Agenda

Semana da Diversidade Cultural do IFSP Catanduva Tem Início

Todos os anos professores e alunos se reúnem para discutir a temática (Divulgação)

A Semana da Diversidade Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Catanduva (IFSP) teve início ontem (10). A programação gratuita e aberta ao público segue até o dia 15 com exibição do Festival de Curtas de Direitos Humanos “Entretodos 11”. As exibições acontecerão das 11h às 12h30 no campus do IFSP.
A Semana foi aberta com uma palestra sobre Direitos Humanos, ministrada pelo Dr. Antônio Alberto Machado, graduado em Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto; mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Machado também é membro da Comissão de Altos Estudos da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2012). Na sequência, foi exibido o curta “Encruzilhada”.
De acordo com Diógenes Sgarbi, professor da instituição, a Semana da Diversidade Cultural é um momento que os docentes e discentes se reúnem para promover o tema em todos os seus aspectos. “Nós contamos com a participação do público interno como também de todos aqueles que se interessem pela temática. Neste ano, nós escolhemos como formato o Entretodos 11, que exibirá o tema através do audiovisual”, contou.
O “Entretodos 11” é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Spcine e Estate Produções. Desde a primeira edição, em 2007, a curadoria é assinada por Jorge Grinspum e Manuela Sobral.Em 2017, Antonia Regina Moura assumiu a cocuradoria e este ano divide a tarefa com Daniel Grinspum. Conforme a programação divulgada no site oficial do Festival, para Catanduva estão previstas exibições dos curtas “Confessionais”, “O alheio”, “Na pressão”, “Trajetória” e “Juventude”. O evento é uma realização da Comissão da Diversidade Cultural e da Coordenadoria de Extensão do IFSP.
“Em tempos de intolerância política, a discussão e a difusão da diversidade se faz mais do que necessário. A questão dos Direitos Humanos sempre foi negligenciada na sociedade brasileira; a cidadania se contradiz com a desigualdade social, a exploração e a violência que se originam na estrutura injusta da sociedade, por isso a valorização do ser humano em sua diversidade social perpassa em discuti-la em todos os espaços possíveis”, falou o professor Sgarbi sobre a importância de discutir o tema.

SERVIÇO
A Semana da Diversidade Cultural segue até o dia 15 com exibições de curta do ‘Entretodos 11h, das 11h às 12h30 no campus do IFSP, localizado na avenida Pastor José Dutra de Moraes, nº 239. A entrada é gratuita.

Da Reportagem Local