A Dama do Silêncio: La Mataviejitas

Publicado em 12/08/2023

Documentário que acompanha a caçada a um serial killer que matou mais de 40 idosas na Cidade do México entre 1998 e 2005. A suspeita era de que o assassino, na verdade, era uma mulher, uma lutadora de luta livre que se vestia de enfermeira para cometer os crimes. O caso ficou conhecido no mundo inteiro como “La Mataviejitas” (“A matadora de velhinhas”).

Um caso turbulento de assassinatos brutais de idosas, que mexeu com a opinião pública e amedrontou o México entre os anos de 1990 e 2000 é o tema central desse documentário imperdível da Netflix. Mais de 40 velhinhas solitárias foram estranguladas dentro de casa, numa época em que não havia celular nem câmeras de vigilância, em uma das cidades mais populosas do mundo, Cidade do México. No documentário, a equipe entrevista policiais que atuaram no caso, familiares e amigos das vítimas, bem como peritos criminais. Há ainda um vastíssimo material de arquivo, como jornais impressos, fotos e vídeos da investigação liberados pela polícia, que ajudam a reconstruir o caso que ficou conhecido como “La Mataviejitas”. A polícia sempre trabalhou com a hipótese de que o criminoso era um homem, pela força com que estrangulava as vítimas. Quando a investigação avançou, chegou-se à conclusão de uma mulher alta, encorpada e musculosa – a partir daí, muitas mulheres foram presas indevidamente, e a polícia mirava transexuais, a ponto de agredi-los nas ruas em busca de informação (o filme faz uma crítica à repressão policial, em especial àquela contra os mais vulneráveis; em certo ponto do documentário, alguns entrevistados da corporação policial mexicana fazem o ‘mea culpa’). A serial killer confessa era uma mulher solitária, ex-lutadora de luta livre apelidada de “Dama do Silêncio, que tinha um bom relacionamento com a vizinhança onde morava – ou seja, uma cidadã acima de qualquer suspeita.

Outro bom doc investigativo da Netflix para não desgrudar os olhos da TV - estreou na plataforma em 27 de julho.

A Dama do Silêncio: La Mataviejitas (La Dama del Silencio: El caso de La Mataviejitas). México, 2023, 111 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por María José Cuevas. Distribuição: Netflix

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva