A Epopeia da Gratidão
Segundo alguns políticos, o professor deveria trabalhar pelo amor, ser grato pela possibilidade de exercer o dom divino que recebera ao encarnar nesta terra. Agradecer o salário indigno e degradante e as demais demandas que oneram o trabalho do professor. Recentemente presenciamos uma retórica no mínimo engraçada sobre a gratidão em uma audiência pública, relatada pelo prefeito, no geral, serviu para dar o seguinte recado: sejam gratos pela reestruturação que nos coage de forma a aceitar passivamente, como ovelhas em um rebanho a imposição de algo que sequer fomos consultados!
Alguns entusiastas podem até achar que o professor ganha milhões, mas vamos olhar em uma perspectiva menos eclesiástica... O professor tem que muitas vezes auxiliar com a compra de materiais porque muitas vezes não tem na escola, nas festas, colaboramos com brindes para pagar as contas da APEM que a Prefeitura não cobre, entre outros pontos. Não vemos o professor falando que merecemos a gratidão de ninguém, sabe por quê? Porque conhecemos o nosso trabalho e embora façamos além, isso ainda é colocado como exercício da docência.
De fato, para argumentar que é feito algo, basear-se numa retórica ineloquente pode gerar uma maior desmoralização para com os docentes, quando na verdade, nada do que foi apresentado foge ao escopo da obrigação que se deve ter com o cargo eletivo que se exerce. Trocando em miúdos, o fato de se ter escola para trabalharmos não faz com que seja obrigação termos uma gratidão servil e apascentada.
Mas vamos aos fatos que podem por vezes passar despercebidos em um discurso parco e torpe...Em 2021, o Instituto Península fez uma pesquisa com os professores e pasmem, a pesquisa revelou que na percepção de 74% desses profissionais os professores não são respeitados no Brasil, enquanto que para 77% a profissão é desvalorizada, e 90% declarou que sua profissão não recebe bons salários.
E pra finalizar, o Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que mostram que a média do salário inicial dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil é a menor entre 40 países analisados pela pesquisa.
Compreendemos que investir em recursos materiais é necessário, porém, sem o principal elemento mediador realmente valorizado, estaremos sempre retrocedendo, cada vez mais e não adianta cobrar eficiência com professores desacreditados, desmoralizados.
A educação nunca deve ser tomada como gasto, mas como investimento e mais, investimento na pessoa humana que lá está exercendo a docência, que ao longo das décadas, vem sendo marginalizada. Mas esquecem que esse descaso reflete diretamente na prática docente, consequentemente, na educação como um todo.
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