Artista de Catanduva tem obras expostas em mostra de arquitetura no Riopreto Shopping
Gisele Faganello celebra visibilidada alcançada a partir de parceria firmada com quatro arquitetos para a ArqDesign
Fotos: ARQUIVO PESSOAL - Da esquerda para a direita Cláudio Augusto, Gabriela Lemos, Gisele Faganello e Jorge Machado; na outra imagem, a artista com o catanduvense João Paulo Corrêa
Por Guilherme Gandini | 28 de julho, 2022
 
 

A artista visual Gisele Faganello, de Catanduva, teve obras de sua autoria selecionadas para compor espaços decorados por quatro arquitetos da região na Mostra ArqDesign, em São José do Rio Preto. Ao todo, são nove colares decorativos, 18 esculturas de papier mache e duas telas escolhidas por eles para integrar os ambientes que estão expostos ao público.  

“Tudo começou a partir do Anuário Arq+Decor de 2021, que trouxe minha obra na capa, e muitos arquitetos mantiveram contato e viram meu trabalho em meu site. A grande tônica do momento são colabores decorativos e eles gostaram tanto e firmamos parceria para futuras exposições”, conta Gisele, fazendo referência aos também chamados adornos de mesa.  

O livro citado por ela, Anuário Arq+Decor de 2021, traz em destaque a obra 'Operários', criada em 1933 pela pintora brasileira Tarsila do Amaral, em releitura assinada pela catanduvense.   

Um dos arquitetos que estão utilizando peças da artista é o também catanduvense João Paulo Corrêa, que participa da mostra com a Suíte e Banho da Décor House. “Ele foi ver minha exposição na Estação Cultura, em Catanduva, viu presencialmente as minhas telas, adorou e me convidou para ter as obras expostas no seu ambiente. São duas telas e dois colares.” 

Os outros profissionais são Claudio Augusto, Gabriela Lemos e Jorge Machado, todos de São José do Rio Preto. Gisele diz, inclusive, que a mostra de arquitetura tem ampliado a visibilidade para o seu trabalho. “Tem gente de fora me procurando”, garante.  

Expoente das artes visuais e artista múltipla, Gisele é um talento local que ganhou projeção nacional e internacional ao longo de sua carreira. A artista conquistou reconhecimento e sua trajetória pode ser apreciada em painéis e esculturas expostas em espaços diversificados.    

A arte desenvolvida por ela tem como característica o uso de materiais diversos e combinações entre diferentes técnicas, o que acaba por revelar potência. Gisele diz que suas pinturas e painéis dão personalidade aos ambientes e completam projetos decorativos. 

Recentemente, a artista conquistou o Prêmio da Crítica em Mostra Internacional de Arte Contemporânea promovida em Milão, na Itália, com a obra 'Destino I'. O trabalho foi selecionado pela curadora brasileira Rosita Cavenaghi, da Marcelo Neves Art Gallery, de São Paulo, para fazer parte da exposição, que reuniu 64 artistas de várias partes do mundo.  

A Mostra Arq Design fica até o dia 14 de agosto no Riopreto Shopping, com 33 ambientes decorados e jardins com novidades e tendências do mercado de arquitetura, design de interiores e paisagismo, tendo tema central que remete ao estilo de morar conectado aos novos tempos. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 25 de abril de 2024
Escritora lança livro sobre abuso sexual infantil na Biblioteca de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta espetáculo circense ‘O Azevedo Musicante’
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Núcleo de Apoio Psicopedagógico promove Oficina de Dança Moderna