A minha trilha sonora

Nunca fui muito de novelas. Eu até gostava mas nunca tive muito tempo para assistir. Agora que tenho tempo, não tenho paciência. Mas um hábito que sempre tive foi o de colecionar trilhas sonoras de novelas. Ainda tenho as bolachas de vinil. E CDs também. As músicas, eram de grande qualidade. Muitos cantores e conjuntos se tornaram conhecidos do público graças a novelas.

Destaco os recordistas do segmento. A banda Roupa Nova, 39 anos de formação, já fez mais de 30 canções para novelas e gravaram um CD só com os hits de maior sucesso. Outro ícone é o cantor José Augusto. 45 anos de carreira. 19 hits de novelas. Apesar de pouca gente saber, ele é o compositor de Evidências, um dos maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó. Compôs música para muita gente.

Talvez a campeã seja Gal Costa. Mais de 70 músicas em trilhas sonoras de novelas e minisséries. Tim Maia começou no ramo com Irmãos Coragem. Esta trilha tem algo pouco comum: um ator cantando, no caso Regina Duarte com Uma Tarde de Sol. Segue a lista de cantores que emplacaram bastante hits de novelas com Ney Matogrosso, Ritchie, Fagner, Djavan, Guilherme Arantes, Ivan Lins, Maria Bethânia e Fábio Jr. Suas discografias e coletâneas tem muitas músicas do gênero.

Destaco também algumas trilhas sonoras que considero muito especiais. A de O Bem Amado, 1973, é um primor. A trilha sonora nacional foi composta inteira por Vinicius de Moraes e Toquinho. O Rebu, 1974/1975, tem a trilha sonora nacional quase toda composta por Raul Seixas e Paulo Coelho (ele mesmo, o escritor).

A trilha sonora de Mulheres de Areia, 1973/1974, não foi individualizada. Era uma só para músicas nacionais e internacionais (não estou falando destas porque dá material para outro artigo). Furamos o disco. Este LP era o mais tocado em brincadeiras dançantes da época. Tinha Maria Bethânia, Baden Powell, MPB 4, Renato Teixeira e Celso Ricardo, que atingiu o ápice de sua carreira nesta época.

A trilha sonora da novela Pecado Capital, 1975/1976 marca uma mudança de estratégia da TV Globo em relação às trilhas sonoras. Até então, as músicas que faziam parte das trilhas eram feitas sob encomenda. Nesta novela, a única feita assim foi a do título, por Paulinho da Viola. As demais, foram garimpadas dentre as músicas disponíveis no mercado fonográfico da época. Garimparam bem! Martinho da Vila, Wando (estourou com Moça), Moraes Moreira, Luiz Melodia, Beth Carvalho, um gigante desconhecido da MPB, João Donato, Noca da Portela e outros. Obviamente que alavancou a vendagem de discos e possivelmente a audiência das novelas.

Poderia falar de muitas outras. Na trilha sonora da minha vida, muitas das que foram citadas acima entrariam fácil. Um dia começo a fazer a seleção das músicas. Haja vitrola e agulha para tocar tanta coisa boa.

Autor

Toufic Anbar Neto
Médico, cirurgião geral, diretor da Faceres. Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. É articulista de O Regional.