A rotina e a criança

Muitos reclamam das rotinas intermináveis e de fato, as vezes ela chega a ser estressante e cansativa, porém, ela é necessária para que organizemos nossos tempos de forma eficiente, todavia, vamos observar sob a ótica da importância da rotina para a criança.

Estamos nos aproximando do retorno as aulas e durante alguns momentos estive refletindo sobre rotina, no meu caso, uma quebra da mesma que atrapalhou minha organização semanal, mas enfim, no que a rotina em si e o ano letivo se afinam?

Piaget em seu livro “A formação do símbolo na criança” faz uma observação sobre a rotina e o processo de desenvolvimento dos esquemas e estruturas mentais, bem como o desenvolvimento da inteligência na criança. O foco é que, a criança precisa de horários definidos para descansar, para se alimentar, até o horário de tela (TV’s, celulares e afins) deve ser pensando.

Dessa forma, a criança pode assimilar estes momentos como parte de seu cotidiano, na escola não é diferente, há horários definidos e uma rotina estruturada para favorecer o desenvolvimento dos diversos aspectos desta criança, que vai desde o momento em que ela é recebida, até os períodos de alimentação e descanso.

Isso nos leva a um ponto em especial, dada a importância que a família tem na formação e educação das crianças, que é a de organizar a rotina para que haja uma adequação mais a contento ao retorno à escola, visto que depois de um período de férias, há uma quebra da rotina estabelecida pelas famílias e é necessária toda uma nova reorganização. Assim, é interessante que a criança tenha horários definidos para dormir e levantar, para comer, para realizar as atividades escolares e também para brincar... e o mais especial de tudo, o contato pleno com a família.

Coloquem em suas rotinas momentos familiares, atividades coletivas entre pais e filhos, fortaleçam os vínculos familiares, pois embora a escola faça sua parte quanto à afetividade e acolhimento, ela não é capaz suplantar a importância da família na construção, formação e educação das crianças.

Por fim, resta enaltecer que escola e família devem estar alinhados e mais, serem aliados para um fim comum, o bem estar das crianças.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva