A história por trás dos nomes das ruas e praças

Na última quinta-feira, dia 21 de abril, comemorou-se o feriado nacional da morte de um dos grandes personagens históricos do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Nascido na Fazenda Pombal, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional. 

A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1991. 

Muitos lugares no mundo levam o nome de Tiradentes como forma de homenagem, inclusive nossa cidade de Catanduva que lembra seu nome em uma rua localizada no Conjunto Habitacional Euclides Figueiredo. Além disso, outra rua de Catanduva, 21 de Abril, faz referência à data de sua morte. 

Assim como a figura de Tiradentes, uma série de outras datas e fatos históricos fazem parte de nossa querida cidade de Catanduva, nos quais listo a seguir. 

 

Rua 07 de Setembro 

A data de refere à Independência do Brasil, ocorrida no ano de 1822. De acordo com a historiografia clássica, nesta data, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança, teria bradado perante a sua comitiva o famoso jargão “Independência ou Morte!”. Vale lembrar, porém, que alguns aspectos dessa versão são contestados por historiadores em nossos dias. 

 

Rua 15 de Novembro 

Em referência à Proclamação da República do Brasil, ocorrida no ano de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Considerado um levante político-militar, o feito instaurou a forma republicana federativa presidencialista, derrubando a monarquia do Império do Brasil, que estava sob a liderança de D. Pedro II.  

Com isso, foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil, onde o Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente em um governo provisório. 

 

Rua 21 de Abril 

A data se refere ao enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por seu apelido de Tiradentes, ocorrido no dia 21 de abril de 1792. Reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, movimento ocorrido na capitania de Minas Gerais contra a execução da derrama (imposto) e o domínio português, Tiradentes ainda leva o título de patrono cívico do Brasil, patrono das Polícias Militares dos Estados e considerado herói nacional. 

 

Rua 13 de Maio 

A rua faz alusão à data da sanção da Lei Imperial Nº 3.353, em 13 de maio de 1888, mais conhecida como Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. 

Assinada em um domingo, dia comemorativo do nascimento de D. João VI (1767 – 1826), foi assinada por sua bisneta, D. Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. 

 

Rua 03 de Maio 

Data desconhecida pela maioria da população, o dia 03 de maio, dia de Santa Cruz, por muito tempo foi o dia da comemoração do Dia do Descobrimento do Brasil. 

Durante anos acreditou-se que o Descobrimento do Brasil tivesse se dado em 03 de maio de 1500. Com o reaparecimento da Carta de Caminha, que registra o dia 22 como data oficial, acabou desfazendo-se a dúvida. 

 

14 de Abril  

Dia que ocorreu a instalação do Município de Catanduva, no ano de 1918, em um antigo clube local, denominado Clube Sete de Setembro. 

 

Rua 07 de Fevereiro 

Data referente à instalação da Comarca em Catanduva, realizada no ano de 1920. 

  

Rua 12 de Outubro 

Descobrimento da América. Foi no ano de 1492 que o navegador genovês Cristóvão Colombo, aos 41 anos de idade, realizou seu sonho de explorar os mares, com o consentimento dos reis católicos de Aragão e Castela – Fernando II e Isabel I, no contexto das Grandes Navegações. 

No dia 12 de outubro de 1492, ancorou em uma ilha denominada pelos índios de Ilha de Guanahaní, que foi batizada por Colombo com o nome de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado às Índias. Na verdade, tinha chegado ao continente americano. 

 

Avenida 24 de Fevereiro 

Data se refere à promulgação da 1ª Constituição Republicana do Brasil, no ano de 1891. A elaboração dessa constituição iniciou-se em 1889, e após a promulgação, vigorou durante toda a Primeira República, sofrendo apenas uma alteração no ano de 1927. 

 

Praça 1º de Maio 

Local pouco conhecido em nossa cidade, a pequena praça está localizada ao lado da Estação Cultura, e seu nome faz referência à comemoração do Dia do Trabalho. 

 

Praça 09 de Julho 

Uma das praças centrais de nossa cidade, a Praça 09 de Julho faz referência à Revolução Constitucionalista de 1932, contando, inclusive, com inúmeros objetos na referida praça em alusão ao movimento. 

 

Praça da Independência 

Localizada no bairro Higienópolis, a Praça da Independência teve como inspiração a Independência do Brasil, proclamada no dia 07 de setembro de 1822. 

 

Praça da República 

Praça que serviu por muitos anos como ponto de encontro para os jovens catanduvenses, o nome do local se refere à Proclamação da República no Brasil, realizada no dia 15 de Novembro de 1889. 

 

Fonte de Pesquisa:  

 - Boletim Só 10, de autoria do professor Sérgio Luiz de Paiva Bolinelli, Ano III, Nº 28, abril de 2008. 

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.