A Grande Viagem da Sua Vida
Fugindo um pouco dos temas recorrentes no cinema atual, A Grande Viagem da Sua Vida investe no fantástico: não a fantasia dos super-heróis e o terror, mas numa busca aos sentimentos e memórias, através de uma viagem pelo tempo e as lembranças. O filme está em exibição em Catanduva no Grupo Cine, no Shopping.
A produção é dirigida pelo cineasta de origem coreana Park Joong Eun, mais conhecido como Kogonada. Ele é conhecido por trabalhos mais contemplativos, com visuais marcantes, além de refletir sobre memórias, identidade e solidão. Alguns dos filmes anteriores de Kogonada que ajudam a entender seu estilo são Columbus (2017) e After Yang (2021). Neste, por exemplo, ele explora relações familiares, tecnologia e percepção de tempo e memória, temas de A Grande Viagem da Sua Vida.
O roteiro original é de Seth Reiss. O script passou anos na “black list” dos originais mais promissores de Hollywood que ainda não tinham sido produzidos. A trilha sonora é de Joe Hisaishi, compositor renomado de animações japonesas e filmes de fantasia, principalmente pelos trabalhos com o Studio Ghibli, uma das influências do diretor, além de O Show de Truman.
Sarah (Margot Robbie, a Barbie e a Arlequina) e David (Colin Farrell, de O Pinguim) se conhecem no casamento de um amigo em comum. Ambos sozinhos, sem expectativas muito definidas. Através de circunstâncias improváveis, o carro de Sarah quebra, o de David (com inteligência artificial no sistema de GPS) misteriosamente o guia até ela, e eles acabam juntos numa viagem diferente.
Em meio ao trajeto, encontram uma porta misteriosa em um campo, atravessam-na: logo descobrem que cada vez que passam por uma nova porta acessam uma memória importante do passado de cada um, como a perda da mãe de Sarah, ou as decepções amorosas de David. A jornada permite que reflitam sobre decisões passadas, e arrependimentos, e vislumbram possibilidades diferentes para o futuro.
Sarah é uma mulher com feridas do passado, que carrega culpa ou dor, e se mostra viva, misteriosa, mas também reservada. Já David é um homem solitário, emocionalmente fechado, marcado por decepções amorosas e distanciamento familiar, que se abre aos poucos por meio das portas e de Sarah. O elenco tem coadjuvantes importantes como Kevin Kline e Phoebe Waller-Bridge, entre outros, que aparecem ao longo da jornada e das memórias de ambos.
O filme funciona bem como drama individual: revisitar o passado, lidar com arrependimentos, escolhas, solidão, relações humanas – a química entre Robbie e Farrell mostra como os atores conseguem tornar autênticos personagens que poderiam se tornar, facilmente, estereótipos românticos. A Grande Viagem da Sua Vida é o tipo de filme que convida mais para reflexão do que para ação, o que é bem raro no cinema atual.
Autor