48ª Mostra de Cinema de SP lança programação completa e venda de ingressos e credenciais

A Mostra de Cinema de SP vem aí! Entre os dias 17 e 30 de outubro será realizado em São Paulo um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil, que chega em sua 48ª edição. Nesse ano, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo bate recorde com número de filmes exibidos. Serão 419 títulos de 82 países, distribuídos em mais de 20 salas de cinema da capital paulista. São longas premiados em festivais como Cannes, Berlim, Veneza e Sundance, e na Mostra haverá também debates, seminários e encontros. Dentre os longas da programação 2024 estão ‘Anora’, de Sean Baker, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, ‘Dahomey’, de Mati Diop, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, ‘Ainda estou aqui’, de Walter Salles, que venceu o prêmio de melhor roteiro em Veneza, a animação ‘Memórias de um caracol’, de Adam Elliot, ganhadora do prêmio de animação no Festival de Annecy, ‘Grand tour’, de Miguel Gomes, vencedor do prêmio de direção em Cannes, ‘O brutalista’, de Brady Corbet, ganhador de cinco prêmios em Veneza, como melhor diretor e prêmio da crítica, ‘Vermiglio’, de Maura Delpero, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Veneza, e ‘Conclave’, de Edward Berger, exibido nos festivais de Toronto e San Sebastian. O filme de abertura da Mostra será ‘Maria Callas’, de Pablo Larraín, com Angelina Jolie, indicado ao Leão de Ouro em Veneza. A programação completa da Mostra está no site oficial, lançado essa semana - https://48.mostra.org/.

Pôster e retrospectiva

O pôster oficial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de SP tem a arte assinada pelo cineasta e artista gráfico indiano Satyajit Ray (1921-1992). Ray ganhará uma retrospectiva no festival, com exibição de sete de seus filmes, restaurados, como a ‘Trilogia Apu’, composta pelos filmes ‘A canção da estrada’ (1955), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, ‘O invencível’ (1956) e ‘O mundo de Apu’ (1959).

Programas especiais

A Índia será destaque na edição desse ano, com duas outras mostras especiais – ‘Perspectiva Internacional’, com quatro filmes em exibição, e ‘Competição Novos Diretores’, com 15 outros títulos.

Nesse ano será lançada a ‘1ª Mostrinha’, com exibição de 21 filmes infantis, lançamentos e antigos – os destaques dos novos títulos são ‘Arca de Noé’ (2024) e ‘Totto-Chan: A menina na janela’ (2023), e exibição especial de ‘Castelo Rá-tim-bum – O filme’ (1999) e ‘O Menino Maluquinho - O filme’ (1995).

As sessões da ‘Realidade Virtual’ retornarão; estão programados 14 títulos, a maioria do diretor paulistano Tadeu Jungle.

Clássicos e filmes alternativos compõem a ‘Apresentação Especial’ - ‘Kino-pravda’ (1922) e ‘Cine-olho’ (1924), ambos de Dziga Vertov, integram a lista, além de títulos mais recentes, produzidos em países como Portugal, Itália, França e Argentina.

Na mostra ‘Filmes restaurados’, oito títulos, dentre eles ‘Paris, Texas’ (1984), ‘Brincando nos campos do senhor’ (1991) e ‘Os educadores’ (2004).

O prêmio Humanidade será entregue para Raoul Peck, cineasta haitiano, e na Mostra será exibido seu novo documentário, ‘Ernest Cole: Achados e perdidos’ (2024). Também será feita uma homenagem ao diretor Rogério Sganzerla, com a exibição de ‘Abismu’ (1977).

Haverá a retrospectiva ‘Michel Khliefi’, com exibição de três filmes do diretor israelense, como seu filme mais premiado, ‘Núpcias na Galileia’ (1987).

No ‘Centenário Marcello Mastroianni’, serão exibidos cinco filmes restaurados do ator, como ‘Olhos negros’ (1987) e ‘Viagem ao princípio do mundo’ (1997), e ainda o filme ‘Marcello mio’ (2024), do diretor Christophe Honoré.

Ingressos e pacotes

Os ingressos avulsos, os pacotes de 20 e 40 ingressos e as credenciais estão à venda desde hoje de manhã pelo app da Mostra e pelo site da Velox Tickets – mais informações em https://48.mostra.org/ingressos

Patrocínio

Vitrine do cinema brasileiro e mundial, a Mostra Intl. de Cinema de SP conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Itáu, copatrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulo Gustavo. Tem a parceria do Sesc, o apoio da SPCINE e do Projeto Paradiso, colaboração do Telecine, da Ancine, do Instituto Galo da Manhã e da Netflix, além da promoção da Globofilmes, Canal Brasil, Folha de S. Paulo, TV Cultura, Arte 1, Bandnews e Revista Piauí.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva