso da palavra o Sr. Ítalo Záccaro (centro da foto), que saudou o visitante, tendo este respondido, agradecendo em breve oração. Nesta imagem, prefeito Ítalo Záccaro no carnaval do Clube de Tênis, em 1952

Centenas de pessoas aguardavam em Pindorama, na parte central da cidade, a chegada do Sr. Nilo Amaral e sua comitiva, tendo sido recebido sob calorosa manifestação popular, junto ao local onde foi construída sólida ponte de cimento armado sobre o Ribeirão São Domingos, que foi custeada com o dinheiro do Governo do Estado, através da Secretaria da Viação, graças ao vivo empenho do prefeito Odilon Siqueira e à boa vontade do governador Lucas Garcez (foto) e do Sr. Nilo Amaral

Viajando de automóvel, conforme vinha sendo divulgado pela mídia local, chegou às 10h30, aqui em Catanduva, o Sr. Nilo Amaral, Secretário da Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, em visita oficial a Catanduva e Pindorama, em 21 de fevereiro de 1952

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.