A Criança e o Ambiente Facilitador

A criança é um sujeito social e desde muito cedo possui seus próprios traços e tudo aquilo que compõe um indivíduo, e o que a diferencia de um adulto é que ela está em processo de maturação.

Desde pequena sua personalidade ainda em amadurecimento nomeia através de suas próprias descobertas como ela sente o mundo ao seu redor, e enquanto os adultos estão vivendo suas vidas, ela é capaz de sentir se há correspondência no que falam e fazem, assim como vai aprendendo através das ações de seus pais e cuidadores como deve ser e agir.

Depois de crescer sua identidade continua influenciando suas escolhas, mas as experiências que foram vividas no início de sua vida será o grande farol que dará contorno e sentido de existência a ela.

Para crescer com saúde mental uma criança necessita de pais presentes e dispostos para estarem com ela, de limites e de um ambiente seguro e acolhedor que lhe inspire o amor e o quanto ela foi desejada.

Sabemos que um ambiente seguro facilita um crescimento emocional de qualidade que traduz generosidade, amor, respeito de forma ativa, e sobretudo quando há correspondência dá a ela um sentido de pertencimento. Do contrário, ela encontrará a mesma similaridade: desamor, hostilidade, tirania, e sobretudo de não se sentir desejada e amada.

Winnicott foi um importante pediatra e psicanalista que dizia que o ambiente facilitador é aquele que oferece condições necessárias para um crescimento saudável.

O ambiente seguro dá oportunidade para a criança vivenciar experiências de qualidade, facilitando seu desenvolvimento e sobretudo dando a ela um sentido de existência que é capaz de nortear suas ações por todo a vida.

No dia 12 de outubro meu desejo é que as crianças possam ter pais presentes, amorosos, que consigam dar a seus filhos os frutos de sua própria saúde mental, preparados a ponto de garantir a elas um ambiente com salubridade mental.

Música “O Que eu Quero mais é Ser Rei” com Carol Roberto.

 

Foto da Companhia de Teatro Pia Fraus, @piafrausoficial ©

Autor

Claudia Zogheib
Psicóloga clínica, psicanalista, especialista pela USP, atende presencialmente e online. Redes sociais e sites: @claudiazogheib, @augurihumanamente, @cinemaeartenodivã, www.claudiazogheib.com.br e www.augurihumanamente.com.br