A qualidade precisa aumentar
A redução de 9% dos pedágios da região vem como boa notícia, apesar de o índice parecer baixo diante de altas ocorridas nos últimos tempos em algumas dessas praças de cobrança. Aumentou muito para agora descer um pouco. De qualquer modo, são muito bem-vindas as novas tecnologias e descontos progressivos que foram anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo para o início da nova concessão do Lote Noroeste. Veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento terão desconto adicional de 5% e outra novidade é o chamado Desconto de Usuário Frequente, que concede abatimento de até 95% para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês. O benefício também estará disponível para quem utiliza pagamento automático. Por outro lado, as motos começarão a pagar pelo uso do trecho – o que para muitas pessoas parece ser bastante justo. Além do que se refere ao bolso do usuário, o mais importante é ver se o pavimento será recuperado e o serviço prestado ganhará qualidade. Na rodovia Washington Luís, por exemplo, são vários os trechos que estão bem piores do que qualquer vicinal administrada de forma direta pelo governo, apesar dos altos valores cobrados. Pode até não haver buracos, mas em compensação os manchões se espalham por toda a malha, revelando que os recapes há tempos foram deixados de lado. Segundo o governo estadual, o Lote Noroeste, que será administrado pela EcoNoroeste, abrange 600 km de rodovias – incluindo trechos hoje administrados pela Tebe e que ainda serão transferidos - e o contrato prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões ao longo de 30 anos.
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