A bolha assassina

Uma misteriosa forma de vida vem do espaço, cai na Terra e passa a se alimentar de gente. É uma gosma rosa que cresce atacando tudo o que vê pelo caminho. Um grupo de moradores tenta eliminar a criatura, com ajuda da polícia e de cientistas.

Um pequeno cult B do finzinho dos anos de 1950, um entretenimento à moda antiga, fita scifi com terror e mistério, sobre uma gosma maligna que vem do espaço sideral, dentro de um meteorito, cai numa cidadezinha rural. Ela come pessoa e cresce de forma assustadora.

Rodado na Pensilvânia, em pouco mais de 20 dias, com orçamento barato (U$ 240 mil), traz efeitos especiais deslumbrantes para a época, quando investia-se nos efeitos 3D. A bolha era feita de um silicione com corante vermelho, enchida com ar como se fosse uma bexiga; as imagens dela eram captadas e depois inseridas no filme em primeiro plano, passando a impressão que elas eram enormes, maiores que os personagens do filme (ou seja, truques de imagens e montagem).

Também era moda a abertura com número musical (aqui aproveitando a ascensão do rock'n'roll e do pop music - a música que abre fala da bolha assassina e foi composta por Burt Bacharach, falecido em fevereiro aos 94 anos).

Originalmente da Paramount Pictures, é um filme divertido, inconfundível e nostálgico, com a primeira aparição em cena do futuro astro Steve McQueen - ele tinha 27 anos, antes havia feito como figurante seriados, depois se tornaria importante ator de faroeste e policial, de "Sete homens e um destino" (1960), "Fugindo do inferno" (1963), "Bullitt" (1968) e "Papillon" (1973).

Escrito por uma mulher, a atriz Kay Linaker, que assinava Kay Phillips, seu único script para cinema (ela atuou em fitas dos anos 40 como "O canto da vitória"). Quem assiste não esquece!

Um dos cinco filmes dirigidos por Irvin S. Yeaworth Jr., que fez filmes de terror como "Quarta dimensão" (1959).

Deu origem, trinta anos depois, ao filme homônimo com mais terror e suspense, que virou um cult movie pelos fãs, inúmeras vezes reprisado na TV aberta. Essa primeira versão, de 1958, sai em DVD numa edição de colecionador pela Classicline, com extras e card colecionável.

A bolha assassina (The blog). EUA, 1958, 86 minutos. Terror/Ficção científica. Colorido. Dirigido por Irvin S. Yeaworth Jr. Distribuição: Classicline

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva